Como os fãs de carros sabem, a gasolina é classificada como um perfume mais popular do que vinho e queijo, parecido com o cheiro de livros novos. Uma pesquisa encomendada pela Ford na Europa mostrou que o cheiro de gasolina é o que um quinto dos motoristas mais sentiriam falta ao mudar para um veículo elétrico. E quase 70% sentiriam falta do cheiro de gasolina em algum grau.
Por isso, ao lançar o novo SUV elétrico Mustang Mach-E GT, a Ford criou uma fragrância, a Mach-Eau, para ajudar os clientes a fazer essa transição de modo mais suave. Desenvolvida para agradar ao nariz de qualquer usuário, ela inclui até um elemento “animal” para homenagear a herança do Mustang. O perfume não está disponível para venda e faz parte do trabalho da Ford para dissipar os mitos em torno dos carros elétricos.
Um quarto dos entrevistados revelou receio de perder desempenho ao trocar o carro a gasolina por um elétrico. Mas, ao saber que o Mustang Mach-E GT tem 487 cv e um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de apenas 3,7 segundos, nenhum fã de carros de alto desempenho deve torcer o nariz.
Como a fragrância foi criada
A fragrância Mach-Eau foi criada pela renomada consultoria de fragrâncias Olfiction. A perfumista Pia Long, que faz parte da Sociedade Britânica de Perfumistas e trabalhou na criação de fragrâncias para algumas das marcas mais famosas do mundo, foi fundamental no seu início.
O seu ponto de partida foi examinar os produtos químicos emitidos pelo interior dos automóveis a gasolina. Entre eles, o benzaldeído, com cheiro de amêndoa, e o para-cresol, que dá cheiro característico de borracha dos pneus. Eles foram misturados com ingredientes como gengibre azul, lavanda, gerânio e sândalo para adicionar toques metálicos, esfumados e de borracha. Para enfatizar a herança do Mustang, um elemento “animal” associado a cavalos também foi incluído.
“A nossa pesquisa mostra que o apelo sensorial dos carros a gasolina é algo de que os motoristas ainda relutam em abrir mão. A fragrância Mach-Eau foi criada para sugerir uma fragrância de combustível que eles ainda desejam. E deve durar o tempo suficiente para que o desempenho do Mach-E GT dissipe também qualquer outra dúvida”, diz Jay Ward, diretor de Comunicação de Produto da Ford Europa.
Imprensa Ford