Imprensa Ford – Mustang e rock têm tudo a ver! Afinal, não existe um carro mais rock and roll que o esportivo da Ford nascido nos Estados Unidos em 1964 e que, desde o lançamento no Brasil, é o líder de vendas do segmento. Para marcar o Dia do Rock, celebrado em 13 de julho, a Ford, que também é a montadora oficial do Rock in Rio, criou seis playlists no Spotify – uma para cada geração do muscle car. Elas poderão ser ouvidas aqui a partir de hoje e trarão sucessos do The Monkees, Jimi Hendrix, Kiss, Black Sabbath, Queen, Iron Maiden, Oasis, entre outros.
Também foram criados pôsteres para cada playlist tendo em vista as referências de cada uma das fases e que estarão disponíveis para download no site da Ford a partir de 15 de julho. “Assim como o rock, o Mustang busca inspiração em suas antigas gerações. Por isso, criamos as playlists com os respectivos hits de cada época e, para deixar tudo ainda mais rock and roll, também desenvolvemos pôsteres inspirados no estilo artístico dos períodos”, explica Andre Leite, gerente de Comunicação de Marketing da Ford.
PLAYLIST 1 (1964 a 1973)
Mustang Rock ‘n’ Roll: Primeira Geração
Lançado em 1964, o Mustang fez barulho por todo o mundo. Assim como o rock, evoluiu durante seus dez primeiros anos para versões mais agressivas e rebeldes e esta playlist traz os sons que acompanharam o V8 mais famoso do mundo pelas estradas.
PLAYLIST 2 (1974 a 1978)
Mustang Rock ‘n’ Roll: Segunda Geração
Em sua Segunda Geração, de 1974 a 1978, o Mustang se tornou menor com uma versão mais econômica. Para o rock, o movimento foi o mesmo. Os artistas aceleraram em direção ao punk contra os excessos da década anterior e tudo ficou mais simples.
PLAYLIST 3 (1979 a 1993)
Mustang Rock ‘n’ Roll: Terceira Geração
Década perdida? Para o Mustang, os anos 80 foram tempos de diversificar com os modelos cupê, hatchback e conversível, em uma geração que acelerou nas pistas de 1979 a 1993. No rock, os artistas experimentaram com música eletrônica sem esquecer das suas origens.
PLAYLIST 4 (1994 a 2004)
Mustang Rock ‘n’ Roll: Quarta Geração
No auge do grunge, o rock teve sua versão mais crua em busca de liberdade, enquanto a quarta geração do Mustang (1994 – 2004) também apostava em detalhes mais básicos na carroceria inspirados em sua primeira versão, de 1964, para continuar acelerando fundo.
PLAYLIST 5 (2005 a 2014)
Mustang Rock ‘n’ Roll: Quinta Geração
Com o novo milênio, o rock se reinventou para mostrar que está longe de morrer. E com a quinta geração, que durou de 2005 a 2014, o Mustang teve seu modelo completamente redesenhado, mas sem deixar de se inspirar nos modelos fastback do fim dos anos 60.
PLAYLIST 6 (2015 – hoje)
Mustang Rock ‘n’ Roll: Sexta Geração
Na sexta geração, iniciada em 2015, o Mustang se tornou global e teve seu lançamento oficial no Brasil, trazendo seu espírito Indomável por Instinto. Nada mais rock and roll. Da mesma forma, o rock invadiu o mundo todo.
Dia Mundial do Rock
O Dia Mundial do Rock teve origem no megaconcerto beneficente Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985. O evento foi organizado pelo músico irlandês Bob Geldof e o escocês Midge Ure para arrecadar doações para famílias pobres da Etiópia, e reuniu algumas das bandas e nomes mais importantes do rock internacional, como Queen, U2, The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath, Dire Straits, David Bowie, Paul McCartney, Eric Clapton, Phil Collins, Elton John, Mick Jagger e BB King. Os shows principais foram realizados no estádio John F. Kennedy, na Filadélfia, nos Estados Unidos, e em Wembley, em Londres, na Inglaterra.
Além disso, um número menor de artistas se apresentou na Rússia, na Austrália e no Japão. No total, os concertos reuniram mais de 200 mil pessoas e estima-se que foram assistidos ao vivo por mais de 2 bilhões de telespectadores de mais de 150 países.
Ficha técnica: Ação Dia do Rock Mustang | Gerações Mustang
Diretor Executivo de Criação: Vico Benevides
Diretores de Criação: Denis Peralta e Rodrigo Strozenberg
Diretores de Arte: George Moro e Fabio Ferreira
Redator: André Savastano e Felipe Duarte
Atendimento: Martin Zucchini, Valéria Coutinho, Beatriz Altafini, Rafaela Corner e Ana Luiza Lima
Atendimento CRM: Caio Garletti e Gabriel Gullo
Mídia: Rafael Amorim, Marcelo Marujo, Livia Lanzoni, Carolina Candil, Tamyris Bueno e Camila Carvalho.
Planejamento / Planejamento CRM: Dorian Dack, Caio Costa, Andre Katayama, Mariana Coelho e Renata Marques
Social: Daniela Lima, Thais Moreno, Eliza Bianchezi, Beatriz Amorim, Enio Graeff e Carina Nascimento
RTV: Marina Fridman e Yasmin Mattos
Ilustradores: Caco Neves, Pedro Correa, Sarah Kamada
Sobre a Ford Motor Company Brasil
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919 e conta com uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Suas marcas automotivas incluem a Ford, a Ford Caminhões e a Troller. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 194.000 empregados e 66 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse www.corporate.ford.com .