Como a Nissan escolhe a cor dos seus carros?

A pintura é um dos processos finais na linha de produção de um veículo, mas a sua definição faz parte do cerne do desenvolvimento de cada modelo. Na América do Sul, a Nissan criou duas novas cores para seus principais produtos: Azul Elétrico para Nissan Kicks e Cinza Shark para Nissan Frontier

América do Sul – Pessoal e única: estas são as emoções transmitidas pelas cores que a Nissan cria para os seus veículos. Dentro do processo de desenvolvimento de um novo veículo, a seleção das cores da carroceria faz parte das definições estratégicas feitas pelas montadoras. As equipes de design estudam as preferências do consumidor e as tendências do mercado com dez anos de antecedência ao desenvolver novas cores, permitindo que eles entendam o impacto que isso terá no produto.

As cores acromáticas (branco, preto, cinza e prata) costumam ser as mais populares, pois são clássicas e atemporais. No entanto, o azul aumentou em popularidade nos últimos anos. Na América do Sul, essa cor cresceu 3% em 2021, tirando parte dessa participação de mercado da cor vermelha. Enquanto os compradores de carros da região tendem a ser mais conservadores, alguns novos tons estão chamando a atenção dos compradores.

Descobrir as motivações dos compradores é essencial. “Os clientes estão procurando cores e carros que atendam às suas necessidades, estilo de vida e proporcionem experiências que vão além de sua imaginação”, diz John Sahs, chefe de design da Nissan América do Sul, que liderou a criação de duas novas cores para o Novo Nissan Kicks e para a Nova Nissan Frontier: “O azul elétrico especial do Kicks expressa as emoções enérgicas de nossos clientes, que têm perfil e estilo de vida ativos. O Cinza Shark da nova Nissan Frontier expressa exclusividade, confiança e se conecta com clientes que provam que podem fazer praticamente qualquer coisa que se propõem”. Confira abaixo mais detalhes do tema com John Sahs:

O que um designer considera ao escolher uma cor? Como é o processo criativo?

Antes de tudo, pensamos na mentalidade e no estilo de vida do cliente. Isso nos ajuda a nos conectar com eles e entender suas necessidades. Ao mesmo tempo, pesquisamos tendências futuras em termos de inovação, hábitos sociais, moda, cores e materiais. Com todas essas informações, prevemos, projetamos e escolhemos as cores que mais se adequam ao produto e ao cliente.

Além das tendências da indústria automotiva, de onde vem sua inspiração?

A inspiração vem de diversas influências externas. Como designers, trabalhamos com uma mentalidade aberta, onde estamos sempre pensando fora da caixa. Somos inspirados pela jornada e experiências de nossos clientes. Analisamos quais são as novas tendências e inovações em publicidade, design de moda, produto, arquitetura, design gráfico e até filmes que expressam histórias inspiradoras.

O que você busca transmitir com as cores e sua definição para cada silhueta? Como eles se conectam com o desempenho e a personalidade de cada carro?

Cores e materiais são ingredientes de design que podem criar conexões emocionais ou lógicas com os clientes. Dependendo das cores e materiais, você pode se conectar com clientes que desejam ser expressivos em sua aparência ou transmitir exclusividade. É muito semelhante à forma como usamos nossas roupas em determinados momentos de nossas vidas.

Como este trabalho está ligado às tendências do mercado?

As cores estão ligadas às tendências do mercado em moda, produtos e design de interiores. Como um carro engloba todos esses aspectos, as preferências podem ser facilmente interpretadas através do processo de design de cores.

Saiba mais sobre design aqui, na primeira temporada do podcast #NissanNoAr; em Nissan Stories e na Sala de imprensa da Nissan.

Sobre a Nissan América do Sul
A Nissan América do Sul (NSAM) é uma unidade de negócios, criada em 2020, e que faz parte da região das Américas após plano de realinhamento global da empresa. Abrange as operações administrativas das quatro subsidiárias: Brasil (fundada em 2000), Argentina e Chile (fundadas em 2015) e Peru (fundada em 2018), com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da marca por meio de um portfólio diversificado de produtos e estratégias específicas em benefício dos consumidores sul-americanos.

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