O Partido Trabalhista Cristão realizou hoje (15) a sua Convenção Municipal, quando foram homologadas as candidaturas a vereador em Cuiabá. As eleições acontecem no próximo dia 15 de novembro. O evento teve lugar no Plenarinho Ana Maria do Couto (Legislativo da capital), e foi prestigiado por lideranças da sigla em Mato Grosso. Ao todo, 38 nomes foram confirmados para disputar vagas no Parlamento cuiabano, 26 masculinos e 12 femininos. A inclusão de 30./. de mulheres na disputa eleitoral é norma obrigatória nos atuais pleitos, atendendo normativa do Tribunal Superior Eleitoral.
Conforme informações de Paulo César, membro da Executiva Estadual, a expectativa do partido é eleger pelo menos dois vereadores. Ele salientou que esse número pode subir para três se a mobilização de campanha das mulheres for feita num ritmo gradualmente esforçado. “A cota obrigatória de 30./. mulheres deve compor candidaturas com enfoque determinado na vitória, não apenas para compor o percentual exigido por lei. As nossas candidatas dispõem desse perfil de luta pelo voto; muitas, aliás, são idealistas políticas, detentoras de ideias que irão redundar em projetos parlamentares”.
Atualmente, o Partido Trabalhista Cristão dispõe apenas de um representante na Casa de Leis da capital mato-grossense, o vereador Dr. Xavier. O presidente municipal do PTC, Newton Bengué, acredita que boas surpresas podem ser conferidas após as urnas serem abertas. “O mais importante é entrar na disputa e batalhar pelas vagas; todos temos chances”.
Conforme exposição feita pelo vereador Dr. Xavier, estas eleições se constituem em mais um teste da dinâmica parlamentar perante a avaliação do eleitorado. “Serão reconduzidos ao cargo somente aqueles que fizeram por merecer o voto de confiança, com reais serviços prestados à sociedade. Já faz algum tempo o eleitor está bem mais exigente em relação à escolha dos seus representantes populares”.
Marcelo Metino, presidente da sigla no Estado, disse que o PTC de há muito empreende marcha exemplar para agregar mais nomes ao seu quadro oficial de representantes nos legislativos de Mato Grosso. “O partido detém tradicional postura ideológica de trabalho pela população. Isso tem resultado em avanços importantes nos municípios mato-grossenses onde temos representantes oficiais. Nestas eleições, mais uma vez seremos colocados à prova. A esperança vigente da Executiva e dos próprios participantes é de vitória maciça. Isso porque, na avaliação consensual do PTC, servir o povo está prioritariamente enquadrado no trajeto existencial do partido”.
Mulheres candidatas: esperança de vitória
A chapa com os 38 nomes dos pré-candidatos a vereador (homologados hoje) foi fechada somente ontem à noite, em função de documentos faltosos. Paulo César (Executiva) informou que o número até extrapolou os 38 (máximo de candidaturas). “Alguns até desistiram para oportunizar aos seus colegas participar do pleito. Há união centrada dos membros do PTC em partir para o confronto nas urnas com ânimo vitorioso”.
Duas das candidatas, Elenice Maria da Silva e Martha Taques, afirmaram que estão confiantes em ocupar vagas no Parlamento Municipal. Elenice disputa pela primeira vez, enquanto Martha já passou pela experiência nas urnas. “Existe muita vontade de vencer e vencer. E, também, de trabalhar de forma abrangente pela sociedade, viabilizando, na prática, seus anseios. As nossas propostas serão anunciadas sem demagogia e sem agressão aos demais participantes do pleito, visto que primamos pelo processo democrático e respeito geral ao pensamento alheio. Não atacaremos ninguém”.
Da Redação