O Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle – Esquadrão Morcego (3º/1º GCC) realizou o Exercício Operacional PAREX I, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo (PA), durante o mês de julho. O objetivo foi treinar a mobilidade e a pronta resposta da Unidade frente aos acionamentos imprevistos, bem como utilizar toda a potencialidade do sistema MGCA (do inglês Mobile Ground Controlled Approach) PAR 2000-T, seja por deslocamento via modal aéreo ou terrestre.
O MGCA PAR 2000-T é um sistema de aproximação radar transportável composto por um radar de vigilância e outro de aproximação de precisão. O PAREX I permitiu realizar diversos testes com o equipamento, buscando aumentar a capacidade operacional. Para isso, foi utilizada a aeronave C-130 Hércules para deslocar todo o material e os militares de Parnamirim (RN), na sede do Esquadrão, para o teatro de operações no aeródromo de Cachimbo.
Outra ferramenta testada foi o controle de aproximação e Radar de Aproximação de Precisão (PAR) remoto, em que controladores situados na sede do Esquadrão puderam efetuar controle da área e a realização do primeiro PAR remoto das aeronaves voando em Cachimbo. Dessa forma, a tecnologia embarcada aliada à técnica da equipe permitiu controlar uma aeronave a quase 1.200 milhas náuticas de distância com segurança.
Nesse Exercício, foi executado o controle de 541 aeronaves, 245 aproximações de precisão (PAR) com variados tipos de aeronaves militares e mais de 540 horas de voo controlado. “A proposta era realizar um treinamento de mobilidade, instalação de um OCOAM e um radar de área para prover a segurança das aeronaves do 3° Grupo de Aviação, que estavam em operação em Cachimbo, e, também, o recolhimento PAR dessas aeronaves. Concluímos, ainda, a proposta de formar dois controladores PAR dentro desse curto período de tempo, o qual durou por volta de três semanas; normalmente leva-se cerca de seis meses para o mesmo resultado em sede”, enfatizou o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Morcego, Capitão Aviador Yuri Carneiro de Souza.
Fotos: Esquadrão Morcego
Notícias Relacionadas
EVENTO INTERNACIONAL