Já não é de agora que o mercado de trabalho está em um processo de transformação e a recompensa financeira já não é o único fator importante para atrair e reter talentos. Além disso, o surgimento do conceito de salário emocional, que se refere a fatores que vão além do econômico, passou a ter um peso na decisão dos colaboradores em relação aos próximos passos de sua carreira profissional. Um reflexo disso está publicado na última edição do Randstad Employer Brand Research, que demonstra que 64% dos colaboradores crê que a possibilidade de desenvolvimento profissional é o terceiro fator mais importante na hora de aceitar um novo emprego.
A Nissan América do Sul sabe que os colaboradores são o coração da empresa e por isso se dedica a compreender suas necessidades e interesses, buscando possibilidades que os motivem, permitindo que eles cresçam e se adaptem às suas expectativas. Impulsionar seu crescimento dentro da empresa, acompanhando-os em seu desenvolvimento de carreira e oferecendo a eles oportunidades com projeção global é um dos principais objetivos.
Os colaboradores da Nissan têm demostrado que contar com a possibilidade de trabalhar em outros países é uma experiência muito enriquecedora tanto no âmbito pessoal como profissional. Ao compartilhar o trabalho com outras culturas é gerado um ambiente diverso, com o intercâmbio de formas de trabalhar, melhores práticas do mercado, e novas ideias, permitindo que os diferentes membros da equipe ampliem seus pontos de vista e entendam o negócio em profundidade.
A Nissan aposta nos talentos da América Latina. Não há dúvida que cada um dos profissionais proporcionam uma visão estratégica que agrega valor ao negócio em todos os escritórios do mundo. A marca conta com histórias de talentos que deram seus primeiros passos na América do Sul e chegaram ao outro lado do mundo:
Andrea Maia, a primeira mulher da Nissan América do Sul a trabalhar no Japão.
Andrea Maia começou sua carreira na empresa no escritório regional da Nissan em São Paulo há 10 anos, como Market Studies Manager, sem nenhum indício daquilo que aconteceria em um futuro não tão distante. Com o passar do tempo, a executiva foi adquirindo a experiência que lhe permitiu se desenvolver em outras posições como Sales and Service Quality Senior Manager e LATAM Director C-Strategy, dando início a uma história que continuaria na sede da Nissan, no Japão.
Depois de aproveitar esta oportunidade e tendo o comprometimento como uma de suas principais marcas, hoje ela atua como Global Head of Digital Retail na sede da empresa no Japão,onde lidera a equipe encarregada de assegurar que as necessidades e perspectivas dos diferentes clientes sejam consideradas na hora de pensar na experiência do usuário.
“A Nissan foi um elemento-chave em minha transição do Brasil para o Japão, tendo me acompanhado totalmente, desde psicologicamente até a documentação local de que precisava. É muito bom saber que posso confiar na empresa e em toda nossa equipe”, explica Andrea Maia, Global Head of Digital Retail. “Entender a cultura foi um dos maiores desafios que tive que enfrentar, mas sempre contei com o apoio de toda minha equipe para me adaptar e alcançar os resultados e objetivos planejados”, conclui.
Ela acrescenta que os latinos estão fazendo progressos claros: “Os hispânicos são os CEOs de dezesseis empresas do S&P 500, de acordo com uma pesquisa fornecida pela Latino Corporate Directors Association (LCDA). Como latino-americanos, trazemos elementos culturais importantes onde quer que trabalhemos, como profissionalismo, energia, positividade, espírito guerreiro (da gentileza), flexibilidade, diplomacia e um sorriso mesmo nos momentos difíceis. Procuramos sempre encontrar a melhor solução possível em situações complexas como fazemos no nosso dia a dia. As muitas adversidades que temos que enfrentar em nosso próprio ambiente nos tornar mais flexíveis e abertos e estarmos sempre pensando em um futuro melhor “.
Santiago Weihmüller, de Córdoba para o Japão sem escalas.
Outro talento que se destaca globalmente é Santiago Weihmüller, que começou sua carreira na empresa em 2017, como Analista Jr. do “Overseas Program Director Office” da Nissan América do Sul, no escritório da Nissan em Córdoba. Trabalhando lado a lado com uma equipe de mais de 40 pessoas de diferentes nacionalidades e muito conhecimento para oferecer, foi parte daqueles que tornaram possível o lançamento da Nissan Frontier produzida na Argentina, um dos desafios da empresa na região.
Dois anos depois de trabalhar nesse projeto, Santiago se tornou um dos 23 colaboradores sul-americanos que, desde o ano fiscal de 2017, levaram seu talento para outra região do mundo graças ao Nissan Power88 Training Program, fazendo atualmente parte do Global Program Management Staff na Nissan Japão, onde atua tanto em projetos globais como regionais.
“O principal motivo pelo qual cheguei ao Japão foram os meus chefes, Oscar Posada e Dolores Arias, que fizeram todo o possível para que eu tivesse essa chance. Ver que seus chefes confiam em você e fazem todo o possível por uma pessoa gera um vínculo muito forte. Sempre serei agradecido a eles e me esforço para retribuir isso com trabalho duro e empenho”, disse Santiago Weihmüller, integrante do Global Program Management Staff. “Para mim, a Nissan como marca representa a promessa de se preocupar em satisfazer as pessoas por meio de novas ideias que não foram tentadas antes, com um grande foco na diversidade de suas pessoas como motor de inovação”, concluiu.
Danilo Zanetti, uma mente aberta à mudança.
Danilo Zanetti é outro exemplo daquilo que significa o talento latino-americano e como a Nissan América do Sul ajuda seus funcionários a explorar e potencializar todas suas capacidades. Danilo começou a trabalhar no Brasil como coordenador de Marketing de Produto (CMM/RPM), em março de 2011.
Após quase 4 anos, Danilo teve a oportunidade de se tornar responsável pela área de Planejamento da LATAM (C-Plan), durantedois anos. É aqui que sua história começaria a mudar. Danilo recebeu uma proposta para trabalhar junto com o Chairman da Nissan América do Sul, ocupando o cargo de Assistente Técnico e, um ano depois, teve uma nova oportunidade, mas desta vez fora do continente. Havia surgido a oportunidade de trabalhar na Divisão Global de Vendas e ser responsável pelo mercado LATAM. Atualmente, depois de dois anos trabalhando nessa posição, Danilo Zanetti voltou à área onde iniciou esta grande trajetória, para trabalhar na função de CMM, como Global Senior Product Marketing Manager da marca Infiniti, no Japão.
“A facilidade de me adaptar e trabalhar em equipes multifuncionais foram essenciais para desenvolver minha carreira no Japão. Mas a ajuda e o suporte que a Nissan me deu durante todo este tempo permitiu que eu me adaptasse à vida aqui, para poder realmente aproveitar todas as oportunidades que surgiram”, comentou Danilo Zanetti, Global Senior Product Marketing Manager da marca Infiniti.
Estas são algumas das histórias de sucesso de latino-americanos com talento para exportação, que refletem a importância do salário emocional dos colaboradores, os fatores que os motivam a crescer na empresa e a situação de cada um deles. A marca mantém um profundo compromisso de cada uma de suas equipes e os incentiva a continuarem crescendo, sem se importar com fronteiras.
A Nissan faz uma grande aposta na América do Sul não apenas como região estratégica em crescimento, mas também como fonte de talento global que continuará impulsionando o desenvolvimento positivo da marca por meio de uma grande equipe de profissionais de alto desempenho, que levam suas experiências únicas e multiculturais para outras regiões, enriquecendo o negócio por meio de uma visão diversa e inclusiva.