Cirurgião urologista, Felipe Bouret alerta para cuidados com a próstata e a saúde, em geral

Jovem médico cuiabano atende regularmente no Edifício Santa Rosa Tower, em Cuiabá. Mesmo endereço do consultório do seu pai, o urologista Carlos Bouret

O sobrenome Bouret detém larga respeitabilidade em Mato Grosso e Brasil afora, em se tratando de impecável profissionalismo na Medicina, especificamente na área de Urologia. Reflexo mais do que merecido pelo trabalho exitoso que o cirurgião Carlos Bouret e seu filho, o também urologista Felipe Bouret, realizam diuturnamente.

Carlos Bouret, atual presidente da Unimed Cuiabá, dinamizou sua atividade de urologista habilidoso por décadas seguidas, e hoje atende diversas partes do País. Tornou-se nome automático de lembrança quando os procedimentos clínicos exigem emprego de técnicas complexas, que ele domina facilmente.

Já seu filho Felipe, de 30 anos [porém aparentando 25], tem seguido a mesma linha dinâmica e carismática do pai na Medicina. Sem rodeios, Felipe declara que se espelhou no célebre genitor Carlos Bouret para exercer a Medicina. É uma vocação que surgiu espontaneamente, tornando-se paixão natural, explica:

“Ver o quanto meu pai ama sua profissão desde minha idade mais tenra, e o atendimento primoroso que realiza, tudo isso me impressionou  e incentivou. Daí que essa paixão se transformou em concreto objetivo de vida, sonho tenazmente perseguido e concretizado. Devo meu diploma de médico a ele…”

Confiram tudo na entrevista abaixo, onde o urologista Felipe ainda alerta para os cuidados que todos devem ter em relação à saúde, a fim de evitar o temível câncer de próstata…

###

P – Qual a recomendação que o senhor faz para que as pessoas tenham uma próstata saudável, entre outros procedimentos preventivos que abrangem a urologia?

Felipe Bouret – O mais importante, é que as pessoas façam sempre um acompanhamento regular [consulta, exames] com urologista, a partir dos 45, 50 anos.

“HÁ HOMENS QUE SIMPLESMENTE REFUTAM REALIZAR EXAMES DE PRÓSTATA, SEJA POR PRECONCEITO, OU MEDO; MAS ISSO PODE SER FATAL…

P – As pessoas muitas vezes não atentam para esses cuidados, correto?

Felipe Bouret – Exato, exato… Às vezes por preconceito, às vezes por medo. Mas o ideal é sempre prevenir.

P – O maior alerta que os urologistas têm feito é: câncer de próstata mata. Parece que as pessoas não levam isso muito a sério, correto?

Cirurgião urologista Felipe Bouret – Arquivo Pessoal

Felipe Bouret – É a segunda neoplasia que mais mata os homens no mundo. Por isso que temos esse programa de conscientização: o ideal é fazer exame de próstata.

*Neoplasia [Fonte Google] é uma proliferação desordenada de células no organismo, formando, assim, uma massa anormal de tecido. Pode ser classificada como benigna ou maligna. 

“ESPELHEI-ME EM MEU PAI, O CIRURGIÃO CARLOS BOURET, PARA SEGUIR A CARREIRA DE UROLOGISTA. É UM ORGULHO PODER ATUAR JUNTO COM ELE, POIS SEMPRE O ADMIREI NA CONDIÇÃO DE GENITOR E DE PROFISSIONAL DA MEDICINA…

P – O senhor começou sua carreira muito novo, hoje com 30 anos. A opção pela área urológica teve influência pela condição médica do seu pai, urologista Carlos Bouret?

Urologista Carlos Bouret – Foto: Arquivo Pessoal

Felipe Bouret – Com certeza. Comecei a cursar Medicina já com intenção de atuar na Urologia, influenciado pelo meu pai, Carlos Bouret. Já tivemos oportunidade de realizar cirurgias juntos. Ele divide a atuação no setor clínico com atividades de teor burocrático, visto que preside a Unimed Cuiabá. É muito satisfatório poder realizar meu sonho a partir de grande exemplo familiar.

Por João Carlos de Queiroz, jornalista Mtb 381.18 – DRT/MT

 

 

 

 

 

manchete