PARIS, França – Como líder mundial em veículos elétricos, a Nissan tem elementos sólidos para avaliar a reação dos clientes à segunda geração do pioneiro e totalmente novo Nissan LEAF.
Em 2010, quando o LEAF de primeira geração foi introduzido na Europa, a maioria dos concorrentes ficou cética em relação ao inovador veículo da Nissan. Continuaram com foco principalmente na melhoria dos motores de combustão interna.
Avançando oito anos, e voltando para os dias de hoje, o entendimento e o desejo dos consumidores por veículos elétricos se transformaram, com uma demanda cinco vezes maior desde 2012. Agora, a grande maioria das marcas de automóveis está desenvolvendo seus próprios veículos elétricos de primeira geração.
Ao mesmo tempo, a Nissan desenvolveu as experiências e aproveitou o feedback de 83 mil proprietários do primeiro LEAF para desenvolver o novo veículo.
A segunda geração está com interesse sem precedentes dos clientes desde a sua apresentação na Europa, em outubro. Em dois meses, 10 mil unidades foram encomendadas em toda a região, e o crescimento deverá aumentar quando o veículo começar a chegar às concessionárias locais, em fevereiro de 2018.
Meses antes do LEAF chegar às lojas, em 2010, as encomendas para a primeira geração do modelo eram contadas em centenas, já que os consumidores ainda não haviam experimentado a inovadora tecnologia.
“Estamos satisfeitos com o interesse dos clientes pelo novo LEAF, pois confirma a liderança e a força da Nissan no segmento de veículos elétricos“, disse Gareth Dunsmore, diretor de Veículos Elétricos da Nissan Europa. “No entanto, o novo LEAF não é apenas o nosso veículo elétrico de nova geração, mas também o ícone da Nissan Intelligent Mobility na Europa“, completou Dunsmore.
Desde a sua estreia global no Japão, em setembro, o interesse pelo novo LEAF tem sido construído de forma constante em toda a Europa. No início de outubro, as especificações iniciais do veículo e o preço de pré-venda foram revelados no evento Nissan’s Futures 3.0, em Oslo, Noruega. Desde então, os clientes conseguiram fazer pedidos por meio das concessionárias locais.
Até o momento, o interesse do cliente no novo LEAF foi estimulado através da cobertura positiva que recebeu da mídia. O carro vem sendo aclamado como precursor de tecnologias como a ProPILOT e o Nissan e-Pedal, que, quando ativado, permite ao motorista reduzir o uso do pedal de freio em até 90%.
Tudo isso fez com que, mesmo sem o carro fisicamente disponível para test-drives, e sem campanhas publicitárias voltadas ao consumidor final, 10 mil unidades do novo LEAF já tenham sido encomendadas.
Enquanto o início formal das vendas se aproxima, os mercados europeus estão em fase de finalização da gama e definição dos preços finais do novo LEAF.
A produção do LEAF começou neste mês na fábrica de Sunderland, Reino Unido, para atender à alta demanda. As entregas terão início em fevereiro de 2018.
# # #
Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.
Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. No Ano Fiscal 2017, a companhia iniciou o “Nissan M.O.V.E. to 2022”, um plano de seis anos com o objetivo de aumentar em 30% os lucros anuais, para 16,5 trilhões de ienes no fim do Ano Fiscal de 2022, juntamente com uma margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa planeja ampliar sua liderança em veículos elétricos, simbolizada pelo veículo elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de quase 10 milhões de unidades por ano.
IMPRENSA NISSAN – Para obter mais informações sobre nossos productos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite Nissan-Global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos videos mais recentes no YouTube.