Do Gabinete – O vereador Dr. Xavier visitou o Posto de Saúde da Cidade Verde na última sexta-feira (02), quando pôde acompanhar as obras de reforma que vêm sendo desenvolvidas no lugar. Os serviços de reforma atendem a um pedido oficial que o parlamentar encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde, a partir de queixas dos próprios servidores da unidade, que vinham encontrando dificuldades para desenvolver o atendimento a contento.
Dr. Xavier aproveitou essa visita para se inteirar de outras demandas da Saúde local, conversando com servidores e moradores do bairro. De modo unânime, eles enalteceram a importância do Postinho para ultimar atendimentos emergenciais. O setor operacional do Posto de Saúde ainda informou que crianças e idosos são os que mais procuram atendimento, a exemplo do que acontece na maioria dos demais órgãos comunitários de Saúde do município.
“Infelizmente, há muito ainda a ser feito em prol do alcance das melhorias que buscamos disponibilizar à população local na área de Saúde. Deficiências estruturais, clínicas, existem, sim, mas têm melhorado progressivamente. Temos cobrado de forma insistente, e não vamos parar, aceitar que a Saúde fique capenga. Faz-se necessário que ela seja funcional, atenda dentro dos parâmetros normativos considerados satisfatórios. É nosso dever missionário no cargo de vereador e, também, do comprometimento feito com o setor de Saúde, na qualidade de membro da categoria médica”, enfatizou o vereador.
Especificamente no tocante ao Posto da Cidade Verde, Dr. Xavier estava preocupado com o comprometimento do telhado, vazamentos comprometedores ao bom funcionamento do lugar, problema agora resolvido. Outros reparos estão sendo feitos no imóvel (parte hidráulica e elétrica). Os funcionários agradeceram o empenho do parlamentar para que os serviços considerados emergenciais fossem finalmente efetivados.
“Geralmente, o período chuvoso faculta problemas do tipo, e aí é preciso resolver de imediato. Ainda mais em unidades de saúde com fluxo de atendimento intenso, como é o caso do Posto da Cidade Verde e de outros postos, sediados em comunidades da capital. Mas existem mais problemas inerentes à Saúde Municipal: a falta de profissionais da área médica. Pelo novo modelo de Saúde, o PSF, o médico atenderá indistintamente a todos, mulheres, crianças e idosos. Conforme, aliás, já acontece aqui próximo, nos bairros Santa Isabel e Santa Amália”.
Segundo Dr. Xavier, a tendência é de que esse modelo seja implantado em nível de Brasil. “Muitos municípios já o adotaram. Creio que, daqui a uns 10 anos, ou talvez menos, todos os Postos de Saúde irão adotá-lo naturalmente, descartando a exigência atual, do médico pediatra. O médico do PSF atenderá quantos o procurarem”.