A convite da BMW, testei um dos modelos mais emblemáticos da marca, a C 400 X. Difícil não se apaixonar pela beleza, comodidade, manuseio fácil dos comandos e, principalmente, pela potência ágil dessa motocicleta, realmente de cunho futurista. Sem falar na economia, outro quesito que impressiona aqueles que apreciam motocicletas arrojadas que gastam pouco combustível e percorrem muito chão.
A C 400 X oferece três anos de garantia e está disponível nas cores Blakcstorm Metallic, branca ou WSAlpine White. É equipada com painel TFT & Conectividade (disponível apenas para Alpine White), porta objetos, sistema de partida sem chaves (Keyless), tomada 12V, tomada USB.
O potente motor, de 350 cc, com injeção eletrônica, é monocilíndrico, 4 válvulas, potência de 34cv – 7.500 rpm. O câmbio é pelo sistema CVT (transmissão continuamente variável); embreagem seca centrífuga.
A moto é toda comodidade durante sua pilotagem, com ASC (controle de estabilidade automático), BMW Motorrad ABS, farol em Led, indicador de mudança de direção em Led, e lanterna em Led.
O tanque de combustível (gasolina) comporta 12, 8 litros, com reserva de 3 litros. Você vai andar muito com esse combustível; se não for atento, vai até esquecer de abastecer, pois ela é muito econômica.
O interessante é a sensação de bem-estar que esse modelo proporciona ao condutor, traduzindo total segurança e conforto durante a pilotagem. É como se estivesse apreciando um filme, no caso, uma viagem a bordo da máquina, tamanha é a leveza de pilotagem.
A C 400 X empresta extrema suavidade, ainda que responda de imediato a qualquer toque na manete de aceleração. Não convém se descuidar ao acelerar: é ágil ao mostrar sua garra.
Já o farol, citado acima, descortina o dia durante a noite, sendo potente ao extremo. Já viram filmes em que exploradores utilizam lanternas Led com foco ampliado? O farol da C 400 X é exatamente assim; é uma outra sensação de comodidade interessante.
Enfim, se o futuro chegou, a C 400 X veio com ele. Uma motocicleta excepcional em todos os sentidos!
João Carlos de Queiroz, editor de Veículos.