Dia do Patrono: PMMT oficializa a maior promoção na história da instituição

Alecy Alves | PMMT – Na noite de sexta-feira (20.04), como parte da celebração do Dia de Tiradentes, patrono das polícias, o Governo do Estado oficializou a maior promoção de policiais da história da Polícia Militar de Mato Grosso. 652 policiais, entre oficiais e praças, ascenderam na carreira.

Conforme os atos assinados pelo governador Pedro Taques e o comandante geral da PMMT, coronel Marcos Vieira da Cunha, 331 soldados foram promovidos ao posto de cabo, 238 cabos e sargentos aos três níveis de sargento (1,2 e 3). Já entre os oficiais estão 20 aspirantes a oficial que agora são tenentes, três capitães promovidos a major, 50 majores agora tenentes-coronéis e quatro tenentes-coronéis que chegaram ao posto de coronel, o mais alto da carreira policial militar.

Dos 652, 51 são mulheres, sendo cinco promovidas ao posto de tenente-coronel, três ao de tenente, 26 nos níveis de sargento (1 e 2) e 18 cabos que subiram para 3º sargento.

Na solenidade, o governador Pedro Taques destacou a importância da Polícia Militar para a sociedade. “A razão da existência da Polícia Militar é para que tenhamos paz”, disse, assinalando que as promoções é o resultado do esforço de cada um e de seus familiares.

Ao Estado, conforme o govenador, cabe oferecer condições de trabalho e reconhecimento. Ser parte e compartilhar esse reconhecimento o orgulha mais ainda, disse. A maioria das promoções, cerca de 550, foram por antiguidade e acontecem depois de 15 anos de espera pela oferta dos cursos que habilitariam os policiais para ascender na carreira, realizados este ano.

Taques disse que a PM tem feito o seu trabalho, e bem, porém muito ainda há por se fazer na Segurança Pública. O governador lembrou que nos últimos três anos o efetivo dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública aumentou em 27%, percentual que representa 3,6 mil policiais a mais fazendo o policiamento e investigando crimes. Desse total, cerca de 2 mil ingressaram na Polícia Militar. A estrutura para trabalhar também melhorou, nesse mesmo período o número de viaturas subiu de pouco mais de 600 para mais 1.100.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha, esse é um momento de celebração, pelo patrono e os avanços da Polícia Militar em Mato Grosso.        É o dia dedicado aos ideais de lealdade, coragem, fé, esperança.

Sobre as promoções, Cunha fez questão de reconhecer o esforço do Governo do Estado em propiciar a realização dos Estágios da Atualização e Qualificação de Sargentos e o Estágio de Qualificação de Cabos, que contemplou 991 policiais,, os habilitando à promoção depois de mais de 15 anos de espera.

A solenidade reuniu autoridades civis e militares,  o secretário de Segurança, Gustavo Garcia; secretário-chefe da Casa Militar, coronel Wesney de Castro Sodré, entre outras.