Imprensa GM – GRAVATAÍ –A unidade de Gravataí (RS) da General Motors Mercosul recebeu a Certificação Internacional Energy Star. Concedida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), a certificação destaca mundialmente empresas que reduziram seu consumo energético em 10% num período de cinco anos e são referência na utilização de recursos naturais.
A unidade gaúcha foi destaque pela primeira vez em 2014, referente ao período 2009/2013 e agora conquistou novamente a certificação referente ao ciclo 2013/2017, atingindo 10,2% de redução; economia equivalente ao consumo de energia de cerca de 9.550 residências durante o período de um ano.
A meta foi atingida através de uma série de ações em diversas áreas e etapas da produção da unidade gaúcha, que incluíram desligamentos programados de energia elétrica, substituição dos queimadores da pintura de veículos, melhorias na iluminação interna e externa e de processos associados à implantação de projetos, entre outras iniciativas. Como resultado, a planta de Gravataí se mantém como referência global dentro da companhia em relação à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Com foco na sustentabilidade, a fábrica de Gravataí segue os parâmetros e padrões de qualidade em conformidade com a legislação ambiental. Além de manter uma área de preservação de 50,3 hectares anexa ao complexo, a fábrica tornou-se a primeira da companhia no país a reciclar 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo, por meio da implementação do Programa Zero Aterro (LandfillFree)
Para o Diretor-Geral do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG), Luis Mesa, “ o reconhecimento é resultado de um trabalho de equipe, que busca a excelência na produção, com alta performance, economia e ações sustentáveis “.
O Complexo conta com uma Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), formada por representantes de diversas áreas, que se reúnem periodicamente para discutir práticas e apontar novas soluções para a economia das chamadas utilidades (energia elétrica, gás natural, água e ar comprimido). Em cada um dos pontos da produção (estamparia, funilaria, pintura e montagem) há um centro de informações que segue um plano de negócio dividido em seis partes: segurança, desenvolvimento das pessoas, qualidade, capacidade de resposta, custo e meio ambiente. Esses conceitos são aplicados à produção e buscam aprimorar ainda mais a redução do consumo de energia com novos métodos e técnicas. Mundialmente, a GM está trabalhando com o comprometimento de reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono em 20%, até 2020.
A fábrica da GM em Gravataí
Inaugurada em julho de 2000, a unidade de Gravataí já produziu 3,5 milhões de veículos. Desde sua inauguração, o complexo já recebeu três grandes investimentos para sua expansão. O primeiro deles em 2006, quando a linha de produção atingiu capacidade para 230 mil automóveis/ano (Lançamento Chevrolet Prisma); em 2010, quando elevou a produção para 350 mil veículos/ano (Projeto Onix) e em agosto de 2017, quando foi anunciado um investimento de R$1,4 bilhão no complexo. O valor integra o plano de investimentos da companhia no país que totaliza R$ 13 bilhões entre 2014 e 2019. A fábrica gaúcha possui a maior capacidade produtiva da marca Chevrolet no Hemisfério Sul.
###
Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 100 países e vendas anuais de mais de 4.0 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos com consumo eficiente, com um desempenho envolvente, um design inovador, características de segurança passivas e ativas e tecnologia de fácil utilização. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com
Em 2017, as operações na Argentina e Brasil foram integradas na GM Mercosul. No ano de 2017 a Chevrolet vendeu nos dois mercados 517.127 mil veículos, sendo 394.157 mil no Brasil e 122.970 mil na Argentina. A GM Mercosul tem quatro Complexos Industriais que produzem veículos, motores e componentes em São Caetano do Sul, São José dos Campos e Gravataí, no Brasil e em Rosário, na Argentina. Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados) e Indaiatuba (Campo de Provas), Centros Tecnológicos em São Caetano do Sul e Rosário e Centros Logísticos em Sorocaba e General Rodriguez, em Argentina. Mais informações podem ser encontradas no site http://media.gm.com/brasil e Twitter: www.twitter.com/GMBPress
Beatriz Matarazzo
Assessora de Comunicação / BM Assessoria de Imprensa
+55 11 4234-8783