Equacionar a grande demanda de pavimentação é o principal desafio da Secretaria Municipal de Obras Públicas

A pasta tem a missão de executar até o ano de 2020 pelo menos 600 km de asfaltamento

Bruno Vicente – Com a função de planejar, executar e fiscalizar a realização de serviços ligados à construção e manutenção de prédios, vias e logradouros públicos, a Secretaria Municipal de Obras Públicas tem desenvolvido diversas ações de infraestrutura que visam colaborar para o desenvolvimento de Cuiabá. Em um ano de gestão programas como “Minha Rua Asfaltada”, “Bom Caminho”, “Operação Tapa-buraco”, dentre outras atividades têm ganhado destaque em meio à sociedade e promovido melhoria na qualidade de vida do cidadão que reside na Capital.

A Secretaria tem à frente o secretário municipal Vanderlúcio Rodrigues. Natural da cidade de Patos de Minas (MG), Vanderlúcio reside em Cuiabá desde 1986, onde se formou em engenharia civil na Universidade Federal de Mato Grosso. Com experiência na área, atuando tanto no setor privado quanto no público, Rodrigues foi convidado para assumir a pasta com a missão principal de contribuir com o avanço nas obras de pavimentação asfáltica da cidade.

Para que o benefício fosse levado para o maior número de bairros possíveis, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, estipulou como meta a execução de pelo menos 600 km de drenagem e asfaltamento, durante os quatro anos de gestão. Atualmente, o programa já está atendendo, simultâneamente, em 20 bairros, totalizando 156 km em execução. Na entrevista abaixo, Vanderlúcio fala um pouco mais sobre o assunto e outras ações que estão dentro do cronograma de trabalho da Secretaria.

“Há muito trabalho pela frente. Mas gostamos de desafios”, afirma o secretário Vanderlúcio (e)
Foto Secom

Após um ano de gestão, qual o maior desafio enfrentado pela Secretaria até o momento?

Vanderlúcio Rodrigues – O principal desafio, onde contamos com todo aval do prefeito, foi montar o programa “Minha Rua Asfaltada”, no intuito de equacionar a altíssima demanda de pavimentação do município. A ação é a menina dos olhos da nossa Secretaria, pois tem o objetivo de levar a infraestrutura para todos os bairros de Cuiabá. No início enfrentamos certa dificuldade por conta dos processos burocráticos, mas agora já temos varias frentes de trabalho em diversas comunidades e para 2018 queremos intensificar ainda mais os trabalhos e cumprir com o compromisso assumido pelo prefeito de chegar aos 600 km até o ano de 2020.

Dentro do nosso plano de infraestrutura, lançamos também o programa “Bom Caminho”, que trata da manutenção das estradas vicinais. Hoje, mesmo com o intenso período de chuva, não temos nenhuma via interditada. Além disso, já construímos uma ponte de concreto e fizemos a substituição de várias pontes de madeira por estruturas definitivas de concreto como bueiros celulares.

Dentre as diversas ações que já estão em andamento qual tem apresentado uma maior aceitação nas comunidades?

Vanderlúcio Rodrigues – A de maior aceitação é, consequentemente, aquela que possui um grande número de reivindicação. Como a gente tem um alto número de bairros que necessitam da pavimentação asfáltica, o Minha Rua Asfaltada acaba sendo o programa mais visado pela população. Ao mesmo tempo em que recebemos elogios dos moradores que estão sendo beneficiados também somos cobrados por aqueles o qual o programa ainda não chegou a seu bairro. O que eu posso certificar é que o programa ainda está em seu início e, ainda assim, já lançamos mais de 156 km, e vamos avançar ainda mais. O prefeito Emanuel Pinheiro já nos autorizou para este ano a inclusão de vários outros bairros. Estamos terminando os projetos e nosso objetivo é alcançar toda Cuiabá.

Uma das prioridades do prefeito Emanuel Pinheiro é fazer uma gestão aberta e próxima da população, pincipalmente, através dos representantes comunitários. Como a Secretaria tem trabalhado isso?

Vanderlúcio Rodrigues – O que mais procuramos fazer é manter as portas da Secretaria sempre abertas para toda a comunidade. Dessa forma nós conseguimos prestar contas daquilo que estamos realizando e, de forma transparente, dar todas as informações sobre cada ação, mantendo o cidadão por dentro de cada processo. Às vezes uma obra acaba não tendo o andamento esperado, mas não é por falta de empenho da Secretaria. Em algumas situações a empresa não desenvolve a obra com a agilidade acordada e para tirar essa empresa e chamar a segunda colocada exige todo um trâmite jurídico. Por isso entendemos a importância de manter um franco diálogo com a população, principalmente, por meio de suas lideranças comunitárias.

Como estão sendo desenvolvidos os trabalhos em parceria com outras Secretarias?

Vanderlúcio Rodrigues – A Secretaria de Obras tem uma parceria muito grande com a Diretoria Especial de Licitações e Contratos (Delc) e a Procuradoria Geral do Município. Essa união tem caminhado muito bem. Também estamos em constante aproximação com a Secretaria Extraordinária dos 300 anos, a Secretaria de Serviços Urbanos, e a Semob. No geral, o relacionamento com todo secretariado tem sido muito bom. Na verdade, é fundamental esse trabalho em conjunto para que a cidade se desenvolva. No final somos todos partes de um corpo que tem a função de trabalhar para promover os avanços necessários para a melhoria de vida do cidadão.

Como funciona a captação de recursos para o desenvolvimento das ações de infraestrutura?

Vanderlúcio Rodrigues – A nossa Secretaria não tem fundo de arrecadação, então trabalhamos em cima dos recursos da Fonte 100. A origem do nosso caixa é o próprio Executivo municipal e as emendas estaduais e federais. Por isso, as articulações do prefeito Emanuel Pinheiro, junto aos parlamentares mato-grossenses, é imprescindível para que consigamos trazer esses investimentos e aplicá-los nas diversas áreas, inclusive, em infraestrutura. Temos feito um grande esforço para levantarmos o máximo de recursos possíveis para que consigamos ampliar nossas obras.

A Secretaria tem conseguido utilizar as ferramentas de comunicação para facilitar o serviço? 

Vanderlúcio Rodrigues – Estamos sempre buscando seguir a determinação do prefeito de fazer uma gestão humanizada e próxima da população. Para isso, além de manter as portas da Secretaria sempre abertas, também procuramos utilizar ferramentas que otimizem nossas ações. Então, disponibilizamos os telefones fixos e estendemos o atendimento para outros instrumentos tecnológicos como e-mail e WhatsApp. Recebemos um grande volume de demandas, principalmente relacionadas à tapa-buraco e desentupimento de bocas de lobo, onde montamos, periodicamente, um plano de atuação para resolver todas as situações apresentadas.

Quais as perspectivas e planos já pensados para o ano de 2018?

Vanderlúcio Rodrigues – Temos um planejamento de ampliar os serviços o máximo possível. A meta principal é a pavimentação, mas sem esquecer-se das outras ações que também são importantes para a cidade. Começamos nesse ano com as obras de recapeamento das vias centrais, onde sua maioria possui uma massa asfáltica antiga e com muitas imperfeições.

Na limpeza de bocas de lobo estamos em processo final de contratação de dois caminhões hidrojato, que irão facilitar muito, fazendo com que avancemos significativamente nesse serviço. Na questão do tapa-buraco, vamos nos reunir com as empresas e solicitar a ampliação do número de equipes nas ruas para tirarmos esse desconforto da população.

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