Honda CG 160 2022 comemora 45 anos de produção

Desde que a Honda CG começou a ser fabricada no Brasil, mais de 13 milhões de unidades do modelo saíram das linhas de produção da fábrica da Honda em Manaus, AM. Uma incomparável história de sucesso, que confirma o acerto de decisões tomadas há quase meio século atrás, quando a Honda decidiu produzir localmente em vez de apenas importar suas motos para cá.

Presente no país como importadora desde 1971, em cinco anos de Brasil a Honda percebeu que era possível efetivar aqui uma filosofia enraizada na empresa desde sua fundação: pensar globalmente, agir localmente.

Tal iniciativa resultou na fabricação da Honda CG 125 pioneira e suas oito gerações subsequentes, que entre si tem um invejável aspecto em comum: a CG sempre foi líder de mercado, a preferida entre todas as motocicletas vendidas no Brasil.

Não é exagero dizer que o brasileiro aprendeu a andar de moto com a CG, modelo que continua, ano após ano, o favorito seja qual for a versão, do modelo de entrada Start à admirada Titan, passando pela prática Fan e pela profissional Cargo.

Constantemente aperfeiçoada no decorrer de seus muitos anos de produção, colocar lado a lado a primeiríssima CG com a atual impressiona: a evolução tecnológica fica evidente, mas surpreende ainda mais verificar que, na essência, a fórmula original continua a mesma. A CG é sucesso e a razão sempre foi, e continua sendo, a confiabilidade, resistência, economia e uma imbatível relação custo-benefício, além do menor índice de depreciação do mercado.

2. Generalidades do modelo

As versões para 2022 continuam quatro. A CG 160 Start traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores. A CG 160 Fan e a CG Cargo também receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. Para a Cargo a opção de cor é única, o branco, enquanto a para a Fan as opções de cores são três. O modelo mais prestigiado da família, a CG 160 Titan, recebeu também um novo moldura do painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque exclusivas do modelo, além da rabeta com laterais redesenhadas. A CG Titan 2022 também chega com três opções de cores.

Quanto à parte ciclística, o chassi tipo Diamond de chapa estampada, no qual o motor tem função estrutural, permanece inalterado e é comum a todas as versões da CG. A suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork) faz par com a suspensão traseira bichoque, com amortecedores de dupla ação reguláveis na carga da mola.

As Honda CG 2022 são dotadas do sistema CBS – Combined Braking System, sendo a CG 160 Start equipada de freio dianteiro e traseiro a tambor. Nas CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, o freio na dianteira é a disco e o traseiro a tambor.

A ergonomia, sempre objeto de especial atenção nas Honda de um modo geral, é destaque nas CG. Sendo o modelo o mais utilizado para fins profissionais, os extensos períodos ao guidão demandaram o estudo de uma posição de pilotagem ideal. Guidão, pedaleiras e banco oferecem um posicionamento de referência, no qual a facilidade de pilotagem se alia ao conforto. Na versão CG 160 Cargo, um robusto bagageiro capaz de suportar até 20 kg é equipamento de série.

3. Características principais

3.1 Motor & chassi

  • Monocilindro OHC arrefecido a ar, com duas válvulas no cabeçote
  • Comando de válvulas com balancins roletados
  • Sistema FlexOne (etanol e gasolina)
  • Chassi tipo Diamond, de aço estampado
  • Freios CBS – Combined Braking System

O monocilindro 4 tempos com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft) é comum às versões Cargo, Fan e Titan. Tem exatos 162,7 cm3, e gera a potência máxima de 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina), a 7.000 rpm. O sistema de alimentação por injeção eletrônica PGM-FI incorpora a tecnologia FlexOne (Fan e Titan), que admite uso de etanol e gasolina em proporções diferentes. A CG 160 Start é oferecida apenas em versão com motor exclusivamente alimentado por gasolina, que preserva as mesmas características de potência e torque dos modelos FlexOne quando alimentados com este tipo de combustível.

Os novos modelos evoluíram no visual, mas se destacam também no conjunto mecânico que proporciona maior e melhor potência e torque do segmento, mas mantendo os conceitos Honda baseados na melhoria da eficiência de combustão e economia, proporcionando baixa emissão de poluentes na atmosfera.

O sistema de transmissão se vale de corrente tipo 428, com coroa de 44 dentes e pinhão de 15 dentes. O câmbio tem cinco velocidades e a embreagem de acionamento mecânico é do tipo multidisco em banho de óleo.

O equilíbrio da parte ciclística das Honda CG deriva da harmonia de funcionamento de suspensões e precisa geometria do rígido chassi, realizado em chapa de aço estampado com arquitetura tipo Diamondque oferece maneabilidade e excelente estabilidade. A resistência estrutural é garantia de elevada durabilidade, mesmo em condições de uso extremas.

A suspensão dianteira é do tipo SFF (Separated Function Fork), com curso de 135 mm, cujo princípio de funcionamento é dar as bengalas direita e esquerda funções diferentes. Nas suspensões convencionais, ambas bengalas contam com molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento. No sistema SFF, uma das bengalas é dedicada ao sistema hidráulico, o amortecimento progressivo em compressão e extensão, enquanto outra bengala abriga a mola.

O sistema SFF equipa as Honda CG desde o modelo 2018, a apresenta vantagens reconhecidas tais como a maior leveza do conjunto de suspensão dianteira, o que proporciona melhor dirigibilidade, funcionamento mais preciso na absorção das irregularidades do terreno e um menor número de componentes internos, além de maior durabilidade. O sistema de suspensão traseira, cujo curso é de 106 mm, utiliza dois conjuntos amortecedor-mola de dupla ação, com possibilidade de regulagem na carga da mola em cinco posições, ligados à robusta balança de suspensão de aço.

Na Honda CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, as rodas são de liga leve com cinco raios duplos, enquanto na CG 160 Start são raiadas, com aros de aço “Black Chrome”. Em todas as versões da CG o pneu dianteiro tem medida 80/100 18 M/C 47P. Na CG Start e CG Fan o pneu traseiro tem medida 90/90 – 18 M/C REINF 57P enquanto na CG 160 Titan o pneu traseiro tem medida maior, de 100/80 – 18M/C REINF 59P.

Quanto aos freios, o sistema CBS – Combined Braking System –, é comum à todas as Honda CG 2022. Na CG 160 Start ambos freios são a tambor, com diâmetro de 130mm. Nas CG 160 Cargo, Fan e Titan o disco dianteiro de 240mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo de acionamento hidráulico, enquanto na traseira o tambor tem 130 mm de diâmetro.

3.2 Design & aspectos práticos

  • Moldura da carenagem do painel de instrumentos redesenhada
  • Novas carenagens de farol
  • Carenagens laterais de tanque inéditas para Cargo, Fan e Titan
  • Laterais da rabeta redesenhadas na Titan

As versões 2022 da família Honda CG receberam atualizações no design distintas entre si, ação que teve como objetivo reforçar uma identidade visual específica para os modelos, de acordo com o perfil do cliente de cada uma das CG.

Na Honda CG 160 Start, versão mais acessível do trio, a valorização de linhas limpas, sem adereços ou apêndices estéticos, foi a opção preferencial dos designers.

Nas versões intermediárias, a profissional CG 160 Cargo e a Honda CG 160 Fan, o design teve como norte o equilíbrio, um real meio-termo entre a marcante esportividade da mais elaborada CG 160 Titan e a essencial CG 160 Start.

Como é usual, para a CG 160 Titan a Honda reservou o design mais agressivo e esportivo, em linha com tradição do modelo, que é a base da moto usada na disputa da categoria Honda Junior Cup do Campeonato Brasileiro de Superbike.

Tais diferenciações são coadjuvadas por opções de cores que reforçam o caráter específico de cada uma das Honda CG 160 2022, dando-lhes personalidade individualizada, específica e marcante.

No que diz respeito aos aspectos práticos, vale ressaltar a elevada capacidade do tanque das Honda CG 160 Cargo, Fan e Titan (16,1 litros, dos quais 3,1 litros de reserva) e da Honda CG 160 Start (14,6 litros, com 3,2 litros de reserva), cifras que em virtude da proverbial economia oferecida pelo motor, podem permitir alcançar até 600 km de autonomia em condições de uso ideais, se abastecidas com gasolina.

4. Preço, cores, garantia

As Honda CG 2022 estarão disponíveis nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de julho. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas. As cores disponíveis para a CG 160 Start são prata metálico, vermelho e preto. Na CG 160 Cargo o branco enquanto na CG 160 Fan as opções são o azul perolizado, vermelho e preto. Já a CG 160 Titan pode ser escolhida entre opções cinza metálico, vermelho perolizado e amarelo perolizado.

Os preços públicos sugeridos são os seguintes:

Honda CG 160 Start: R$ 10.520,00
Honda CG 160 Fan: R$ 11.760,00
Honda CG 160 Cargo: R$11.900,00
Honda CG 160 Titan: R$ 13.040,00

Os valores têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas com frete ou seguro.