Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início hoje à Campanha Nacional de Vacinação contra influenza e segue até 1º de junho. Segundo o Ministério da Saúde a vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. A Capital seguirá a estratégia usada em todo o país que pretende imunizar 90% dos grupos tidos como prioritários e de risco onde estão inseridos os idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 05 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade. A definição do público alvo segue critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de estudos epidemiológicos.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde de Cuiabá, Oscar Fernandes de Campos, foram disponibilizadas 51 mil doses à Capital provenientes do primeiro de sete repasses que o Estado fará aos municípios ao longo da Campanha. Segundo ele, toda a rede de Atenção Básica do município está abastecida com as doses. “O Estado entregou o primeiro lote de doses, e na última sexta-feira (20) abastecemos todos os Centros de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município (exceto as que estão em reformas). Estamos preparados para receber os grupos prioritários e proporcionarmos mais saúde para a população cuiabana”, informou Oscar.
Os que se enquadrarem no grupo prioritário, poderão buscar a imunização em uma das 63 salas de vacinação, e mais três da zona rural, sendo uma em Nossa Senhora da Guia, outra no Rio dos Peixes e a última no Aguaçú. Conforme explicou a coordenadora de Programas Estratégicos de Cuiabá, as salas de vacina estão inseridas nas 92 unidades básicas de saúde. “Existem diversas unidades físicas que possuem de duas a três Equipes de Saúde da Família (ESF), mas não há necessidade de ter três salas de vacinas porque uma já contempla todas. Dessa forma, exceto por alguma peculiaridade do local toda a rede básica de saúde está apta a receber e realizar a imunização contra a influenza”, frisou.
Além da preparação de toda a equipe para receber o público específico dessa fase de imunização, a Secretaria de Saúde fará no próximo dia 12 de maio, o DIA D contra a Influenza. “Esse é o momento de intensificação de esforçoS para imunizarmos o máximo de cuiabanos possíveis. Por isso, a orientação aos que pertencentes do grupo prioritário é que vá o quanto antes a um posto de vacinação e realize sua imunização”, concluiu.
Sintomas, prevenção e orientação
Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça, na garganta e coriza. Além da vacinação, as orientações para evitar o vírus é lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.
O vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe e a imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.
A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o Ministério da Saúde, não há risco de fazer a vacinação contra e a febre amarela e Influenza. (Trecho com informações do MS e Agencia Brasil).
(Oziane Rodrigues)