Imprensa Ford – O Ford GT da equipe Chip Ganassi Racing venceu neste domingo (28) as 24 Horas de Le Mans na categoria GTLM e também quebrou o recorde de distância da corrida, que havia sido batido pela última vez em 1982.
Depois de liderar a maior parte da competição, o Ford GT número 66 do time de Joey Hand, Dirk Müller e Sebastien Bourdais terminou em segundo lugar. A primeira posição foi conquistada pelo GT número 67 e garantiu para a equipe Chip Ganassi a marca de 200 vitórias. Além disso, essa foi a 11ª conquista global do superesportivo para a Ford Chip Ganassi Racing, incluindo as competições da IMSA (International Motor Sports Association) e do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
“É um grande marco para a nossa equipe ter vencido as 24 Horas de Daytona pela segunda vez consecutiva, acumulando três vitórias nas 24 Horas dentro dos primeiros dois anos deste programa”, disse Raj Nair, vice-presidente executivo e presidente da Ford América do Norte. “Essas corridas são tão difíceis de ganhar e dizem muito sobre o nosso carro, sobre o motor EcoBoost, assim como a engenharia e tecnologia que colocamos no Ford GT”, completou. Juntos, a Ford Performance e a Chip Ganassi Racing conquistaram 15 vitórias e estiveram 41 vezes no pódium desde que uniram forças em 2014.
Os carros 66 e 67 alternaram a liderança na corrida. A poucas horas do final, o carro 66 fez um pit stop um pouco mais demorado e o 67 assumiu a primeira posição. “Essa foi uma das corridas mais tensas. Foi uma grande vitória. Os pilotos, engenheiros, mecânicos, aqueles que desenvolveram os motores e construíram os carros têm todo o mérito”, comemorou Ganassi.
Os dois GTs completaram 781 voltas cada, um recorde de distância para o circuito. O recorde anterior era de 719 voltas no formato com 6,18 quilômetros. Os carros atuais precisaram atingir a marca de 776 voltas no circuito de 5,73 km para superar a marca.
“Este é o início da temporada de 2018 para a Ford e começamos ganhando neste domingo o Campeonato Mundial de Rali, em Monte Carlo, e agora nossas equipes ficaram em primeiro e segundo lugar em Daytona”, comemorou Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “Antes dessa temporada foi feito um grande trabalho técnico que envolveu tantas pessoas na preparação para esta corrida e ter esse sucesso nos motiva ainda mais a atingir nosso objetivo para 2018, que é ganhar o campeonato da IMSA.”
Rali de Monte Carlo
Neste domingo, o Ford Fiesta WRC venceu a 86ª edição do Rali de Monte Carlo, pilotado por Sébastien Ogier e Julien Ingrassia. Essa foi a sexta vitória da dupla em Mônaco, a quinta consecutiva. Há pouco mais de uma semana, a Ford anunciou a ampliação do seu apoio técnico e financeiro à equipe M-Sport para a disputa do Campeonato Mundial de Rali 2018 da FIA, dando continuidade à parceria vitoriosa que, em 2017, conquistou os títulos de fabricantes e pilotos com o Fiesta WRC.
A partir deste ano, o M-Sport Ford World Rally Team liderado por Malcolm Wilson, um dos nomes mais bem-sucedidos do automobilismo, com sede em Dovenby Hall, no Reino Unido, conta com suporte técnico adicional da Ford Performance, baseada em Dearborn, nos Estados Unidos.