Andressa Salles – Uma operação de fiscalização, realizada nesta sexta-feira (04), barrou a atuação irregular de vendedores ambulantes no centro da cidade. Frequentemente, os agentes de Regulação e Fiscalização do município realizam a retirada de mercadoria irregulares das ruas. O objetivo das operações delegadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) é o combate à pirataria, concorrência desleal e a informalidade.
Dentre as mercadorias apreendidas estão relógios, óculos, eletrônicos, roupas íntimas, e outros produtos.
Neste ano, algumas ações de fiscalização irão contar com a parceria da Delegacia Especializada do Consumidor de Cuiabá (DECON), da Polícia Judiciária Cívil e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT).
O trabalho foi requisitado após uma série de reclamações sobre a atuação dos comerciantes que atrapalham o trânsito de carros e pedestres, assim como as vendas nas lojas da região. No mês de fevereiro, a primeira fase da operação resultou na apreensão de mais de 5,4 mil mídias. Desta vez, foram mais de 1.700 mídias piratas sendo 1.383 mídias de DVD’s e mais 341 CD’s de origem pirata apreendidas pelo órgão.
O ponto de partida para a operação foi a Rua 13 de Junho, nas proximidades da praça Ipiranga. A ação integrada também tem como foco a desobstrução das calçadas, a visibilidade do comércio legal e o ordenamento dos espaços públicos.