Governo lança Papa Filas e reforça áreas social e de segurança em Rondonópolis

Fortalecendo a segurança, a nova sede da Politec foi inaugurada durante a passagem da comitiva, atendendo uma demanda histórica de 15 anos.

Henrique Pimenta | Gcom/MT – O governador Pedro Taques e a comitiva do Governo prestigiaram nesta quarta e quinta (18 e 19) ações de cidadania, saúde e eventos da segurança pública, durante a passagem pelo município de Rondonópolis, localizado na região sul do estado.

Acompanhado pelo prefeito José Carlos do Pátio, o governador vistoriou a obra do novo Ganha Tempo que será entregue no próximo dia 30 e atenderá a população com mais de 120 serviços. Será o terceiro Ganha Tempo entregue nesta nova modelagem, pois as unidades do CPA, em Cuiabá, e de Sinop já foram inauguradas.

Também na área social, o Estado realizou a segunda etapa da entrega de cartões do Pró-Família, com mais de 233 cartões, totalizando 695 só em Rondonópolis. O programa já atende no estado mais de 15 mil famílias que estão em vulnerabilidade social, e em seu discurso, Taques pontuou que enquanto for governador de Mato Grosso não acaba com o programa.

O governo também assinou cooperação técnica com a Prefeitura para implantar mais 15 câmeras de videomonitoramento nas ruas município que irão favorecer o controle e o trabalho do poder público. Até o momento já tinham sido instaladas 18 câmeras, agora o número chega a 33.

Fortalecendo a segurança, a nova sede da Politec foi inaugurada com festa durante a passagem por Rondonópolis. O novo espaço é amplo, moderno e atende as demandas dos servidores públicos. “Antes me sentia constrangido de apresentar à família e às pessoas de fora meu ambiente de trabalho, mas agora toda a perícia criminal está com a tropa motivada com a inauguração desse novo ambiente, que era uma demanda histórica de 15 anos”, comentou um dos diretores da Politec, Geraldo Rambo.

Na ocasião, o estado também estruturou o sistema penitenciário da região sul com a entrega de coletes e escudos balísticos para proteção individual, armamentos, munições letais e não letais e kits químicos que irão atender as unidades prisionais de Rondonópolis (masculina e feminina), Paranatinga, Primavera do Leste, Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara e Dom Aquino.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fausto de Freitas, destacou que o trabalho da gestão é intensificar o controle, a ordem e a disciplina dentro das unidades prisionais e que o trabalho de integração com a Sesp, Politec e demais entidades de segurança favorecem a sensação de segurança em Mato Grosso.

Papa Filas

Parceria do Governo, Prefeitura e Consórcio Regional da Saúde na Sul, o Papa Filas, Projeto de Intensificação de Exames e Cirurgias Eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi lançado com a presença de centenas de munícipes e autoridades regionais. O projeto visa zerar a lista de espera por cirurgias eletivas em sete especialidades médicas e deve contemplar em torno de 5 mil pessoas no Sul e posteriormente as demais regiões.

Como método, o projeto visa atender os pacientes que estão em lista de espera desde 2014, cadastradas no sistema de regulação do SUS até a data de 30 de abril de 2017. Serão contempladas as cirurgias eletivas de média complexidade nas especialidades de cirurgia geral, urologia, vascular, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

 “Antes Rondonópolis tinha apenas 31 UTI’s em funcionamento e agora possui 71 e aqui é uma das poucas cidades do país com menos de 300 mil habitantes onde é realizada cirurgias de peito aberto. O estado se faz presente na saúde do rondonopolitano e vai avançar ainda mais com o Papa Filas”, pontuou o governador Taques.

Os exames especializados contemplados no projeto incluem aqueles com maior volume e tempo de espera na lista do sistema de regulação do SUS, como ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, cardiológico, entre outros.

Segundo o prefeito de Poxoréu e presidente do consórcio da saúde na região, Nelson Paim, a parceria com a prefeitura e o Estado é a chave do sucesso para melhorar a saúde e isso já está acontecendo entre as entidades governamentais.

Acompanharam a comitiva do Governo nos dois dias de agenda, secretários de estado, prefeitos, deputados estaduais, autoridades da segurança estadual e munícipes da região sul.