CUIABÁ, Mato Grosso – A aventura da Nissan através do tempo recomeça a partir do dia 23 de janeiro, no Mato Grosso. A terceira etapa da “Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” dá sua largada da capital Cuiabá em direção a alguns dos sítios arqueológicos do estado, considerados um dos mais importantes do país. A frota de 15 Frontier, conduzida por jornalistas e convidados de todo o Brasil, especialmente do Centro-Oeste, passará por vários locais que registraram a presença dos nossos ancestrais, alguns deles com vestígios da presença do Homem com mais de 25 mil anos.
Um dos destaques do comboio são as unidades da Frontier SE, versão da picape totalmente nova da Nissan lançada em novembro. Antes de pegar a estrada rumo aos seus destinos, algumas das Nissan Frontier usadas na aventura ficaram expostas na concessionária Nissan Saga, de Cuiabá, para celebrar o início da expedição.
O projeto da Nissan escolheu o Mato Grosso como seu terceiro destino devido ao ser significativo patrimônio arqueológico. A história dos primórdios dos brasileiros na região começou a ser descoberta por uma missão franco-brasileira, que realizou pesquisas durante 20 anos, constatando diversos registros da ocupação humana. Em alguns sítios, como o de Santa Elina – considerado pelos arqueólogos o segundo sítio arqueológico mais importante do Brasil e o terceiro da América do Sul –, há vestígios com mais de 25 mil anos de idade.
“Expedição Nissan: À procura do início do Brasil”
A expedição, que já visitou sítios arqueológicos em Minas Gerais e Piauí, tem como conceito o compromisso da Nissan de estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e, assim, une os produtos da marca com ações que contribuam com o país. No caso, contribuir com a cultura e a pesquisa científica ao divulgar o rico acervo de pinturas rupestres do Brasil, que muitas vezes é mais conhecido e admirado por estrangeiros do que pelos brasileiros.
Em 2014, a Nissan inaugurou seu Complexo Industrial brasileiro, em Resende (RJ) e, desde então, se integra cada vez mais a sociedade e apoia o desenvolvimento social e cultural do país. A empresa japonesa acredita que existem pontos importantes da história do Brasil, e o trabalho de muitos brasileiros, que são pouco conhecidos da população. Por isso, decidiu iniciar expedições temáticas para levar convidados e jornalistas para ver de perto toda a riqueza da história do país e ajudar a divulgá-la, apoiando a cultura.
Nissan Frontier
Para chegar aos destinos de cada etapa, o grupo de expedicionários segue a bordo de 15 unidades da nova Nissan Frontier, modelo que começou a ser vendido no mercado brasileiro em março de 2017. Além da modernidade, do design totalmente novo e robusto, a peça-chave da 12ª geração da Nissan Frontier é a estrutura ainda mais resistente, com um chassi reforçado, ao mesmo tempo que é leve e eficiente. Com oito barras transversais, conta com um outro chassi sobreposto por dentro com soldas contínuas, chamado de duplo “C”. Assim, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria.
E a Nissan Frontier é mais do que força, por isso uma combinação de tecnologias permite extrair o máximo em desempenho no fora-de-estrada e garantir uma condução confortável, enquanto itens inéditos para o modelo estão a serviço do condutor. Entre eles, o Controle Automático de Descida (HDC) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (HSA). Ambos sistemas atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar descidas íngremes ou saídas do carro da imobilidade em subidas.
A linha da Nissan Frontier conta com duas versões SE e LE, ambas com cabine dupla, tração 4×4 e equipadas com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo. A Nissan Frontier é vendida em 33 mercados da América Latina e é um dos modelos mais vendidos da marca na região.
A Nissan Frontier foi a picape mais premiada do Brasil em 2017 ao receber oito reconhecimentos da imprensa especializada em automóveis. A picape da Nissan foi escolhida como a melhor do segmento pelos prêmios “Imprensa Automotiva”, organizado pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto), “Carro do Ano”, “Carpress”, “Car Magazine Brasil”, “Robb Report”, “Os Escolhidos”, “L´Auto Preferita” e “Car and Driver Brasil – 10Best”.
Contatos:
Alexandre Carvalho
Coordenador de Comunicação de Produto
Nissan do Brasil
11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br