Valmir Roncada, gerente de Vendas da Munique Motors, concessionária de revenda de motos BMW na capital mato-grossense, pode se gabar de ter conquistado merecido reconhecimento nacional da galera apaixonada por motocicletas. Isso porque o experiente executivo da marca alemã milita na linha de frente em várias expedições esportivas dessa conceituada marca.
Roncada também coordena encontros rotineiros dos adeptos de motos BMW em MT e em outros estados. “São encontros que terminam sendo reuniões de muita alegria”, resume.
Na qualidade de executivo da BMW há anos, Valmir Roncada diz se sentir 100% confortável para continuar nessa labuta prazerosa por não sabe mais quanto tempo.
“Fôlego não me falta; aliás, tenho me cuidado a cada dia. Se os anos chegam, você também precisar estar atento para os seus limites”.
Sorridente como uma criança que curte receber um presente novo, Valmir não poupa elogios à BMW, um dos símbolos de perfeccionismo sobre quatro e duas rodas, avalia sério.
“A BMW galgou esse posto tão cobiçado, visto que que representa – mundo afora – aceno receptivo aos motociclistas e amantes de carros de luxo, detentores de tecnologia avançadíssima. Ter um veículo BMW – moto/carro – significa que você adquiriu um excelente produto; e nem importa se é de muitos anos atrás: há farta tecnologia em qualquer modelo”.
Valmir ressalva, por outro lado, que a tendência é de que as montadoras de motos continuem aprimorando seus modelos para servirem eficientemente na área recreativa e profissional. Ou – conforme a BMW já disponibiliza – em ambos os lados, simultaneamente. E aponta como exemplo a quantidade de motos “trabalhadeiras” em áreas diversas do comércio e indústria.
“Nada impede que aquele modelo de serviço seja também utilizado para passeios nos finais de semana. Nem é preciso mudar a configuração original da motocicleta”.
Roncada reafirma que isso é uma tendência mundial, fator que tem se notabilizado nos últimos tempos.
“As motos avançaram de forma notável, e de há muito impõem novidades que trazem surpresas consecutivas até mesmo a experientes condutores. Eu mesmo preciso sempre estudar cada modelo e versão apresentada sequencialmente pela BMW, pois as novidades tecnológicas se intercalam, vêm sem parar. É fascinante ver isso acontecendo…”
No seu entendimento, enquanto o mundo deslizar suave ou veloz sobre duas rodas, haverá sempre um tapete de sonhos projetado à frente do percurso do motociclista, independente de sua idade.
“Indescritível a sensação de liberdade que essas máquinas proporcionam em trechos urbanos ou estradeiros. No ato da pilotagem, tornamo-nos os roteiristas das lindas histórias que serão contadas amanhã aos nossos descendentes. Cada qual tem uma linhagem de saber pra lá de especial. Cada viagem é uma aventura inédita e inesquecível”.
Por João Carlos de Queiroz, jornalista – editor de Veículos