No decorrer de 2017, Guarda Municipal de Várzea Grande redobrou atenção nas proximidades das escolas do município

O trabalho de proteção aos estudantes será intensificado normalmente no decorrer do ano letivo em 2018, diz prefeita Lucimar Campos

Editoria Site (JCQ) – Desde que alunos da Escola Municipal de Educação Básica “Paulo Freire”, em Várzea Grande, participaram de aula extraclasse (dia 04.10) com agentes da Guarda Municipal e integrantes do corpo docente da unidade, existe hoje, de forma mais acentuada, também por parte do alunado várzea-grandense, visível concepção de admiração ascendente ao trabalho realizado no dia a dia pelo órgão de segurança, criado na gestão do então prefeito Jayme Campos. Cada estudante se tornou multiplicador do que aprendeu com a Guarda Municipal, segundo análise da coordenação do projeto.

Para a prefeita do município, Lucimar Campos, a Guarda Municipal tem interagido eficientemente como colaboradora contínua em várias frentes escolares e à parte dos recintos de Educação. Um dos principais objetivos da Prefeitura é para que a Corporação blinde, com total segurança, as unidades educacionais, a fim de evitar que crianças e adolescentes sejam aliciadas por traficantes e outros mentores de práticas ilícita.

“Nesse sentido, a Guarda Municipal tem montado plantões preventivos nas proximidades das escolas de Várzea Grande, municipais e estaduais. A instrução é proporcionar segurança aos estudantes, geralmente na mira de criminosos de toda espécie. A presença dos agentes da Guarda Municipal já coibiu várias investidas de quem quer burlar as leis e arrastar pessoas inocentes para o mundo do tráfico, prostituição, roubo. De há muito adotamos “Paciência Zero”, nesse aspecto. A população de Várzea Grande, em geral, não vai ficar à mercê da bandidagem, está segura”, afirmou a gestora.

Lucimar explicou que a Guarda Municipal realiza atividades sociais paralelas às de segurança operacional, conhecidas como “ações militares” pela população. “É tranquilizador e reconfortante, pois a Guarda Municipal, antes de ser uma corporação destinada apenas a prevenir crimes, proteger o cidadão várzea-grandense, é unidade de colaboração mútua com órgãos afins do Poder Público Municipal e estadual. Parcerias de reciprocidade auxiliar, no âmbito social ou mesmo de segurança pública, são comuns no município, inclusive com a participação importante das polícias Civil e Militar, corporações que receberam reforço decisivo no atual governo estadual”.

A atuação da Guarda Municipal, ainda frisou a prefeita Lucimar Campos, tem sido acompanhada de perto pelo cidadão várzea-grandense, que ainda fiscaliza outros órgãos do Executivo Municipal. Ela ponderou que essa atenção da sociedade é igualmente importante para que a Prefeitura possa consolidar mais avanços ‘em prol de uma Várzea Grande melhor de se viver’.  Porque, é a partir da correção sugerida pelos seus habitantes, observou, que eventuais falhas podem ser corrigidas, alinhando-se planilhas de firme perspectiva progressista em cenários distintos do setor público do município.

“Felizmente, o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal, na nossa gestão, só tem coletado críticas construtivas para edificarmos mais ações de interesse coletivo do povo. Deve ser ressaltado que, independente dos percalços sofridos no passado, durante gestões em que essa Corporação ficou sem qualquer assistência, seus integrantes nunca perderam o idealismo. Os momentos difíceis de passado recente foram transpostos, e, hoje, a Guarda Municipal marcha firme, resoluta, interagindo com projetos que emolduram sua grande capacidade de proteger a sociedade, em tempo integral”.