Cleide Dantas | Detran – Com o slogan “Escolha o Carnaval que Você quer ver na Avenida” o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) lançou, nesta segunda-feira (05.02), a campanha do Carnaval 2018 que chama a atenção do cidadão para os riscos de associar bebida alcoólica e direção veicular. O lançamento ocorreu no auditório da sede do Detran, em Cuiabá, com a participação de autoridades estaduais, dos municípios da região metropolitana e de entidades não governamentais.
O presidente do Detran-MT, Thiago França, entregou 22 etilômetros (bafômetros) às forças de segurança da região metropolitana para apoiar os trabalhos de fiscalização neste período do carnaval. As ações educativas começaram no dia 1º de fevereiro e seguem até o dia 13, nos principais parques da cidade, na Orla do Porto e repartições públicas.
O comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha, disse que as ações integradas apresentam resultados importantes para o estado e a entrega dos equipamentos é fundamental para o sucesso das ações. “A Lei Seca é uma demonstração de que a integração traz resultados positivos e tem salvado vidas no trânsito”, afirmou.
Para o Secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, há uma confiança na condução desse trabalho integrado, inclusive na segurança viária, que é preventivo e ostensivo. “A prevenção é a medida mais econômica e a mais oportuna para garantir a segurança das pessoas. A divulgação dessa campanha é importante para a prevenção nesse momento de festejos e a iniciativa de fortalecer a fiscalização através dos etilômetros é bem-vinda”, disse.
O presidente do Detran, ressaltou que essas ações, nesse contexto de preservação da vida, são de extrema importância. “Uma a cada cinco pessoas que são atendidas nos pronto-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. Mato Grosso é o primeiro da região centro-oeste e Cuiabá a nona capital do país onde as pessoas mais ingerem bebida alcoólica. Porém, o que a Lei Seca proíbe não é o consumo da bebida alcoólica, mas a combinação perigosa entre álcool e volante”, explicou.
Depoimento
Em seguida, os presentes ouviram emocionados o depoimento de Rosineia Guimarães, mãe de dois adolescentes que foram atropelados no acostamento por um homem embriagado ao volante. “Esse homem ainda não foi condenado pela justiça. Ele atropelou meus filhos, quando eles estavam de costas e ele não prestou socorro. Minha filha caiu há 50 metros de distância e morreu na hora, meu filho chegou a ser socorrido, mas veio a óbito no dia seguinte”, relatou.
Rosineia chamou a atenção da plateia afirmando que além das ações da segurança pública é necessário que cada um assuma a responsabilidade de estar sóbrio ao conduzir um veículo para que outras mães não sofram a dor da perda de seus filhos. Ela faz parte da Associação de Familiares Vítimas de Violência (AFVV).
Interior
As ações de educação e fiscalização ocorrerão também no interior. Nas duas últimas semanas, foram entregues dois etilômetros para as forças de segurança nos municípios de Barra do Garças e dois em Cáceres. A Lei Seca está presente em 15 municípios do interior.