“O Sistema Público de Saúde (SUS) vai muito bem em Cuiabá”, afirmou hoje (10) o prefeito Emanuel Pinheiro, ao enumerar a modernização empreendida nas antigas e novas unidades SUS do município. As antigas, disse, passaram por reforma completa, ou foram substituídas por novos polos clínicos.
“Remodelamos tudo que se relaciona à Saúde, a começar das condições de trabalho para nossos servidores, que representam um patrimônio antes desvalorizado. Os usuários SUS já usufruem desses avanços tão fundamentais. Todas as ações empreendidas pela nossa gestão foram imperiosas para melhor adequar as unidades SUS às necessidades funcionais”.
Pinheiro disse que esse é um trabalho sem data para ser concluído, em função da demanda de pacientes {mais da metade procedente do interior do Estado} e do empenho da administração municipal em ofertar serviços clínicos SUS compatíveis às necessidades do setor.
“Então, tornou-se prática diária monitorar cada polo, a fim de visualizarmos as realidades individuais dos órgãos clínicos. De posse de amplitude panorâmica dos serviços SUS vigentes, foi possível promover estruturação geral; obras que ainda estão sendo tocadas em vários polos regionais do município, não apenas na capital. Esse trabalho chegou aos distritos e comunidades rurais antes esquecidas”.
Coordenadora do CEM destaca ausência de reclamações dos usuários SUS no órgão. “Isso é indicador de acertos”
Para Jânie Batista Costa, coordenadora do Centro de Especialidades Médicas de Cuiabá, a Saúde Pública no município (SUS) realmente melhorou bastante, e a tendência é de melhorar mais ainda, em face da sequência de benefícios que recebeu e outros já projetados pela gestão, futuro afora.
“A atual administração {Emanuel Pinheiro} não tem medido esforços para melhorar tudo. O objetivo é sanar falhas, expandir o atendimento clínico no SUS, voltado à qualidade e humanização. São metas preconizadas pelo prefeito desde seu primeiro mandato. Vêm sendo cumpridas paulatinamente, sem deixar de lado outros setores importantes O odontológico é um deles: foi ampliado e também modernizado”.
A técnica ainda salientou que o CEM contabiliza índices satisfatórios de funcionalidade, trunfo conquistado pela atual gestão municipal. “Antigamente, em outras gestões, o CEM era palco de reclamações diárias, pois deixava a desejar, em vários aspectos, principalmente no atendimento prestado para encaminhamentos cirúrgico e outros pelo SUS. Trata-se de uma conquista sonhada, consolidada há anos por Emanuel”.
No geral, a coordenadora explica que o Centro de Especialidades Médicas segue na mesma linha inovadora dos demais órgãos de Saúde SUS do município.
“O CEM deixou de ser parada de desânimo para pacientes com urgência de atendimento (cirurgias, principalmente). Procuramos reduzir ao máximo o tempo de espera do paciente, entre a consulta e o encaminhamento do mesmo à Central de Regulação, a fim de ser submetido a algum processo cirúrgico”.
Há, assim, observa Jânie, total preocupação com a urgência assinalada pelos médicos para que os pacientes não esperem meses ou anos, conforme acontecia antes da gestão Emanuel Pinheiro.
“O fato inegável é que Cuiabá também melhorou bastante na área de Saúde. Mas o processo de construção de uma cidade melhor {para todos viverem felizes} continua a todo vapor. No que depender do prefeito Emanuel Pinheiro e de sua equipe, além do nobre empenho de cada servidor, isto acontecerá, sim”.
Por João Carlos de Queiroz, editor-geral