Começando o dia com uma vantagem de 27s sobre a segunda equipe, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia mantiveram a calma, apesar da pressão recebida pelas equipes que vinham atrás. O desempenho da dupla nos últimos dias garantiu uma vitória segura, aumentando ainda mais a diferença nos últimos sessenta quilômetros finais. Eles também coletaram cinco pontos de bônus no Power Stage ao vencerem o sétimo estágio, tornando-os os melhores do final de semana. Foi um excelente fim de semana em termos de pontos, já que eles subiram para o segundo lugar no campeonato mundial, apenas quatro pontos atrás do líder.
O hexacampeão mundial assumiu a liderança na segunda bateria, em El Chocolate (31,57 km), a etapa mais técnica do primeiro dia, antes de terminar a primeira etapa com quatro vitórias e 14,8s, apesar de ter ficado em terceiro lugar no trecho de estrada. Mesmo tendo perdido o primeiro lugar por um breve período de tempo no dia seguinte, a sorte mudou quando SS10 recebeu bandeira vermelha e eles ganharam um tempo extra que ajudou na performance de uma rodada não tão boa que haviam feito. A dupla francesa – apesar de não ter mais um pneu sobressalente – permaneceu atacando e conseguiu retomar a liderança no próximo ponto de controle, Otates, com o segundo melhor tempo apenas 1,2s fora da média. Com o resultado, acabaram marcando o melhor tempo acumulado e terminando em primeiro na etapa final do loop da manhã. À tarde, o time francês ganhou o sexto estágio do fim de semana, apesar da desvantagem de ser a única equipe a levar apenas duas peças de reposição. O desempenho deles permitiu que construíssem uma liderança substancial, permitindo que eles administrassem a etapa final, colocando em prática uma de suas características mais famosas: a precisão da direção e controle do relógio.
Onze anos depois de fazer sua estreia no campeonato mundial aqui no Citroën C2 Super 1600, Sébastien e Julien completaram sua quinta vitória no México, depois de terem vencido em 2013, 2014, 2015 e 2018. É também a segunda vitória da temporada, depois de Monte Carlo, e pela terceira vez em tantas rodadas em 2019, que o Citroën Total World Rally Team terminou em uma das duas primeiras etapas do pódio – o que confirma a competitividade da equipe.
Ao conquistar a honra pela segunda vez na América Central, após a sua primeira vitória em 2017, a etapa do México também foi marcante para C3 WRC, apesar da sua reputação como um rally particularmente exigente devido às altas temperaturas e altitudes extremas, a Citroën Racing transformou a dificuldade em glória e aumentou seu recorde nesta rodada, conquistando sua oitava vitória.
Apenas em sua segunda aparição no México, Esapekka Lappi e Janne Ferm rapidamente mostraram seu inegável potencial. Com o quarto melhor tempo, 6,2s atrás de seus companheiros de equipe no El Chocolate (31,57 km), e depois o segundo mais rápido (SS7), a apenas dois décimos da vitória na tarde de sexta-feira, eles terminaram a rodada de abertura em uma promissora quinta posição, apenas 2s atrás do quarto lugar. O ritmo estabelecido no início do dia seguinte confirmou que eles estavam em afinados com seu C3 WRC, mas infelizmente uma mudança repentina de aderência os pegou e os deixou encalhados ao lado da estrada. A etapa final, durante a qual eles foram os primeiros na estrada, proporcionou-lhes uma oportunidade para utilizar como vantagem toda a sua experiência, enquanto se preparavam para os próximos eventos no cascalho. O ponto marcado no Power Stage, um pouco contra as probabilidades e como os competidores do campeonato também lutaram por pontos de bônus, serviu como um lembrete oportuno de que eles serão uma força a ser contada para o resto da temporada!
REAÇÕES DE:
Sébastien Ogier, Citroën Total WRT driver
“O México é definitivamente um lugar especial para mim e estou especialmente feliz por garantir esta quinta vitória aqui e conquistar o máximo de pontos para o restante do campeonato! Foi por isso que viemos e, apesar de não ter sido um fim de semana livre de problemas, conseguimos tudo do começo ao fim. O potencial que vi no C3 WRC continua a ser confirmado. Isso nos permitiu ter os melhores desempenhos deste fim de semana. Agora cabe a nós continuarmos trabalhando duro porque o campeonato parece estar ainda mais aberto do que nunca. Neste momento gostaria de agradecer à equipe pelo excelente trabalho realizado neste final de semana! Agora vamos para a Córsega em busca de um resultado semelhante”.
Esapekka Lappi, motorista da Citroën Total WRT
“Estou satisfeito por ter aprendido a pilotar nesta superfície específica com o meu C3 WRC e a ter igualmente progredido na compreensão da estratégia de pneus para estas etapas. Agora vamos nos concentrar no Tour de Corse, com a intenção de voltar como um dos favoritos para a etapa e o campeonato”.
DUAS PERGUNTAS PARA PIERRE BUDAR, DIRETOR DA EQUIPE DO CITROËN RACING
O que você pode dizer sobre a oitava vitória da Citroën Racing no México e a segunda nesta temporada?
Estamos muito satisfeitos com tudo, porque é o resultado de um excelente trabalho em equipe! Ganhar aqui não é tarefa fácil. A combinação de alta altitude e altas temperaturas faz com que seja maior o desafio para o homem e para a máquina. Mas todo o time estava concentrado durante o fim de semana e esta vitória é apenas uma premiação para o nosso trabalho duro. Esta etapa permanece incomum, mas também é sempre positivo ganhar a primeira rodada do campeonato em cascalho, porque é a superfície em que a maioria dos rallys é realizada e, embora não possamos descansar em nossos louros, é a confirmação de que estamos bem na mistura com o C3 WRC. Três pódios em muitas corridas – não podíamos esperar por um melhor começo de temporada com as nossas duas novas equipas. Obviamente, tudo isso não teria sido possível sem uma performance magnífica de Sébastien e Julien. Todos os dias, eles exibiam toda a sua gama de qualidades: velocidade, técnica de corrida, capacidade de reagir e habilidades de gerenciamento também. Já sabíamos, mas eles realmente têm tudo!
O que você achou da corrida de Esapekka Lappi e Janne Ferm?
Eles cometeram um pequeno erro que se mostrou muito caro, mas eu prefiro me concentrar no modo como eles lidaram com as dificuldades das estradas mexicanas. Eles ainda não dominaram completamente, mas gradualmente aumentaram o seu jogo e conseguiram estabelecer um ritmo muito respeitável. Eles tiveram uma sensação muito boa no C3 WRC no cascalho e isso é bom para o resto do campeonato.
O DESTAQUE DO FIM DE SEMANA
Thomas Breton, Sébastien Ogier e o engenheiro de corrida de Julien Ingrassia, olham para trás na etapa de abertura do rally.
“Eles realmente me impressionaram na sexta-feira. Obviamente, nossa posição na estrada era melhor que a de Tänak e Neuville, mas havia outros que abordavam as etapas em estradas ainda mais limpas. Também é verdade que esses tipos de condições são sempre difíceis de serem trabalhados e reproduzidos nos testes. Nós lhes demos um carro fácil para dirigir e eles fizeram uso muito bom disto! Eles têm essa incrível capacidade de adaptar seu ritmo às circunstâncias, de pressionar um pouco mais sempre que necessário e de controlar seu ritmo quando não é o momento certo para correr riscos desnecessários. ”
CLASSES PROVISÓRIAS FINAIS
1. Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) 3: 37: 08.0
2. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +30.2
3. Evans / Martin (Ford Fiesta WRC) +49,9
4. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +1: 27,0
5. Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +6: 06.2
6. Guerra / Zapata (Skoda Fabia R5) +15: 35,5
7. Bulacia Wilkinson / Cretu (Skoda Fabia R5) +18: 51,5
8. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) + 18: 55,9
9. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) + 22: 44,1
14. Lappi / Ferm (Citroën C3 WRC) + 1h03’40’5
CAMPEONATO MUNDIAL DO DRIVERS
1. Ott Tänak – 65 pontos
2. Sébastien Ogier – 61 pontos
3. Thierry Neuville – 55 pontos
4. Kris Meeke – 35 pontos
5. Elfyn Evans – 28 pontos
6. Esapekka Lappi – 20 pontos
7. Sébastien Loeb – 18 pontos
8. Jari-Matti Latvala – 14 pontos
9. Andreas Mikkelsen – 12 pontos
CAMPEONATO MUNDIAL DOS FABRICANTES
1. Toyota Gazoo Racing – 86 pontos
2. Citroën Total WRT – 78 pontos
3. Hyundai WRT – 77 pontos
4. M-Sport Ford WRT – 45 pontos
INFORMAÇÃO DE MÍDIA
FOTOS LIVRE DE COPYRIGHT:
media.citroenracing.comFoto de crédito: © @World
www.redbullcontentpool.com
DESTAQUES DO VIDEO:
Instagram: @CitroenRacing
YouTube: youtube.com/user/citroenwrt
AO VIVO PELO CITROËN RACING INFO:
C3 WRC LIVE no Facebook às quintas, sextas e sábados à noite: facebook.com/citroenracing
Live Twitter feed durante a corrida: @CitroenRacing
Newsflash enviado diretamente para o seu smartphone via WhatsApp: http: //bit.ly/2FuO3MV
CITROËN TOTAL WRT 2019 ESTAÇÃO DE IMPRENSA KIT:
media.citroenracing.com
CITROËN DO BRASIL | RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
Marcus BRIER – Tel.: +55 11 2536-3391 – marcus.brier@mpsa.com
Giselli CARDOSO – Tel.: +55 11 2536-3269 – giselli.cardoso@mpsa.com
Luís DE MAGALHÃES – Tel.: +55 11 2536-5093 – luis.magalhaes@ext.mpsa.com
SITE DE IMPRENSA: http://br-media.citroen.com/pt-br
A Marca Citroën
No coração do mercado automotivo desde 1919, a Citroën se afirma como uma marca popular no sentido literal da palavra, tornando as pessoas e seus estilos de vida sua principal fonte de inspiração. Um espírito reforçado pela sua assinatura “Inspired By You ” e incorporado por carros que combinam design exclusivo e conforto de referência. Dentro do setor de marcas mainstream, a Citroën também se destaca com uma experiência única do cliente (Citroën Advisor, ‘La Maison Citroën’, etc.). Em 2018, a marca vendeu 1,05 milhão de veículos em mais de 80 países. Sala de imprensa da Citroën: https://br-media.citroen.com – @Citroenbrasil