O vereador Dr. Xavier visitou ontem (19) Terra Vermelha (região do Distrito da Guia), agora prestes a receber uma nova ponte de concreto sobre o Córrego Taquaral. A consolidação desta obra resulta de luta empenhada do parlamentar junto à Secretaria de Obras de Cuiabá e mobilizou reuniões técnicas no órgão, além de visitas diversas à comunidade, inclusive com a presença do secretário Vanderlúcio Rodrigues e equipe. “Fui lá um sem número de vezes, e também agilizei reuniões entre os moradores e o secretário de Obras, a fim de expor, claramente, as dificuldades enfrentadas por eles a partir do desmonte parcial da ponte”.
Dr. Xavier explicou que o projeto original apresentou falha técnica (já sanada). Disse que a interrupção do tráfego via Córrego Taquaral, em decorrência do “afundamento” da atual ponte, acarretou prejuízos financeiros e transtornos diversos à população. A expectativa é de que os serviços de construção da nova ponte se iniciem nos próximos dias, após a homologação licitatória do certame.
“A antiga ponte de concreto do Taquaral é divisória natural entre as comunidades Terra Vermelha e Bocaiuval. Trecho usado prioritariamente para escoamento da produção local (queijos, doces e produtos hortifrutigranjeiros) rumo à MT-010, rodovia da Guia. Por ali, durante o deslocamento até Cuiabá, os produtores familiares comercializam parte da produção, sendo detentores de clientela cativa ao longo daquela malha viária. Assim abastecem sítios e pequenos comércios”.
Pela estrada da ponte do Taquaral, ainda sublinhou o vereador, registra-se expressiva redução na quilometragem até à MT-010, além de consequente economia de tempo/ combustível. “Daí nossa insistente luta, finalmente vitoriosa, para que Terra Vermelha receba uma nova ponte de concreto. Será, inclusive, mais larga do que a anterior, para maior comodidade de quantos transitam por ali”.
Dr. Xavier informou que outras reivindicações da comunidade já foram igualmente atendidas, a exemplo da iluminação pública e recomposição da malha viária. “São restaurações que possibilitaram restabelecer a normalidade do tráfego na região. Até recentemente, existia muitos buracos e “costelas de vaca” nos trechos de acesso a Terra Vermelha. Mas foi tudo patrolado e devidamente compactado, conforme acompanhamos “in loco”. Ali também não tinha uma lâmpada sequer na área central da sede, obrigando os moradores a usarem lanternas após o pôr do sol. Mobilizamos a Secretaria de Serviços Urbanos, e esse problema também foi resolvido”, comemorou.
João Carlos de Queiroz – Assessoria Dr. Xavier