Imprensa FCA/LATAM – O Fiat Cronos está previsto para chegar às concessionárias no primeiro trimestre de 2018 e muito já foi dito sobre ele desde que as primeiras informações começaram a ser divulgadas, no final de outubro. Como um dos lançamentos mais aguardados do mercado automotivo brasileiro, o Cronos ganhou imediatamente espaço nobre em jornais, revistas e sites especializados. E, claro, gerou grande burburinho nas redes sociais.
Na América Latina, a força da repercussão nos últimos meses é proporcional à expectativa do público para a chegada do veículo às concessionárias. No caso do Brasil e da Argentina, os países vizinhos são, além de grandes mercados consumidores, parceiros no desenvolvimento do produto. É que a fabricação acontecerá na planta de Córdoba, na Argentina – recentemente modernizada em um investimento de 500 milhões de dólares – mas o projeto do carro foi desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da FCA em Betim, Minas Gerais.
Depois de vários meses de especulação na imprensa, a primeira informação oficial a respeito do novo carro foi o seu nome, Cronos, inspirado no deus do tempo na mitologia grega. Para o público argentino, um concurso aguçou a curiosidade on e off-line, premiando com uma viagem para a Itália o internauta que primeiro conseguisse desvendar o enigma a respeito do nome do sedã. No Brasil, a linguagem escolhida foi a dos memes da Internet: uma corrida de Unos com escadas (à moda dos carros das companhias telefônicas) gerou grande espaço em portais e nas redes sociais.
Àquela altura, contudo, a aparência do Cronos continuava guardada a sete chaves. Até que, em novembro, jornalistas e profissionais de mídia brasileiros e argentinos participaram da apresentação do modelo, em São Paulo. No encontro, contudo, não foi permitido filmar e/ou fotografar o carro. O mistério continuou até que as primeiras imagens oficias fossem divulgadas à imprensa e nas redes sociais da Fiat.
Foi então que o jornal Clarín, um dos maiores da Argentina, destacou “o desenho definitivo para o futuro do sedã nacional”. Na matéria, o Fiat Cronos foi descrito como “um consolidador de um processo de modernização da FCA”, para o qual foi constituída uma nova plataforma, a MPS (Modern Plataform Sedan), destinada exclusivamente para a
produção da Argentina e desenvolvida para responder às exigências de um automóvel três volumes. No Brasil, as análises seguiram essa linha. “O Cronos vem para mostrar que a passagem do tempo para a Fiat se materializa numa jornada de renovação”, avaliou a matéria do site brasileiro Autoesporte.
Descortinado, o sedã revela um design chamativo, equilibrando elegância e esportividade. A máquina também promete movimentar o mercado oferecendo um espaço interno generoso e um grande porta-malas para os consumidores. Além do conforto ao volante, os atributos também incluem conectividade e, claro, desempenho. Isso porque o Cronos será equipado com motores 1.3 ou 1.8, que aliam economia e potência. Com tudo o que já foi divulgado, pode-se dizer que o Fiat Cronos é de fato o símbolo de um novo tempo no universo automotivo. Ágil e conectado com o futuro, assim como o deus grego, ele está pronto para tomar seu lugar entre outros titãs como o Argo, o Mobi e a Fiat Toro.