Renata Prata | Gcom-MT – Depois de 45 anos de espera, Lídia Rodrigues de Souza, de 67 anos, e Air de Souza, 73, conseguiram realizar um antigo sonho: regularizar a documentação de sua casa, durante a 13ª Caravana da Transformação. Primeiros moradores do Cohab Nova, em Cuiabá, o casal se mudou em 1973, mas por falta de informação e por problemas financeiro, os anos foram passando e eles não transferiram a titularidade. Ao serem avisados do atendimento do programa Endereço Certo, que encerrou suas atividades na Arena Pantanal no último sábado (28), eles procuraram o serviço e em poucos dias terão a escritura definitiva.
“Quando mudamos não tínhamos muita informação. Agora conseguimos resolver na Caravana o que facilitou demais, porque saiu muito mais barato do que se fôssemos fazer por conta própria. Estamos muito felizes, sonhamos muito com isso. Temos muito amor por essa casa, vimos nossos filhos nascerem e serem criados ali”, conta Lídia, que mora com o marido e um neto de 21 anos na residência.
Durante a Caravana foram atendidos pelo Endereço Certo, programa da Desenvolve MT, ligado à secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), os bairros próximos a Arena. “O Endereço certo elimina etapas e custos, dando comodidade e agilidade a quem necessita do serviço. Nós estamos facilitando a vida desses antigos mutuários, já que entregando a documentação ele recebe o título definitivo, que é encaminhado para o cartório e registrado, permitindo, assim, que ele financie, faça empréstimo ou venda sua casa”, explicou o coordenador do programa, Ricardo Amorim.
O programa Endereço Certo regulariza as casas da antiga Cohab. Quem necessitar transferir a escritura pode procurar o Ganha Tempo no CPA 1, o posto de atendimento da Cohab, na rua 13 de junho ou a agência da Desenvolve MT, na Avenida do CPA. Também estão sendo realizados mutirões nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande.
13ª CARAVANA
A Caravana da Transformação engloba consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata, yag laser e pterígio, além de diversos serviços de saúde e cidadania. Os pacientes submetidos a cirurgia passam pelo acompanhamento pós-operatório em três etapas, sem nenhum custo, com realização de consultas, exames e avaliações 24h, sete dias e trinta dias depois do procedimento cirúrgico.
Na sua 13ª edição, que acontece na Arena Pantanal, até o dia 10 de maio, serão atendidos moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.