Em mais um evento comemorativo do Mês da Asa, alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, militares de ontem e de hoje assistiram a uma palestra ministrada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. O encontro ocorreu nesta terça-feira (15), no Salão do Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF).
Participaram do evento o ex-Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Lélio Viana Lôbo; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; os Ministros do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; e o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo kanitz Damasceno, dentre outras autoridades.
Voltada às Velhas Águias, a palestra buscou atualizar os Oficiais-Generais e Oficiais da região de Brasília, da ativa e da reserva, sobre a conjuntura atual da FAB, além de abordar os projetos futuros e estratégicos da Instituição.
O Tenente-Brigadeiro Bermudez comentou, ainda, sobre a formação e a pós-formação dos militares, o recebimento do primeiro KC-390 e a apresentação aeronave de caça F-39 Gripen. Ainda, esclareceu alguns pontos sobre o Acordo de Salvaguarda Tecnológicas (AST), que tem por finalidade viabilizar o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Em complemento, apresentou dados sobre a atuação da Força Aérea nas Operações Acolhida e Verde Brasil. “Além do combate aos incêndios, atuamos no transporte de carga e de pessoal, demonstrando alta capacidade operacional e de atendimento às demandas nacionais”, afirmou.
Confira como foi a palestra.
Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER
Vídeo: Soldado Matheus Silva e Soldado Chagas / CECOMSAER
Notícias Relacionadas
IDENTIDADE MILITAR