Controladoria ministra curso de capacitação para produtores culturais

A capacitação vai orientar os proponentes que tiveram projetos aprovados no Edital de Cultura 2017

Alessandra Barbosa – A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Cultura realiza nesta quinta-feira (25), às 19h, auditório do Palácio Alencastro, o curso de capacitação de Prestação de Contas do Edital de Cultura 2017, voltado aos produtores culturais que tiveram seus projetos aprovados e que serão realizados em 2018. O curso será ministrado pelo Auditor da Controladoria Geral do Município, Wanderson Arruda de Oliveira. O objetivo do curso é ensinar os produtores culturais a gerir os recursos que lhes foram destinados, fazendo a correta prestação de contas e a apropriada aplicação do dinheiro público.

Os tópicos abordados no curso vão abranger desde a entrada do recurso, a elaboração completa da prestação de contas, Fundamentação Legal; Elaboração da Prestação de Contas; Procedimentos para Prestação de Contas; Como Administrar Esses Recursos; Composição da Prestação de Contas; Remuneração do Proponente; Recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN; Preenchimento de Cheques dos Recursos e o Preenchimento dos Formulários da Prestação de Contas.

Ainda durante a aula será lançada a Cartilha de Prestação de Contas, um manual que trará informações especificas para que o produtor tenha mais um mecanismo para sanar suas dúvidas.

“Nós estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado  tanto na metodologia que iremos aplicar no curso, quanto na elaboração da cartilha que vamos lançar em conjuto com o Conselho Municipal de Cultura. Esperamos colaborar com o entendimento dos proponetes”, disse Marcus Brito, Controlador Geral do Municipio.

“Desde que lançamos o edital de 2017 ja estava previsto este curso que vai auxiliar todos os comtemplados pelo Conselho. O que queremos é que os proponentes tenham este amparo, para que quando chegar o período de prestação de contas eles não tenham nenhuma dificuldade, evitando transtornos futuros”, esclareceu Francisco Vuolo Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Secretário de Cultura, Esporte e Turismo.

O Conselho Municipal de Cultura recebeu cerca de 150 projetos culturais para concorrer ao Edital. Foram contemplados 31 Projetos Culturais nos segmentos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Patrimônio e Cultura Popular.