YOKOHAMA – O novo Z está chegando! A Nissan apresentou no Japão o Z Proto, sinalizando a intenção da empresa de lançar uma nova geração deste lendário esportivo. Exibido em um evento virtual transmitido para todo o mundo a partir do Pavilhão Nissan em Yokohama, o protótipo do carro apresenta um design totalmente novo, bem como um motor V-6 biturbo casado com a transmissão manual de seis velocidades.
Mostrado pela primeira vez de forma enigmática em um vídeo chamado “Nissan A-Z”, em maio, o Nissan Z Proto respeita totalmente os 50 anos de tradição da família Z. Ao mesmo tempo, é um carro esportivo totalmente moderno.
“O Z, como um carro esportivo puro, representa o espírito da Nissan”, disse o CEO da Nissan, Makoto Uchida. “É um modelo-chave em nosso plano de transformação Nissan NEXT e é também a prova de nossa capacidade de fazer o que os outros não se atrevem a fazer, de A a Z. Como um fã de Z, estou animado para anunciar que o próximo Z está vindo.”
Uma comunidade global de fãs, jovens e experientes, participou do lançamento virtual. Membros do Z Club no Japão, participantes do ZCON em Nashville, Tennessee, e entusiastas em vários outros mercados estiveram sintonizados para o evento.
Exterior: o passado encontra o futuro
Desenvolvido pela equipe de design no Japão, o Z Proto apresenta um desenho atraente com uma silhueta que transmite respeito pelo modelo original. Apresenta uma pintura amarela perolizada brilhante – um tributo ao esquema de pintura popular tanto na primeira geração Z (S30) como na 300ZX (Z32) – e um teto preto. Combinar um tema retrô com um que também projetava futurismo foi um desafio, disse Alfonso Albaisa, chefe global de design da Nissan.
“Enquanto pesquisávamos cada geração, nossos designers fizeram inúmeros estudos e esboços e o que os tornavam um sucesso”, disse Albaisa. “No final das contas, decidimos que o Z Proto deveria viajar entre as décadas, incluindo o futuro.”
A forma do capô e os faróis de LED inclinados em forma de lágrima são lembretes inconfundíveis do Z original. As dimensões da grade retangular são semelhantes ao modelo atual, com a adição de aletas ovais da grade para oferecer uma aparência moderna atualizada. Continua a exalar esportividade e elegância.
“Os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao mercado japonês, como o desenho do 240ZG dos anos 70”, explicou Albaisa. “O ZG tem lentes transparentes sobre os faróis, que sob a luz, emitem dois reflexos circulares sobre cada farol. Gostamos dessa característica única e descobrimos que ela se encaixa naturalmente na identidade do Z.”
O link para o Z original é mais notável quando o novo carro é visto de lado. A linha do teto eflui do nariz para a traseira quadrada para criar um perfil Z de primeira geração distinto, cuja extremidade traseira era ligeiramente mais baixa do que a altura do para-lamas dianteiro, dando ao Z a sua presença distinta.
A traseira se inspira nas lanternas do 300ZX (Z32), reinterpretadas para o mundo moderno. Situado dentro de uma seção preta retangular que atravessa a parte traseira e envolve as bordas externas, as lanternas traseiras de LED transmitem um brilho forte.
Tratamentos leves de fibra de carbono nas saias laterais, na dianteira inferior e na saia traseira garantem um desempenho ágil. Rodas de liga leve de 19 polegadas e escapamentos duplos completam a presença marcante do Z Proto nas estradas.
Interior: tecnologia moderna com um toque vintage
Projetada para se ajustar ao motorista e ao passageiro como uma luva, a cabine do Z Proto combina perfeitamente a tecnologia moderna com toques Z vintage.
A equipe de design de interiores procurou conselhos de lendas profissionais do esporte motorizado para dar ao Z Proto uma cabine ideal, tanto para estrada como para a pista. Isso pode ser visto na instrumentação do Z. Todas as informações vitais são encontradas no visor do medidor digital de 12,3 polegadas e organizadas para ajudar o motorista a entendê-las facilmente e rapidamente. O novo volante oferece ao motorista controles de acesso rápido sem perder sua estética vintage.
Detalhes em amarelo são encontrados em toda a cabine, incluindo costuras no painel de instrumentos. Os assentos apresentam detalhes em amarelo especial e uma faixa gradativa em camadas no centro para criar profundidade.
Alegria do carro esportivo: um desempenho estimulante e dinâmico
O Z original foi construído para levar a alegria e o entusiasmo de um carro esportivo ao maior número de pessoas possível.
“O Z sempre teve um desempenho forte e dinâmico, tornando mais fácil para os clientes desfrutarem de suas capacidades e se sentirem tão conectados quanto possível ao carro”, disse Hiroshi Tamura, especialista-chefe de produtos do Z Proto. “Isso tem sido verdade por todas as suas gerações e é isso que impulsiona nossa paixão por inovar e desafiar as regras.”
Cada nova geração tinha um motor mais potente, embora o Z seja mais do que aumentos de potência.
“Z é um equilíbrio de poder e agilidade”, Tamura comenta. “É um veículo que cria uma conexão com o motorista não apenas no nível físico, mas emocionalmente, e responde aos impulsos do motorista.”
Especificações Z Proto |
|
Motor | V-6 Biturbo |
Transmissão | Manual, 6 velocidades |
Comprimento | 4,382 mm |
Largura | 1,850 mm |
Altura | 1,310 mm |
Rodas / pneus | Frente: 255/40R19 Traseira: 285/35R19 |
* Z Proto é um veículo de estudo de desenvolvimento e não confirma ou reflete as especificações do modelo de produção
# # #
Contatos |
Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em: brazil.nissannews.com/pt-BR |
|
Alexandre Carvalho Especialista de Comunicação — Produto +55 11 4504-3214 alexandre.carvalho@nissan.com.br |
||
Mila Poli Gerente de Comunicação Corporativa +55 21 96960-3131 mila.poli@nissan.com.br |