Campanha natalina levará cestas de alimentos a famílias carentes

RUAN CUNHA – A campanha Natal Sem Fome, idealizada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, lançou a campanha de arrecadação de alimentos intitulada Natal Sem Fome desenvolvida para atender as famílias em vulnerabilidade social mapeadas pelos conselhos sociais regionais.

“A fome é um problema universal. É uma questão muito dura e triste. Pensamos na campanha para, ao menos, diminuir essa realidade nessa época tão bonita do ano de religiosidade, de comemoração. Vamos convocar toda sociedade para juntos levarmos comida para a mesa dessas famílias”, disse Márcia.

Os principais parceiros serão os mercados, supermercados, hipermercados da capital quais serão a ponte entre campanha e o doar. As unidades comerciais adotarão a cesta padrão especial do Natal Sem Fome para venda e disponibilizarão o ponto de arrecadação dentro do estabelecimento com seus funcionários devidamente instruídos e treinados para quaisquer informações.

De acordo com a primeira-dama, a cesta específica da campanha, composta por 17 itens, foi pensada tanto nos aspectos nutricionais quais levam os alimentos básicos e necessários, além de alguns outros complementos especiais de natal como, por exemplo, o panetone.

“É uma cesta especial que qualquer mercado poderá montar e disponibiliza para venda e contribuir para nossa causa. Desde o mercado grande no centro da cidade até o mercado do seu João são fundamentais para colaborar com o melhor Natal de uma família carente”, explicou a primeira-dama.

Parceiros

O lançamento da campanha também foi marcado pela abertura de adesões dos empresários do ramo comercial alimentícios como os principais parceiros. Na ocasião, a rede de supermercado Comper assinou o Termo de Adesão da campanha e confirmou a primeira grande parceria do Natal Sem Fome.

“Isso que é preciso: o poder público, a sociedade, as pessoas juntas tentando minimizar os problemas da nossa cidade. Se cada um de nós dermos um pouco de cada iremos diminuir essa realidade. As lojas do Comper estará junto e vamos as famílias carente com um pouco de esforço de nós”, externou Inácio Pereira, diretor geral da rede de supermercado Comper.

Outros parceiros foram convidados para agregar a campanha como representantes do judiciário na figura do juiz da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher, Jamilson Haddad Campos, qual aproveitou para indicar a destinação de algumas cestas para a instituição Casa de Amparo.

A instituição já está na listagem da campanha como indicado pelos diversos conselhos como, por exemplo, o da Igualdade Racial, de Assistência Social, da Mulher, da Criança e do Adolescente, entre outros. O procedimento segue nos moldes da campanha Aquece Cuiabá, sucesso no primeiro semestre quando arrecadou 20 mil cobertores para mais de 100 instituições ligadas aos conselhos.

Membros do Legislativo municipal e estadual, na figura dos vereadores Renivaldo Nascimento, Mario Nadaf, Luis Claudio e Janaina Riva também foram parceiros engajados na campanha assim como as esposas dos vereadores com a liderança da primeira-dama do Legislativo, Sâmara Malheiros.

Campanha

A campanha irá estimular, além do comércio da capital e a economia local dos bairros, o lado social e filantrópico das instituições e da sociedade, principalmente nessa época do ano.

Os mercados, supermercados e hipermercados são os parceiros principais da logística da campanha, entretanto, todo segmento empresarial e sociedade em geral pode contribuir na aquisição das cestas especiais constantes nos estabelecimentos comerciais.

As unidades comerciais de gênero alimentícios interessadas em aderir a campanha pode entrar em contato no (65) 3645-6048 e solicitar o Termo de Adesão. Ao efetivar a parceria, a equipe do Núcleo de Atuação da primeira-dama irá ‘in loco’ fornecer a logística e toda orientação na ação de arrecadação.

O Natal Sem Fome vai arrecadar as cestas até o dia 19 de dezembro e o Dia D acontece no dia 20 de dezembro quando a grande entrega do montante arrecadado será viabilizada às famílias carentes por meio das instituições.

Tendo em vista do grave problema social da fome sendo algo cotidiano no mundo inteiro, a campanha não terá uma meta fixa estabelecida, pois não limitar compreende mais pessoas atingidas e mais famílias com a mesa repleta de alimentos.