Para a FPT Industrial, marca de motores, eixos, transmissões e geradores de energia da CNH Industrial, criar não significa apenas pensar em um algo novo. Muitas vezes o conceito pode estar presente na atualização de um produto, suas diferentes aplicações ou no modo como é produzido. Esse espírito de constante inovação é refletido no inédito gerador de energia movido a Biometano, Gás Natural Comprimido e Gás Liquefeito de Petróleo, no projeto de Biodiesel de Macaúba e nas atualizações na fábrica de Sete Lagoas (MG).
Apresentado na Agrishow 2019, o gerador GENEF160B BIO movido a Biometano, Gás Natural Comprimido (CNG) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) simboliza a transformação energética em operações como fazendas e aterros sanitários, possibilitando independência na geração de energia e de combustível renovável. Equipado com o motor FPT N60, ele se difere dos geradores movidos a diesel pelo sistema de injeção, que utiliza a tecnologia estequiométrica multiponto, otimizando a combustão e permitindo um menor consumo de combustível associado a uma performance estável e otimizada para a geração de energia. Entre as principais vantagens, está a possibilidade de operação com o Biometano, fonte renovável de combustível que propicia menor custo de operação. Além disso, é um equipamento mais silencioso e com menores emissões de CO2 e poluentes.
“A geração de energia a gás tornou-se uma opção extremamente vantajosa para produtores que investem alto em tecnologias sustentáveis para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.
Biodiesel de Macaúba foi testado pelo engenheiro Gustavo Teixeira em motor agrícola
Projeto realizado pelo Technical Center de Betim (MG), o Biodiesel de Macaúba obteve desempenho e consumo equiparáveis com o diesel comercial brasileiro, com tendência de reduções nas emissões de monóxido de carbono (CO) e de material particulado (MP). Os testes realizados com o motor FPT N67 MAR-I/Tier 3 de tratores agrícolas, utilizaram misturas de 10% e 20% de Biodiesel de Macaúba em diesel fóssil. Para o futuro também estão previstos testes em caminhões e ônibus, além de geradores de energia. Como matéria prima, foi utilizado o óleo de macaúba extraído de uma cooperativa de produtores rurais. Na sequência, o biodiesel foi produzido em uma usina experimental por meio da transesterificação – reação química para a obtenção do biodiesel –, sendo depois testado no motor, em laboratório.
“O Biodiesel de Macaúba proporciona combustão mais completa, com tendência de redução das emissões em comparação com o diesel tipo B comercial. Em função do menor teor de ácidos graxos poli insaturados, tem maior resistência à oxidação que o biodiesel de soja, o que corresponde a menores impactos sobre o sistema de injeção de combustível do motor”, afirma o engenheiro da FPT Industrial e coordenador do projeto, Gustavo Teixeira.
Sala digital Compass Room integra áreas da fábrica da FPT Industrial
Foto: Bruno Gonzaga/Divulgação
Ações implementadas na fábrica da FPT Industrial envolveram o reposicionamento de estações de trabalho nas linhas de produção, com as melhores práticas ergonômicas, a digitalização do Compass Room, projeto piloto na América do Sul que integra diferentes áreas em ambiente 100% digital, e o sequenciamento digital de kits de peças utilizados na montagem dos motores. Tudo isso contribuiu para a redução de desperdícios, com foco na segurança, conforto, ambientes digitais e intuitivos para os colaboradores. Certificada desde 2016 com o nível prata do World Class Manufacturing (WCM) da CNH Industrial, a unidade produz os motores das famílias F1A, F1C, NEF e S8000, aplicados em veículos on-road, no transporte de cargas e passageiros, off-road, na agricultura e construção, e geradores de energia.
“Nosso objetivo é propiciar a melhor experiência de manufatura para os colaboradores, visitantes e clientes. Aplicamos as melhores práticas criando ambientes de trabalho cada vez mais produtivos e seguros. Entendemos que assim conseguiremos atingir a meta do nível ouro do WCM”, afirma o gerente de Operações da fábrica da FPT Industrial, Mario Coriale.
PRÊMIO VALOR INOVAÇÃO BRASIL
Os recentes projetos e ações desenvolvidos pela FPT Industrial contribuíram para a CNH Industrial ser eleita uma das empresas mais inovadoras do Brasil pelo segundo ano consecutivo, no Prêmio Valor Inovação Brasil 2019. A pesquisa desenvolvida pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica do Network PwC, colocou a empresa em 1º lugar no setor Automotivo e Veículos de Grande Porte. A CNH Industrial também apareceu pela primeira vez entre as 10 mais inovadoras do país.
A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on road e off road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, a FPT Industrial trabalha com potência máxima de 31 kW (42 hp) até 740 kW (1006 hp), cilindradas de 2,2L a 20L, transmissões com torque máximo de 200 Nm a 500 Nm, eixos dianteiro e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas e geradores de energia com potência máxima de 30 kVA a 700 kVA. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.400 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas, sendo duas delas na América Latina – em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina) – e sete centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), entre os quais um em Betim (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial, uma empresa completa e que impulsiona o futuro por meio da sua tecnologia. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no Linkedin.
CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) uma das líderes globais no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, tem uma ampla gama de produtos e presença mundial. Cada uma das marcas individuais que pertencem à empresa é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; CASE Construction Equipment e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; IVECO para veículos comerciais; IVECO BUS e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Defence Vehicles para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões; CNH Industrial Capital para serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis no website da empresa: www.cnhindustrial.com.
Informações para imprensa:
Renato Fonseca – CNH Industrial
Tel.: +55 (31) 9 9509-7746
E-mail: renato.p.fonseca@cnhind.com
Bruno Freitas – Rede Comunicação de Resultado
Tel.: +55 (31) 9 9132-7142
E-mail: bruno.freitas@redecomunicacao.com
Releases
relacionados
- 08/08/2019 – TECHNICAL CENTER DA FPT INDUSTRIAL ELIMINA O USO DE COPOS DESCARTÁVEIS
- 08/08/2019 – TECHNICAL CENTER DA FPT INDUSTRIAL ELIMINA O USO DE COPOS DESCARTÁVEIS
- 08/08/2019 – TECHNICAL CENTER DA FPT INDUSTRIAL ELIMINA O USO DE COPOS DESCARTÁVEIS
- 05/08/2019 – Banco CNH Industrial aposta na inovação
- 05/08/2019 – Banco CNH Industrial aposta na inovação