Estudantes da rede municipal em Várzea Grande participam de aula de educação ambiental no Parque Flor do Ipê

Participam do projeto Plantar e Cuidar 24 escolas municipais

Alunos das escolas da rede municipal de Ensino de Várzea Grande, que participam da edição 2019 do Projeto ‘Plantar e Cuidar’, promovido pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação, estão tendo a oportunidade de realizar atividades e conhecer o potencial de um dos mais belos parques de Várzea Grande. As atividades do Projeto tiveram inicio no dia 5 de abril e seguem até outubro.

O Parque Natural Municipal Flor do Ipê, localizado no bairro de mesmo nome, próximo à ponte Sérgio Motta, na região do grande Cristo Rei, tem uma área total de 19 hectares, dos quais 4 ha de trilhas suspensas dentro da mata, onde é possível fazer a contemplação de diversas espécies de plantas nativas da extinta várzea, árvores, flores e toda a fauna silvestre, como diversas espécies de pássaros e mamíferos de pequeno porte (macacos, esquilos, tamanduá-mirim) entre outros.

Por ser um local amplo e com infraestrutura favorável para receber os alunos, o Parque Flor do Ipê, pelo segundo ano consecutivo, está sendo o local para atividades extraclasse e aulas de campo de alunos de 24 unidades escolares inscritas no Projeto ‘Plantar e Cuidar’: Plantio de Mudas como Instrumentos de Aprendizagens para o Ensino Fundamental na Área de Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Para a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias, o Parque Natural Flor do Ipê criado em 2016, assegura o compromisso da gestão municipal de Várzea Grande em garantir a conservação para as próximas gerações de um espaço rico em biodiversidade e hoje quase extinto, que é a várzea, além de estruturar a área para agregar como opção de lazer com segurança aos moradores da região, com a vantagem de estar localizada em frente ao Batalhão da PM. Helen asseverou porém, que o público frequentador deve respeitar o ciclo natural do ecossistema existente e, por isso, o Parque Natural tem regras mais rígidas, entre elas, horário para abrir e fechar, restrição quanto ao barulho e tipos de eventos a serem realizados.

De acordo com os coordenadores da Educação Ambiental, as atividades tiveram início com 30 alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Antonio Gomes da Cruz, do bairro Jardim  Glória, com atividades contando com a parceria da Superintendência de Esportes, na orientação dos profissionais de Educação Física para gincanas e práticas esportivas e com a Superintendência de Cultura que promovem apresentações de peças teatrais com temáticas sobre sustentabilidade da trupe “Se qué vê escuta”, além de passeio pela trilha suspensa de 750 metros, identificando a fauna e flora, recebendo orientações sobre os cuidados com o meio ambiente, a importância da arborização e dos parques nas cidades, recebem orientações sobre plantas e finalizam as atividades com o plantio de mudas de ipê.

O secretário Silvio Fidelis destacou que o Projeto ‘Plantar e Cuidar’ reforça a proposta pedagógica de aprendizagem dos conteúdos da Botânica, Ecologia e Educação Ambiental que permeiam o ensino de ciências naturais, além de promover o sentimento de cidadania, trabalho em equipe e a prática da multidisciplinaridade para os alunos da rede pública municipal.

“O Projeto quer proporcionar e desenvolver com o aluno um espaço onde ele possa se sentir sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio ambiente em que vivemos , oportunizando assim práticas educativas no plantar, no cuidar da flora e conhecer a fauna do parque, dentro de uma visão interdisciplinar nos aspectos que permeiam a Educação Ambiental. Isto permitirá adquirir conhecimentos e despertar o sentimento de cidadania ativa e consciente, entendendo que todos nós somos responsáveis por um ambiente equilibrado”, afirmou.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG