Câmara de Cuiabá ganha nova estrutura de cargos para biênio 2019/2020 com foco no social e sem impacto financeiro

Da Assessoria – A nova mesa diretora que será presidida pelo vereador Misael Galvão (PSB), a partir de 1º de janeiro de 2019, mostra que vem com vontade de mudar a cara da Legislativo Municipal: nos últimos trabalhos antes do recesso parlamentar, a Mesa atual encaminhou a nova resolução que modifica a chamada “Estrutura Básica” vigente na Câmara.

A última alteração desta estrutura foi realizada na gestão do então vereador Lutero Ponce, em 2008. A criação do novo organograma, que será aplicado, vai ao encontro da nova metodologia de gestão pela futura Mesa; os ajustes foram feitos para atender algumas exigências de órgãos controladores e, também, aproximar a Casa da sociedade cuiabana.

A equipe de secretários e coordenadores do biênio  2017/2018 e 2019/2020 formaram  a denominada  “ Equipe de Transição”, que  teve o papel de viabilizar esta  nova estrutura determinada pelo futuro presidente Misael Galvão. A iniciativa contou com apoio da atual gestão da Casa, a qual entendeu que as mudanças eram necessárias e colocou em votação ainda neste ano (2018)  para serem apreciadas e aprovadas pelos vereadores.

Uma das  mudanças positivas, que ganhou a simpatia dos demais vereadores, foi a redução de cargos junto à presidência, os chamados assessores parlamentares: caíram de 15 para 5, os quais ficarão ligados à presidência.

A estrutura da presidência ficou com uma chefia de gabinete, assessor especial, corregedor e mais duas assessorias da presidência. Segundo Misael, a futura equipe será composta por pessoas técnicas e que vão dar suporte à sua gestão.

Seguindo o conceito de dinamização, os 10 cargos retirados da presidência ganharam funções dentro das oito secretarias da casa.

As secretarias ficaram determinada da seguinte forma: Secretaria de Apoio Legislativo, potencializando a Secretaria Geral; Secretaria de Patrimônio e Manutenção; Secretaria de Transparência e Controle Interno; Secretaria de Comunicação; Secretaria de Gestão de pessoas; Secretaria de Gestão Orçamentária e Financeira; e a Consultoria Jurídica.

O cuidado foi tão grande com a coisa pública que não houve impacto financeiro. O futuro presidente Misael Galvão – que costuma dizer “não chegamos a lugar nenhum sozinhos” – orientou  a equipe de transição, composta pelo advogado Paulo Nascimento, o chefe de Gabinete Daniel Lima, o Gestor Público Jonatas Pulquerio, secretária de Gestão de Pessoal , Bárbara Helena de Noronha Pinheiro, Cristiane Auxiliadora Souza da Silva , servidora de Recursos Humanos, Walter Nei Duarte Ramos, da Secretaria de Patrimônio e Manutenção, Lenine Póvoas, Procurador Geral,  Eronides Dias da Luz, Secretaria de Apoio Legislativo, MIchelle D Mont Leite, servidora de Apoio Legislativo, Rita Rennó, Secretaria de Orçamento e Finanças, João Carlos Andreotto, Analista Legislativo,  Mirian Elisabeth Nascimento, Secretaria de Controle Interno,  e a contadora doutora Vera Gomes. Determinou-se que a nova reengenharia de funções dentro da Casa fosse feita em cima da Dotação Orçamentária atual, de R$ 1.403.500,00 ( um milhão, quatrocentos e três mil e quinhentos reais) sem ultrapassar o valor, a fim de gerar economia gradual.

Neste primeiro momento já se observou resultados  positivos: o quadro funcional, de 436 cargos comissionados , passou para 422, o que implica numa economia de menos 14 cargos para o próximo ano. Alterações  procedidas com o aval do atual presidente do Legislativo, Justino  Malheiros ( PV).

Atendendo também às necessidades dos gabinetes, foram alocadas as funções de chefia de Gabinete, assessoria interna e externa, acabando assim com as funções não denominadas e mau vistas pela população, tendo em vista a importância dos assessores externos para um mandato de vereador. Na realidade, aproxima o vereador dos bairros e das comunidades rurais da capital.

Misael Galvão e a nova Mesa Diretora se comprometeram a  trabalhar para alcançar novos parâmetros com a sociedade. O grupo também está empenhado em mudar a cara do Legislativo, mostrar os trabalhos dos vereadores em suas comunidades, por meio de aprovações de leis, indicações, fiscalização aos trabalhos do Poder Público relacionados a benfeitorias à coletividade social. O objetivo é fazer chegar na ponta os trabalhos desenvolvido por cada um dos vereadores.

A Mesa Diretora {eleita para o biênio 2019-2020}conta com vereadores dispostos a gerir da melhor forma os trabalhos legislativos. Misael destacou, além do importante papel que a família tem em sua trajetória, o caminhos que fizeram unir seus companheiros de chapa, destinos cruzados e unidos.

Disse que conheceu o Primeiro vice-presidente Vinícius Hugueney (PP) ainda bem jovem, lavando carros no lava-jato do seu pai, em frente ao Shopping Popular. O Segundo vice-presidente, Delegado Veloso (PV), é um amigo de muitos anos. “Ele, delegado, e eu, presidente do bairro Dr. Fábio e também liderando os camelôs, tivemos a oportunidade de trabalhar juntos”.

O Primeiro secretário do Parlamento, Adevair Cabral (PSDB), segundo Misael, é uma pessoa que tem história de lutas. “É o criador da associação que agrega todos os servidores da Prefeitura”. Já o Segundo secretário da Câmara, Orivaldo da Farmácia (PRP), conforme define, “é uma pessoa autêntica, homem de grupo; um líder comunitário autêntico. Conversamos muito até fecharmos a chapa”, frisou ao elencar as qualidades de cada membro da Mesa Diretora sob sua gestão.”

Misael ainda enfatizou que “a nossa política é agregar, conciliar e dialogar para que possamos construir um resultado positivo extensivo ao todo da sociedade”.

A resolução nº 018 de 20 de Dezembro de 2018, revoga a resolução nº 014 de 11 de Dezembro de 2008.

Leonardo Arruda