BMW Group Brasil apoia a comunidade com projeto de economia circular

Excedentes de material de produção são doados a mulheres de baixa renda para que elas os transformem em produtos e renda ajude famílias.

Araquari, 29 de outubro de 2020 — Recircular, reusar e apoiar a comunidade são as diretrizes de um novo projeto na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina.  Esse é o objetivo do Upcycle Element, um dos projetos criados dentro da fábrica do BMW Group por colaboradores e parceiros e um dos vencedores de um desafio mundial que buscava iniciativas de inovação. A reutilização de uniformes e resíduos de produção incentiva a economia circular ao doá-los para grupos de mulheres de baixa renda para que elas os transformem em produtos.

 

Em uma produção automotiva, vários itens podem ser reaproveitados. Além dos uniformes dos próprios colaboradores, o grupo também separa partes de cintos de segurança, pedaços de couro de revestimentos e até bolsas de tecido onde os chicotes elétricos vêm acondicionados. Todo o material é levado para grupos de costureiras de baixa renda da comunidade da região da fábrica. Muitas delas perderam o emprego no período de pandemia e os valores arrecadados com a produção e venda dos produtos feitos pelas próprias mãos se tornaram a renda principal de algumas das famílias, dando ao Upcycle Element o título de “empoderador de mulheres”.

 

Mochilas, estojos, nécessaires, bolsas, a lista de itens que podem ser produzidos com os materiais é grande. E todos os colaboradores estão sendo incentivados a adquirir as mercadorias. Muitos deles devem se tornar brindes aos visitantes da fábrica catarinense, além de brindes de fins de ano, entre outros.

 

O projeto teve o apoio do Accelerator Program do BMW Group, um programa de 12 semanas que tem como objetivo acelerar as ideias em um curto espaço de tempo. Caso seja o vencedor do programa, o projeto pode participar do Evento Young Summit 2021, em Munique, representando o BMW Group. Outro objetivo é levar o Upcycle Element para todas as fábricas do BMW Group pelo mundo.

 

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

 

 

Sobre o BMW Group 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

Máquina Cohn & Wolfe – bmw@maquinacohnwolfe.com

Adriano Barbosa – adriano.barbosa3@maquinacohnwolfe.com

(11) 9.7419-0693

Vitor Giglio – vitor.giglio@maquinacohnwolfe.com

(11) 9.8862-0338

Vânia Goersch – vania.goersch@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7462/ (11) 9.4616-2914

Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7442/ (11) 9.8224-4619

Fernanda Luttke – fernanda.luttke@maquinacohnwolfe.com

(47) 3116-1183