GS Racing faz dobradinha no topo do pódio da Master no Cerapió 2020

Equipe também conquistou a terceira colocação na categoria Graduado

Foram mais de 1,3 mil quilômetros de Fortaleza (CE) até Teresina (PI). A 33ª edição do Cerapió foi realizada entre os dias 27 a 31 de janeiro e reuniu motos, carros 4×4, quadriciclos, UTVs e bikes no evento off-road que é considerado o maior rally de regularidade da América Latina. Em um ano a competição parte do Ceará rumo ao Piauí (Cerapió) e no ano seguinte faz o trajeto inverso (Piocerá). Depois de quatro dias de provas a GS Racing fez dobradinha no topo do pódio da Master entre os carros 4×4. Já na Graduado a equipe conquistou o terceiro lugar na classificação geral.

Campeão e vice da Master

A largada oficial da competição aconteceu no dia 28 com os carros saindo de Fortaleza e seguindo até Sobral, ainda no Ceará. Os competidores então entraram no Piauí, fazendo uma parada na cidade de Pedro II antes de finalmente chegarem a Teresina. Enfrentando muito calor e provas longas todos os dias, o piloto Renato Martins, de Belo Horizonte (MG), e o navegador Gustavo Schmidt, o Guga, de São José (SC), conquistaram o primeiro lugar da Master, categoria destinada aos competidores mais experientes. Com o resultado, Renato e Gustavo são tricampeões do Cerapió. “É o oitavo ano que a gente anda aqui. Somos os dois tricampeões, porém, pela primeira vez juntos como dupla”, explica Guga.

A dupla de tricampeões enfrentou alguns problemas técnicos no percurso, mas mesmo com as dificuldades assumiu a primeira colocação do acumulado no segundo dia de prova e nunca mais largou. “Ganhar o Cerapió é uma realização de quem gosta de 4×4. Tivemos muita dificuldade, mas tudo deu certo no final”, diz o piloto. “Foi superação total. No segundo dia tivemos uma etapa em que o Totem parou e mesmo assim a gente ganhou o dia. Hoje (sexta-feira, dia 31) enfrentamos muita lama, mas valeu a pena todo o esforço pra ganhar a prova. Isso mostra a qualidade dos carros que a gente tem preparado. O Troller se comportou muito bem, está muito gostoso de andar no carro, começamos o ano com o pé direito”, encerra Guga.

Ainda na Master o piloto Fernando Lage, de Belo Horizonte (MG), e o navegador Jhonatan Ardigo, de Apucarana (PR), conquistaram o vice-campeonato do Cerapió completando a dobradinha da GS Racing no topo do pódio da categoria. “Foi uma prova bem técnica, com muitos balaios e superdifícil. Passamos por terrenos descampados onde não existia rua. Fomos mal no primeiro dia e isso nos tirou o título, mas a partir do segundo dia entendemos a prova e então fomos subindo de sétimo lugar para a segunda colocação, ficando a apenas dois pontos dos líderes. No Cerapió tivemos uma média de nove horas de prova por dia, então o cansaço e o calor foram os pontos que tivemos que suportar para um bom resultado. Acabamos vencendo o último dia mas não foi o suficiente, ficamos com o vice-campeonato”, conta Jhonatan.

Pódio na Graduados

Na categoria Graduado a dupla de Curitiba (PR) da GS Racing formada pelo piloto Marcelo Prevideli e o navegador Rafael Pinto chegou a vencer dois dias de prova, mas com um abandono no terceiro dia a dupla subiu ao pódio com a terceira colocação na competição. “A prova do Cerapió é muito diferente do que a gente está acostumado a andar porque ela tem muitos balaios virtuais e a região deles aqui tem muitas carnaúbas, então o trajeto todo fica com as entradas muito iguais e temos que estar com o metro certinho para não errar. É uma prova dinâmica, rápida e com muitos balaios. A competição também é cansativa, acordamos cedo e chegamos muito tarde todos os dias, mas a região é linda e passamos por lugares muito legais”, detalha Rafael.

Comunicação 4×4

A temporada da GS Racing segue movimentada nesse início de ano. Nesta semana a equipe segue para o 26º Transparaná que acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro e vai passar pelas cidades de Guarapuava, Imbituva, Castro e Curitiba. A equipe participa da competição com 14 duplas nas categorias Master, Graduado e Turismo.

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site www.gs4x4performance.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road. Na temporada 2020 a GS Racing conta com o patrocínio de Pneus Yokohama e GS 4×4 Performance.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4