CITROËN LANÇA SÉRIE ESPECIAL 100 ANOS

No mês em que comemora seu 100º aniversário, a Citroën revela uma edição especial e exclusiva dos modelos: C3, Aircross, C4 Lounge e SUV C4 Cactus; Design dos produtos remete à engrenagem dos “chevrons” e é complementado pela assinatura “Origins since 1919”; Novos modelos, limitados em 550 unidades, foram revelados na festa de comemoração do centenário da Marca, realizada no Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera; Referência em conforto e design, a Citroën também aproveitou a data para apresentar uma linha exclusiva de lenços em parceria com a Scarf.Me

Com mais de 100 anos de criatividade e inovação, a Citroën sempre soube honrar seu legado, rompendo com os padrões vigentes e reinterpretando o automóvel. No mês em que comemora seu centenário, não poderia ser diferente: a Marca apresenta no Brasil a série especial “100 Anos”.

A edição exclusiva chega para celebrar a história de audácia da marca e será disponibilizada em quatro modelos da gama atual:  C3 100 Anos, Aircross 100 Anos, C4 Lounge 100 Anos e SUV C4 Cactus 100 Anos. Ao todo, serão disponibilizadas 550 unidades dos modelos exclusivos, que serão comercializados nas concessionárias Citroën.

“Se formos pensar em quantas Marcas conseguem alcançar os 100 anos de existência, não conseguimos encontrar muitas. Se procurarmos as que se guiaram pela inovação e reinventaram todo o seu setor, as opções são ainda mais limitadas. E assim foi a história da Citroën, da qual nos orgulhamos muito. Mesmo assim, somos uma Marca inquieta e já estamos pensando nos próximos 100 anos”, afirma Ana Theresa Borsari, Country Manager da Citroën no Brasil.

 

SÉRIE ESPECIAL 100 ANOS: PERSONALIZAÇÃO INÉDITA

Pensando em oferecer algo inovador, mas sem deixar de lado o histórico de produtos com design refinado, todos os modelos da Série Especial 100 Anos têm um trabalho diferenciado em termo de cores e materiais, que remete ao passado e valoriza uma personalização esmerada e exclusiva, tanto no exterior quanto no interior dos veículos.

Imediatamente identificáveis, os modelos 100 Anos se distinguem esteticamente graças a um acabamento específico e design que faz referência a um século de inovação e pioneirismo da Marca.

 

SUV C4 CACTUS – SÉRIE ESPECIAL 100 ANOS

Multipremiado e responsável por lançar uma nova tendência no mercado de SUV compactos, o C4 Cactus apresenta em sua Série Especial um pacote completo que une tecnologia, inovação e design dignos de uma marca centenária. Disponível na cor Branco Nacré, com opção de teto bi-ton preto, o modelo traz molduras do farol de neblina e do Airbump® com pintura especial 100 anos “Lutèce” e rodas de liga leve de17″ tipo ROBY ONE, com pintura Noir Onyx (preto).

Além disso, o C4 Cactus Série Especial 100 anos traz todo o pacote visual completo da “Origins”, com personalização de adesivagem lateral, costura de banco e pintura de retrovisor. Reconhecido por unir potência e segurança, o modelo traz o motor 1.6 THP Turbo High Pressure Flex de 173 cv de potência com o mais avançado pacote de equipamentos de segurança e auxílio à direção da categoria, com destaque para o Active Safety Brake, o Alerta de Saída de Faixa, o Alerta de Atenção ao Condutor, o Coffee Break Alert e o Controle de Aderência (Grip Control).

Para essa versão do SUV C4 Cactus serão comercializadas 300 unidades, com o valor de R$ 104.490,00.

 

C3 – SÉRIE ESPECIAL 100 ANOS

Equipado com um motor VTi 120 Flex Start, com 118cv de potência, o hatch ganha ainda mais personalidade com o novo acabamento da Série Especial 100 anos. As molduras do Airbump® recebem uma pintura especial 100 anos de cor “Lutèce”. Além disso, o modelo oferece rodas de liga leve de 16” tipo Oka, com pintura Gris Storm (cinza escuro).

O C3 ganha ainda faixas decorativas “100 anos” na lateral e na tampa do porta-malas, além de apresentar um novo aplique “Origins” nas portas dianteiras com o famoso chevron, que conquistou o mercado automobilístico no último século. O retrovisor do modelo recebe também uma personalização exclusiva, com pintura especial e uma faixa em comemoração ao aniversário da Marca.

Internamente, a mais nova versão do C3 ganha bancos e tapetes com costura e bordados “Origins” na cor “Lutèce”. O C3 100 anos está disponível na versão Urban Trail na cor Branco Nacré, com opção de teto bi-ton preto. Ao todo, serão comercializadas 100 unidades do modelo, com valor de  R$ 71.990,00.

 

AIRCROSS – SÉRIE ESPECIAL 100 ANOS

O espírito aventureiro do Aircross ganha destaque com a personalização da Série Especial 100 Anos. Com rodas de liga leve tipo TUCO de 16” em cor Gris Storm (cinza escuro), a versão apresenta uma personalização única com pintura e faixas especiais 100 Anos em cor Lutèce, aplique “Origins” nas portas dianteiras e bancos com costura e bordados especiais nos bancos.

O Aircross desta Série Especial chega com motorização VTi 120 Flex Start e 118 cv de potência. São 100 unidades, produzidas na cor Branco Nacré e vendidas por R$ 75.490,00.

 

C4 LOUNGE – SÉRIE ESPECIAL 100 ANOS

Referência em conforto e sofisticação, o C4 Lounge é outro modelo que terá uma série especial produzida para a comemoração dos 100 anos da Citroën. Seus novos bancos com acabamento premium esportivo em Alcântara – também personalizados de acordo com a linha visual “Origins” – oferecem uma experiência de condução agradável e segura.

Do lado de fora, o C4 Lounge Série Especial 100 anos oferece um pacote visual sóbrio, aliando a cor Branco Nacré e as faixas comemorativas em “Lutèce”. Além disso, outra novidade são as rodas de liga leve de17″ – tipo DJOBE com detalhes em Noir Onyx (preto).

Para esta versão especial, o C4 Lounge mantém seu motor THP flex de 16V, com 173 cv de potência e câmbio automático de 6 marchas com modo ECO, esportivo e troca sequencial. As 50 unidades exclusivas da série terão o valor de R$ 107.490,00.

 

REFERÊNCIA HISTÓRICA

Série Especial 100 Anos é uma oportunidade de comemorar o centenário de uma Marca audaciosa e visionária, relembrando os grandes sucessos e grandes temas de sua história, de 1919 até os dias de hoje. Assim, a Citroën decidiu editar uma foto de cada modelo da edição especial associado a um modelo emblemático da Citroën com o qual ele tem um forte ponto em comum.

A montagem, que é não apenas interativa, mas também informativa, se encontra no maior acervo digital da Marca, o site Citroën Origins. Com “cheiro de graxa”, a plataforma interativa disponibiliza informações, detalhes, fotos e até o som do motor dos veículos produzidos pela Citroën nos últimos 100 anos. Para ter acesso ao espaço histórico, basta entrar no link citroenorigins.com.br.

 

CITROËN C3 e 2 CV: 100 ANOS DE DESIGN

O Citroën C3 é conhecido por ter inaugurado o segmento de hatch compacto premium no Brasil. Sua versão Urban Trail, lançada recentemente, oferece design exclusivo e espírito urbano, feito para quem valoriza o conforto sem deixar de lado o estilo de vida aventureiro. Concebido no Centro de Estilo do Groupe PSA na América Latina, seu poder de sedução também provém de seus acessórios, com uma série de elementos exclusivos, como o teto bi-ton preto – diferenciado e único em seu segmento -, novas molduras de para-lama, as exclusivas rodas em liga leve 16“ e a presença de monograma nas laterais externas da carroceria e bordado nos bancos dianteiros.

Por isso, fica difícil deixar de fazer um paralelo histórico com outro modelo de design marcante e igualmente ágil: o 2 CV dos anos 50, símbolo de liberdade! Em 1936, o novo diretor, Pierre Boulanger, encarregou o setor de projetos, comandado pelo engenheiro André Lefebvre, de desenvolver um carro popular, confortável e menor que os anteriores. Embora estivesse pronto para o Salão do Automóvel de outubro de 1939, ele não chegou a ser apresentado, pois a mobilização geral para a Segunda Guerra Mundial foi decretada em 1º de setembro.

O público teve de esperar pelo Salão de 1948 para conhecer o primeiro pequeno sedã de tração dianteira do mundo. Perfeitamente adaptado ao otimismo do pós-guerra, ele irradiava alegria com suas inúmeras inovações, quatro rodas independentes, câmbio de 4 marchas de série e, sobretudo, sua capota de lona retrátil. Um veículo concebido como “quatro rodas debaixo de um guarda-chuva”, ele também oferecia preço de venda e custo de manutenção acessíveis, além de consumir pouca gasolina para a época. Todos esses argumentos asseguram ao 2 CV um sucesso não apenas imediato como também duradouro, pois o modelo foi comercializado até julho de 1990.

 

AIRCROSS E HALF-TRACK TYPE P17: 100 ANOS DE AVENTURA

O Citroën Aircross é um modelo com vocação aventureira, que alia elegância, versatilidade e praticidade. Desenvolvido na América Latina, pelo Centro de Estilo da PSA Peugeot Citroën, ele tem identidade moderna, mas claramente identificada com sua consagrada proposta de SUV compacto.

Todo o espírito aventureiro do Aircross tem origem no centenário DNA da Marca. Durante os anos 1920-1930, marcados por uma tendência ao exotismo, a Citroën apresentou ao mundo o Half-Track Type P17, em 1922. O modelo foi um dos cinco primeiros veículos motorizados da história a efetuar uma expedição de travessia ao Deserto do Saara, percorrendo mais de 3.500 kms. Ao organizar essa viagem pioneira, André Citroën demonstrou ao mundo a confiabilidade e robustez dos veículos da marca. Essa epopeia humana foi o prenúncio de outras famosas expedições, como o Cruzeiro Negro e Cruzeiro Amarelo da Citroën, realizadas em 1924 e 1931.

 

NOVO CITROËN C4 LOUNGE E CITROËN GS: 100 ANOS DE CONFORTO

Desenvolvido e produzido na América Latina, o Citroën C4 Lounge, lançado no Brasil em março do ano passado, chegou com a proposta de promover o conforto e bem-estar. O sedã chegou ao mercado com interior renovado e painel de instrumentos 100% digital. Internamente, o C4 Lounge também mantém o conceito que dá nome ao modelo e reforça a filosofia “Feel Good” da marca.

Com duas opções de revestimento interno, a versão Live oferece a harmonia interna Amalt de uma malha plana, que proporciona um visual 3D. Já nas versões Feel e Shine, que trazem de série revestimento em couro, o destaque fica por conta da cor “Lutèce” denominada Rodin, em homenagem ao escultor francês Auguste Rodin. O painel em Slush com detalhes em cromo acetinado nos comandos e Black Piano, na nova central multimídia, enfatizam a sofisticação, a modernidade e a classe do interior.

Da mesma forma que o C4 Lounge instiga seus ocupantes a pagarem uma estrada para viajar com o máximo conforto, o Citroën GS também foi referência na década de 70. Foi ele que democratizou a suspensão hidropneumática. Graças à modernidade de suas linhas e ao pioneirismo de sua tecnologia, o GS foi eleito Carro do Ano de 1971. Ele sucedeu, em matéria de conforto, ao mítico DS de 1955, “rei da estrada”, bem como a seu prestigioso ancestral, o Traction Avant.

 

SUV CITROËN C4 CATUS E TRACTION AVANT: 100 ANOS DE TECNOLOGIA

Há quase um ano o C4 Cactus trouxe uma nova tendência para o segmento de utilitários esportivos ao associar dirigibilidade, conforto e tecnologia.  Multipremiado, o SUV C4 Cactus oferece o mais avançado pacote de equipamentos de segurança e auxílio à direção de sua categoria, com destaque para o Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão, Alerta de Saída de Faixa, Alerta de Atenção ao Condutor, Indicador de Descanso e Controle de Aderência (Grip Control). Além disso, equipado com motor THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX, de 173 cv, e um caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas, o SUV Citroën C4 Cactus se transformou na nova referência de comportamento dinâmico do segmento.

Já nos anos 30, outro modelo também ganhou notoriedade por sua inovação e tecnologia. Sua arquitetura, sua carroceria e seu motor… Tudo no Traction Avant era inovador, o que acabou inspirando os construtores da época e revolucionando o mercado.

Foi o último carro lançado por André Citroën antes de sua morte, em colaboração com o engenheiro André Lefebvre e o designer Flaminio Bertoni. Mais baixo e mais aerodinâmico que todos os outros carros, ele rompeu com os códigos visuais e tecnológicos em vigor, com destaque para a transmissão das rodas dianteiras, na origem do seu nome mítico: “Traction Avant”.

Foi um automóvel que inspirou toda a indústria automobilística: primeiro carro com chassi monobloco a ser fabricado em série, possuía um motor “flutuante” que reduzia as vibrações e freios hidráulicos. Entre as diversas versões produzidas, o modelo de 1954 ganhou uma suspensão hidropneumática nas rodas traseiras, proporcionando um conforto inédito. Sua produção atingiu cerca de 760 000 unidades incluindo todos os modelos.

 

CITROËN LANÇA LINHA DE LENÇOS EXCLUSIVOS

Em um século, a Citroën sempre esteve à vanguarda, literalmente lançando referências para o mercado. Por isso, a Marca desenvolveu uma ação especial que une design, inovação e estilo, honrando a história de seus mais icônicos produtos.

Em parceria com a Scarf.ME, a Citroën lança uma coleção exclusiva de lenços, com 10 estampas diferentes. A coleção, intitulada Citroën Scarves, traz estampas únicas e tão memoráveis quanto os modelos da Marca. Todos os carros foram estudados de maneira analítica e tiveram seus elementos mais inovadores sendo usados como inspiração na criação de cada lenço. Como por exemplo o Citroën Type N350, um caminhão de bombeiro lançado em 1967, que recebeu o apelido de “O diabo em chamas” – para representar isso, foi aplicada uma estampa com ícones relacionados ao corpo de bombeiros. Para cada carro, foi criada uma ilustração específica com seu elemento inovador que revolucionou a estética nas estradas.

“Assim como a moda francesa, a Citroën sempre ousou oferecer produtos inovadores e funcionais com o objetivo de trazer mais conforto para o dia a dia das pessoas. Por isso, acreditamos que essa nova parceria seja uma maneira de honrar o nosso DNA de vanguarda tanto no mundo automobilístico quanto fora dele“, afirma Antoine Gaston-Breton, diretor de Marketing da Citroën no Brasil.

 

CITROËN RESTAURA CLÁSSICO TRACTION AVANT EM WEBSÉRIE

Um dos modelos mais icônicos da Citroën, o Traction Avant trouxe uma verdadeira revolução no automobilismo mundial. Por isso, a Marca decidiu restaurar um dos modelos – versão 11 Legère BL, de 1951 – e exibir todo o processo em uma websérie, batizada de “Renaissance D’un Classique” e que será disponibilizada nas redes sociais da Citroën.

O processo todo será realizado nos próximos três meses, quando o veículo será desmontado, terá a carroceria lixada, a parte elétrica inteiramente refeita, além de ter sua tapeceira refeita. Além de mostrar todo o processo técnico da restauração de um clássico, a Citroën mostrará o quão esse carro marcou diversas etapas da vida de seu proprietário, com depoimentos emocionantes.

 

A Marca Citroën

No coração do mercado automotivo desde 1919, a Citroën se afirma como uma marca popular no sentido literal da palavra, tornando as pessoas e seus estilos de vida sua principal fonte de inspiração. Um espírito reforçado pela sua assinatura “Inspired By You ” e incorporado por carros que combinam design exclusivo e conforto de referência. Dentro do setor de marcas mainstream, a Citroën também se destaca com uma experiência única do cliente (Citroën Advisor, ‘La Maison Citroën’, etc.). Em 2018, a marca vendeu 1,05 milhão de veículos em mais de 80 países. Sala de imprensa da Citroën: https://br-media.citroen.com – @Citroenbrasil

 

CITROËN DO BRASIL | RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Marcus BRIER – Tel.: +55 11 2536-3391 – marcus.brier@mpsa.com

Giselli CARDOSO – Tel.: +55 11 2536-3269 – giselli.cardoso@mpsa.com

Luís DE MAGALHÃES – Tel.: +55 11 2536-5093 – luis.magalhaes@ext.mpsa.com

 

manchete