Ex-vereador Dr. Xavier anuncia retorno operacional do odontomóvel

O ônibus odontológico deve voltar às atividades em breve. Já se submete a reparos mecânicos, de funilaria e dos equipamentos dos dois consultórios climatizados que comporta

Durante anos, o odontomóvel,  ônibus do Instituto Xavier, equipado com dois gabinetes odontológicos, prestou atendimento gratuito a centenas de moradores da capital e Baixada Cuiabana. O Projeto Meu Amigo foi executado idealisticamente pelo mentor do Instituto Xavier e  voluntários, incluindo dentistas e estudantes de odontologia.

Ex-vereador por Cuiabá, Dr. Xavier é um dos mais conceituados odontólogos da capital. Há décadas mantém confortável consultório no bairro Mané Pinto, capital. “Jamais me mudarei dali. O Mané Pinto é meu doce lar”, descreve.

Conforme enfatiza, conceber o Instituto Xavier exigiu determinação e longo percurso burocrático, a fim de regularizar toda a documentação necessária da entidade. Trata-se, resume, da consolidação de um sonho antigo, época em que plantava banana no município de Rosário Oeste e já prospectava cursar faculdade de odontologia. “Riam de mim quando dizia que seria dentista”, cita.

Dr. Xavier no Cinturão Verde – Arquivo Pessoal

O Instituto Xavier nasceu daí. Ao idealizá-lo, frisa o odontólogo, ele não pensou em realização financeira, pelo contrário: objetivou apenas abraçar carinhosamente a população sem condições de bancar tratamento odontológico. O atendimento no odontomóvel é 100% gratuito.

Arquivo Pessoal

O ex-parlamentar cuiabano afirma que também gosta de política, mas ela vem em segundo plano quando a odontologia é inserida no páreo das escolhas.

“Inicialmente, você precisa amar aquilo que faz. Gosto, sim, de política, mas amo em demasiado a odontologia. É paixão nata. Após me formar pela UNIC, fui em busca de idealizar e operacionalizar o Instituto Xavier. Projeto social solidário voltado aos mais carentes de MT”.

Dr. Xavier também disse se sentir emocionado quando as famílias agradecem pela recomposição dentária que obtiveram no odontomóvel. “É a melhor recompensa que alguém pode almejar”, destaca.

Dr. Xavier explica quais os procedimentos de atendimento à população

Na análise do dentista, tudo que parece fácil pode ter formato dúbio.

“Você elabora um plano para auxiliar seus semelhantes, e é legalmente habilitado para exercer a profissão de odontólogo. Analisando assim, parece que não falta mais nada, é tudo fácil. Errado: falta ainda muita coisa.  Na realidade, é apenas o começo de tudo”.

O odontólogo disse que fez corretamente o dever de casa para conseguir consolidar esse projeto social.

“Na sequência, partimos para adquirir e equipar um ônibus com dois confortáveis gabinetes climatizados. Esse ônibus se tornou marco assistencial odontológico na Grande Cuiabá. É um orgulho total poder constatar isso”.

Arquivo Dr. Xavier
Arquivo Pessoal

Ainda segundo Dr. Xavier, tão logo o odontomóvel esteja totalmente revisado, incluindo os equipamentos que comporta, voltará a percorrer normalmente a Baixada Cuiabana, reduto de um sem número de comunidades carentes.

Dr. Xavier e sua filha Bianca, também odontóloga – Arquivo Pessoal

“Entusiasmo para atender comunitários não nos falta. E se ontem [anos atrás] enfrentei dificuldades para contratar dentistas auxiliares nos atendimentos prestados na semana, hoje estou bem mais tranquilo nesse aspecto: minhas duas filhas, Bianca e Gabriela, já se formaram em odontologia. Ambas já se declararam voluntárias”.

Por João Carlos de Queiroz

 

manchete