O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou, na quarta-feira (07), o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) durante a Operação Falcão III / 2018. A atividade envolveu toda a equipe operacional e teve como objetivo a obtenção de dados de seus instrumentos para a verificação de desempenho do veículo. A operação, iniciada na segunda-feira (05), contou também com a aferição prévia dos meios de localização e rastreio do CLA, por meio do Exercício Ícaro III, quando foi realizada a atividade com a aeronave C-98 Caravan em apronto à operação.
O lançamento ocorreu às 13h30 (horário local) e o veículo atingiu 31 quilômetros de altitude máxima em um minuto e 17 segundos. Da plataforma de lançamento no CLA
até o local de impacto no mar, o FTB percorreu 11 quilômetros em linha reta. O tempo total de voo foi de 2 minutos e 44 segundos, sendo rastreado pelos radares Adour e Atlas do CLA, que realizam o acompanhamento de trajetória dos foguetes lançados.
Foram coletados, ainda, dados pelas três antenas de telemedidas do Centro (Stella 43, Stella Secundária e Zodiac), que fornecem informações em voo das condições dos foguetes lançados. Durante a atividade foi realizada a operação assistida com os técnicos responsáveis pela recente revitalização da antena Stella 43, principal meio de coleta de dados via telemetria.
“Temos trabalhado intensamente para sempre manter a alta disponibilidade de todos os nossos sistemas e equipamentos, visando operações maiores e mais complexas. Nossa expectativa é que, com os resultados dessa operação, possamos seguir rumo à realização da Operação Mutiti em atendimento ao Instituto de Aeronáutica e Espaço e à comunidade científica nacional, com o lançamento do foguete VS-30 portando experimentos científicos e tecnológicos”, explicou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti.
O FTB foi o 492º veículo lançado do CLA, em um total de 103 operações realizadas. O lançamento anterior também foi de um FTB, ocorrido há exatamente duas semanas, como parte da Operação Falcão II/ 2018.
Fotos: Soldado Kelson e Cabo Armando.