m missão nos Estados Unidos, representantes do governo brasileiro verificaram as condições de crianças e adolescentes brasileiras que foram separadas dos pais, e que são considerados imigrantes ilegais. Os jovens estão em um abrigo da rede Heartland Alliance, em Chicago, e a avaliação é de que elas estão bem tratadas.
Os ministros Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Gustavo do Vale Rocha (Direitos Humanos) afirmaram que os jovens aparentam estar bem alimentados e vestidos adequadamente. Nessa visita, eles encontraram 21 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos. Eles foram separados dos pais durante a travessia da fronteira entre o México e os Estados Unidos.
Ainda nesta quinta-feira (5), Aloysio Nunes e Gustavo Rocha programavam uma visita a um segundo abrigo, também em Chicago, onde estão 12 filhos de brasileiros. Chicago é o local de maior concentração de crianças e adolescentes brasileiros nos Estados Unidos: são 33. No país, de acordo com o último levantamento do Itamaraty, há 55 filhos de brasileiros separados de suas famílias.
A separação das famílias de brasileiros e de outras nacionalidades é consequência da política de tolerância zero contra a imigração ilegal implementada em maio pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Fonte: Planalto, com informações da Agência Brasil