Oziane Rodrigues – A Secretaria Municipal de Saúde restringiu a entrada e circulação de pessoas no Hospital Municipal de Cuiabá, Dr. Leony Palma de Carvalho (maior complexo hospitalar de Mato Grosso, que também abrigará o novo Pronto Socorro da capital), para proteger os equipamentos instalados no local.
Segundo explicou o secretário de Saúde do Município, Luiz Antônio Possas de Carvalho a restrição é necessária para resguardar os equipamentos instalados que já estão devidamente higienizados e prontos para serem usados em pacientes.
“O Hospital Municipal de Cuiabá está pronto, inaugurado e totalmente abastecido com equipamentos que já estão higienizados e prontos para serem usados em pacientes. Por isso, devemos seguir à risca todas as legislações que preveem a assepsia do local, evitando todo e qualquer risco de contaminação”, frisou.
Conforme apresentado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última sexta-feira (28), durante cerimônia de inauguração, por se tratar de equipamentos de última geração e de alto custo, a prefeitura firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Militar para que a segurança do local seja feita até que o município consiga reverter a decisão judicial, da juíza Célia Vidotti, que impede o funcionamento imediato do novo hospital.
“O HMC é a realização de um sonho meu e de todos os mato-grossenses que buscam atendimentos em Saúde na nossa capital dos 300 anos. Então, embora seja natural que muitas pessoas queiram conferir de perto a realiazação deste sonho, além do risco de contaminação é preciso ressaltar que ele foi equipado com aparelhos e instrumentos de última geração e de alto custo e nós precisamos proteger esse patrimônio que representa a virada de página da Saúde no Estado. Por esta razão, firmamos um compromisso com a Polícia Militar e, até que o HMC entre em pleno funcionamento, uma vez que estamos atendendo uma determinação judicial que infelizmente nos impede de acolher o público imediatamente, apenas pessoas que trabalham no local estarão autorizadas a entrar. Dentre elas, estão os policiais que fazem a guarda e segurança desse sonho que se tornou real para todos nós cuiabanos e mato-grossense”, concluiu o prefeito.
Nova página na Saúde
A implantação do novo que hospital será feita em quatro etapas e ele estará operando com 100% da sua capacidade no aniversário de 300 anos de Cuiabá, em 8 de abril de 2019. Neste domingo (30), o prefeito Emanuel Pinheiro divulgou um vídeo onde explicou que neste primeiro momento foi inaugurada a Ala Ambulatorial, que conta com recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos, consultórios, e as seguintes especialidades médicas: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, psiquiatria, clínica geral, além de pequenas cirurgias.
A 2ª etapa, segundo o gestor, ficou prevista para o dia 29 de janeiro de 2019, quando começam a funcionar duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia. Na 3ª etapa, que começará a funcionar a partir do dia 25 de fevereiro de 2019, já tendo em vista o feriado do Carnaval, entrará em operação a ala de urgência e emergência, duas alas de terapia intensiva (UTIs) com 20 leitos e duas salas de cirurgia. Na 4ª etapa, que se inicia em 22 de março de 2019, mais três unidades de terapia intensiva (UTIs) com 40 leitos ao todo e mais duas salas de cirurgias entram em funcionamento.
Pinheiro ainda ressaltou que os desafios para 2019 ainda são muitos, mas a entrega do HMC, demonstra que a Saúde Pública de Cuiabá, já começa a virar à página e escrever uma nova história. “Chegando ao fim de 2018, onde estamos prestes a completar dois anos de gestão e, esta é a hora de fazermos uma nova prestação de contas à população. E na Saúde, fechamos um ciclo dando lugar ao HMC que é o maior complexo hospitalar de Mato Grosso. Prouve a Deus que um cuiabano concluísse e entregasse em tempo recorde as obras deste marco histórico que há muitos anos era o sonho de todos os mato-grossenses: uma vez que mais de 60% da população de outros municípios buscam atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou.
O prefeito ainda reforçou que continuará com seu gabinete no HMC até o aniversário de 300 anos. “Como prova do meu compromisso e empenho em escrever com muita humanização cada linha desta nova história, continuarei com o meu gabinete aqui HMC, até o dia 08 de abril, quando finalmente o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho estará 100% em funcionamento”.