Esquadrão Falcão realiza treinamento de salvamento em altura

Exercício, que aconteceu de 12 a 23 de julho, na cidade de Araruna (PB), contou com a participação de quatro Esquadrões e da Academia da Força Aérea
Fonte: BANT, por Sargento Marcella
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão realizou, de 12 a 23 de julho, o Treinamento de Salvamento em Altura para Homens de Resgate. As instruções aconteceram no Parque Estadual da Pedra da Boca, na cidade de Araruna (PB). A capacitação teve como objetivo aprimorar as técnicas de salvamento em altura, navegação em ambiente de montanha, técnicas de escalada, de transposição de obstáculos e rapel.

Além do 1º/8º GAV, também participaram do treinamento os integrantes do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, a Academia  da Força Aérea (AFA) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR).

O instrutor da atividade, Sargento Rodrigo Cezar de Souza Monçores, destacou que as técnicas aprimoradas durante o exercício podem ser, também, utilizadas em outros ambientes. “A manobra visa aumentar a gama de conhecimento geral do resgateiro. Ela amplia o escopo de estratégias desse homem de resgate para que possa, chegando ao local do sinistro, avaliar a situação e aplicar a melhores técnicas para realizar o resgate da forma mais segura possível”, explicou.

Um exemplo de aplicação do treinamento fora do ambiente de montanha é o resgate de uma vítima dentro de uma aeronave que se encontra em local instável. Para a estabilização da aeronave e a retirada da vítima em segurança é necessária a utilização de pontos de ancoragem e sistemas de força, que são técnicas treinadas durante a manobra.

Fotos: Suboficial Wandré, Sargento Marcella e Cabo Simplício /  BANT

 

manchete