Ciopaer auxilia na apreensão de duas toneladas de drogas e localiza 47 veículos roubados

Em apoio ao combate ao tráfico internacional de entorpecentes, cinco aeronaves foram apreendidas neste ano

Gizele Tavares | Sesp/MT – Mais de duas toneladas de drogas foram apreendidas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em apoio às forças de Segurança Pública de Mato Grosso. O número é referente a 1º de janeiro até esta quinta-feira (21.06). Neste ano, o Ciopaer também localizou 47 veículos roubados e atuou no resgate de nove pessoas em situações críticas e áreas de difícil acesso.

O Ciopaer hoje é considerado modelo de integração. Exemplo disso tem sido o apoio no combate ao tráfico internacional de drogas. Já foram cinco aeronaves apreendidas em 2018.

Na última quarta-feira (20.06), por exemplo, uma ação em conjunta pelo Ciopaer junto a Polícia Federal (PF), e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), impediu o tráfico internacional de drogas no município de Denise. Durante a ocorrência, uma aeronave foi apreendida possuindo mais de 400 quilos de entorpecentes.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, esses resultados são frutos dos investimentos e, segundo ele, há possibilidade de uma nova aeronave trabalhar em atendimento da população.

“A Segurança Pública sempre foi prioritária e não é à toa que nós conseguimos reduzir os índices de criminalidade. Isso se dá por conta dos investimentos e sobretudo desse trabalho integrado que ocorre dentro do Ciopaer, um exemplo a ser seguido no Brasil”, destaca.

O Centro Integrado de Operações Aéreas auxiliou também junto ao Comitê de Crise, durante a paralisação dos caminhoneiros. O Águia atuava no levantamento, na identificação e confirmação dos locais onde haviam o bloqueio nas rodovias, garantindo assim o fluxo de veículos, como por exemplo, os que portavam produtos perecíveis, e, principalmente, combustíveis aéreo para não paralisar o Aeroporto Marechal Rondon por falta de combustível.

Novo hangar

O novo hangar do Ciopaer foi inaugurado nesta quarta-feira (20.06) e conta com uma estrutura de manutenção aeronáutica e sala de operações para melhorar o atendimento as ocorrências.

O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Juliano Chiroli, contou sobre as vantagens da nova estrutura. “O Ciopaer cresceu, evoluiu a nossa estrutura administrativa, número de aeronave, de efetivos e necessitava de uma estrutura maior. Esse novo hangar comporta uma estrutura de manutenção aeronáutica coisa que nós não tínhamos no outro hangar. Isso faz com que nós conseguimos realizar manutenções nas aeronaves com custo menor. Já na sala de operações será possível monitorar diariamente e momentaneamente todas as ocorrências da baixada cuiabana, possibilitando o deslocamento de forma mais rápida no atendimento ao cidadão”, explicou.

O local conta com quatro mil metros quadrados onde poderá fornecer uma qualidade de serviço tanto a população quanto aos profissionais. O hangar possui alojamento e pátio externo amplo e seguro, para operações com helicópteros e aviões. A base foi construída por meio de um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que disponibilizou o espaço.

Base em Sorriso

A região Norte também conta com o apoio operacional no enfrentamento à criminalidade, fortalecendo as ações da Segurança Pública de Mato Grosso. O hangar descentralizado de policiamento aéreo do Ciopaer foi instalado no mês de fevereiro no município de Sorriso.

Segundo o tenente-coronel Juliano Chiroli, uma nova base do Ciopaer deverá ser instalada na região de fronteira, com intuito de reforçar o apoio com os policiais do Gefron.

“O governador Pedro Taques em conversa com o Ministério Extraordinário da Segurança Pública está engajado no sentido de celebrarmos um convênio com eles e nisso sermos contemplados com um outro helicóptero, e a finalidade é a de aprimorar o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira”, afirmou Chiroli.