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O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou da solenidade, juntamente com demais membros do Alto-Comando, entre outros militares.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou as vantagens
A modernização do T-25 Universal visa fortalecer a capacidade nacional de desenvolvimento e produção aeronáutica, proporcionando à FAB uma aeronave de treinamento de última geração para a formação das próximas turmas de aviadores, especialmente na Academia da Força Aérea (AFA).
O voo
“Realizar o primeiro voo do T-25 Modernizado foi uma grande honra e privilégio. Ficou evidente o excelente trabalho do PAMA-LS, que, com dedicação e competência, entregou uma aeronave que combina tradição e inovação. A modernização da aviônica trouxe maior eficiência, confiabilidade e segurança, atendendo às exigências da formação dos futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea. O sucesso desse projeto também é fruto da colaboração fundamental entre o IPEV e o IFI, que garantiram excelência nas atividades realizadas. Participar dessa modernização, que terá um impacto direto na capacitação dos nossos Aviadores, é motivo de imenso orgulho”, disse o Major Aviador Peixoto.
A aeronave foi acompanhada pelo T-25A FAB 1833,
Além disso, foi revelada a nova pintura externa da frota modernizada, desenvolvida por um Cadete da AFA, em um processo de votação entre os cadetes, reforçando a participação da nova geração de militares da FAB. O evento também contou com a presença de autoridades militares, que participaram do batismo oficial da aeronave, marcando o início de uma nova fase para o T-25 Universal.
Equipe técnica e liderança no projeto de modernização
Sob a liderança do Tenente-Coronel Engenheiro Nelson Muta Hotta, o projeto foi executado com grande eficiência, garantindo que todas as melhorias tecnológicas fossem integradas com precisão à aeronave. A equipe trabalhou incansavelmente para oferecer à FAB uma plataforma de treinamento atualizada, que atenda aos mais altos padrões de segurança e eficiência.
Modernização: a atualização dos sistemas e o impacto na formação dos pilotos
A modificação estrutural no painel de instrumentos da aeronave foi outro ponto importante. A nova configuração reduz a vibração e facilita a instalação dos novos componentes, o que resulta em uma aeronave 50 kg mais leve e, consequentemente, com maior capacidade de carga útil. Essa atualização não só melhora o desempenho da aeronave, mas também contribui para a economia operacional, um fator crucial em tempos de orçamentos apertados.
Tecnologias Inovadoras: um novo patamar para a navegação e a segurança
O projeto de modernização incorporou diversas tecnologias de ponta, como o Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), que garante uma navegação precisa, o Sistema de Aviso e Percepção de Terreno (TAWS), que aumenta a segurança durante o voo, e o STORMSCOPE, que permite a identificação de tempestades e outras condições meteorológicas adversas. O sistema ADS-B, que transmite a posição e outros parâmetros de voo em tempo real, também foi integrado, proporcionando maior segurança e comunicação eficiente com o Controle de Tráfego Aéreo.
Além disso, a comunicação interna e externa da aeronave foi aprimorada com a instalação de novos sistemas digitais, oferecendo clareza e intensidade de sinal superiores. O sistema digital de monitoramento de parâmetros do motor, com alertas audiovisuais de velocidade, também contribui para a segurança e a eficiência das operações de voo.
Extensão da vida útil e redução de custos operacionais
O processo de modernização também teve como objetivo estender a vida útil do T-25. O PAMA-LS agora possui total domínio
O Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, falou sobre o projeto. “Esse primeiro voo é o início de uma campanha de desenvolvimento que vai ocorrer ao longo de 2025, apoiada pelo IPEV e pelo IFI. É uma enorme satisfação participar desse momento e contribuir diretamente com a atividade de desenvolvimento, utilizando a junção da minha bagagem logística com os meus conhecimentos como piloto de prova e equipagem de ensaio”, destacou o Oficial.
A unificação dos modelos T-25A e T-25C em uma única configuração T-25M simplifica ainda mais a cadeia de suprimentos e a manutenção, gerando uma economia significativa. A modernização também permite que os sistemas da aeronave atendam aos padrões mais elevados de segurança, garantindo a continuidade da formação de pilotos com a melhor tecnologia disponível.
Perspectivas e desafios futuros
A equipe do PAMA-LS, composta por militares especializados em diversas áreas, foi fundamental para a realização desse projeto. A experiência adquirida durante o processo não só contribui para a autonomia da FAB em relação à manutenção e atualização de sua frota, mas também estabelece um novo padrão para os futuros programas de modernização de aeronaves da Força Aérea.
O legado do T-25 e a continuidade do treinamento militar
A modernização do T-25 Universal, agora na versão T-25M, representa um marco na história da aviação de treinamento da Força Aérea Brasileira. A aeronave, que já desempenha um papel fundamental na formação de pilotos desde a década de 1960, agora está equipada com tecnologia de ponta, pronta para continuar sua trajetória de sucesso no treinamento de Cadetes e no fortalecimento da capacidade operacional da FAB.
T-25 Universal: um marco na Aviação Militar Brasileira
Seu motor oferece desempenho adequado para missões de instrução básica e avançada. Versátil, a T-25 tem sido usada para treinamento de navegação e manobras táticas, além de outras missões de apoio. Desde 1972, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa assume a responsabilidade pela manutenção e suporte das aeronaves T-25, incluindo o gerenciamento de peças e logística.
Com um legado de formação de pilotos e uma modernização que garante sua relevância, o T-25 Universal permanece como um pilar fundamental na aviação de treinamento da FAB, refletindo o compromisso da Força Aérea com a inovação e a autonomia operacional.
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER