Dirigentes de Procons alinham procedimentos para defesa do consumidor de Mato Grosso

relevância da capacitação também foi destacada pelo promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Ezequiel Borges de Campos

Solange Wollenhaupt | Procon/Sejudh-MT – Começou ontem (14.12) o 13º Encontro Estadual de Procons. O evento, que reúne mais de 60 dirigentes e servidores de Procons Municipais e do Procon-MT, tem o objetivo de discutir temas relacionados à proteção e defesa do consumidor e à atuação do órgão fiscalizador em Mato Grosso.

Durante a abertura, o secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fausto José Freitas da Silva, salientou a importância social do Procon, órgão que protege o consumidor nas relações de consumo. Para o secretário, o Encontro Estadual, mais do que promover atualização, é uma oportunidade para a troca de experiências, de articulação e de integração entre os as unidades municipais e a estadual. “O país está crescendo e é natural acontecerem transgressões à legislação. O que não se pode é aceitar que isso aconteça. Daí a importância do Procon para proteger a população”, explicou.

O superintendente interino do órgão, André Rondon Badini, lembrou que a capacitação é uma ação permanente da Sejudh, por meio do Procon Estadual, que tem o objetivo de discutir os principais problemas de consumo que a população relata aos órgãos de defesa do consumidor. “Também alinhamos estratégias conjuntas para o sistema estadual, que fortaleçam a defesa e protejam os consumidores mato-grossenses”, salientou André.

A relevância da capacitação também foi destacada pelo promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Ezequiel Borges de Campos. Para o promotor, a maior barreira que a população encontra para acessar a Justiça é a falta de conhecimento. “E o Procon rompe essa barreira. Por isso é essencial que sejam implantadas cada vez mais unidades, especialmente em municípios do interior, para que as pessoas tenham a defesa do consumidor garantida”, defendeu.

O evento é realizado no auditório da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), localizado no Centro Político Administrativo (Bloco III, Rua C), das 9h às 18h. Após a abertura, a capacitação prosseguiu com palestras sobre ‘Direito do consumidor e prestação de serviços educacionais’, com o assessor jurídico do Procon-MT, Rolf Santiago, e ‘Aspectos relevantes da distribuição de energia elétrica’, com Thiago Alves, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Ager-MT).

Confira, abaixo, a programação do evento para hoje à tarde e para a sexta-feira (15.12):

Quinta-feira (14.12):

Tarde

14h) “Você faz a diferença” (Sildemar Antônio Alves: Controladoria Geral do Estado-CGE).

15h) “Rede consumo seguro e saúde” (Suziane Cristina Marchioreto: Instituto Estadual de Pesos e Medidas-Ipem/MT).

16h15min) “Verificação de medidores de energia elétrica” (Acendino Adolfo Josetti: Laboratório de Medidores de Energia Elétrica, Ipem/MT).

17h) “Responsabilidade civil pelo fato e vício” (palestrante José Diego Lendzion Rachid Jaudy Costa: Procon-MT).

 

Sexta-feira (15.12)

Manhã

9h) “Conselhos Municipais de Defesa do Consumidor e Fundecon” (Marluce Pereira de Souza: Procon-MT).

10h) “Alinhamentos: multa por resilição contatual (transporte aéreo, serviços imobiliários); determinação para emissão de diplomas; prazo para saneamento de vícios; outros temas sugeridos pelos Procons Municipais” (Márcia Conceição dos Santos e André Carvalho Rondon Badini: Procon-MT).

11h) “Diferenciação de preços entre homens e mulheres – últimas decisões” (Rogério Sena da Silva: Procon-MT).

11h30min) “Gestão de processos e documentos” (Regiane Cristina Amorim: Procon-MT).

Tarde

14h) “Direito do consumidor idoso” (João Paulo Dias de Carvalho: Defensoria Pública de Mato Grosso).

15h) “Tipos de atendimento, práticas em audiências de conciliação, finalização de processos administrativos, Cip Eletrônica e Sindec” (Márcia Conceição dos Santos: Procon-MT).

16h) “Informes sobre a 18ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor” (Ana Rachel Florêncio Pinheiro: Procon-MT).

16h45min) “Monitoramento de mercado” (Rogério Chapadense Liberalesso: Procon-MT).

17h45min) Informes gerais (Marluce Pereira de Souza – Procon-MT).

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.