BMW Group anuncia mudanças na estrutura de colaboração da BMW Motorrad na América Latina

Nova estrutura de operação entra em vigor a partir de hoje, 1º de abril de 2023.

Cidade do México, 30 de março de 2023 – O BMW Group América Latina anuncia uma nova estrutura de operação para BMW Motorrad para a região, que entra em vigor no próximo dia 1º de abril. O BMW Group segue com seu planejamento estratégico de regionalização de suas operações na América Latina, iniciado em 2018, com a sinergia das atividades de BMW Group Argentina, Brasil, Mercados Importadores e México em uma estrutura regional. Esta estratégia tem permitido a obtenção de resultados sólidos para a companhia e o posicionamento do BMW Group América Latina como um dos mercados estratégicos em nível mundial.

Nova estrutura de colaboração de BMW Motorrad para a América Latina

Com base na liderança de BMW Motorrad no mercado Premium da América Latina em 2022, com 25.480 unidades comercializadas, o que representou um crescimento de 17,2% em comparação com 2021, a nova estrutura de colaboração se alinha com a seguinte estratégia:

 

  • Uma estrutura mais efetiva: similar à da BMW automotiva, o que permite a diminuição de redundâncias por meio de responsabilidades regionais e, por consequência, um único reporte à matriz.
  • A BMW Motorrad cria funções por mercado. A responsabilidade dos Mercados Importadores é separada do Mercado do México para estabelecer uma sinergia com o Mercado da Argentina.
  • A equipe da BMW Motorrad América Latina será composta pelos executivos:
    • Dirk Biehler – Head da BMW Motorrad América Latina, continua alocado no escritório regional na Cidade do México.
    • Julian Mallea – CEO da BMW Motorrad Brasil, segue no escritório de São Paulo.
    • Michel Goudet – novo Head da BMW Motorrad Mercados Importadores/Argentina, segue na Cidade do México.
    • Carlos Menéndez – novo Head da BMW Motorrad México, está baseado na Cidade do México.

 

As funções regionais serão lideradas por:

    • Fernando Alarcón – Head de Vendas e Desenvolvimento da BMW Motorrad América Latina, alocado na Cidade do México.
    • Marcio Cesena – Head de Atendimento ao Cliente da BMW Motorrad América Latina, alocado no Brasil.
    • Gabriela Cicone – Head de Marketing da BMW Motorrad América Latina, alocada no Brasil.
    • Ana Ojeda, Head de Finanças e Controladoria de Vendas e BMW Group Planta Manaus, CFO da BMW Manufacturing Indústria de Motos da Amazônia Ltda., com sede em São Paulo.

“Como região, nos fortaleceremos por meio dessa nova estrutura de colaboração. Tenho certeza de que toda a equipe BMW Motorrad América Latina está empenhada em continuar posicionando a região entre as mais importantes do Grupo no mundo. Confio que juntos nos ajudaremos, seremos mais fortes e mais eficientes para que nossos clientes continuem vivendo a filosofia Make Life a Ride”, afirmou Dirk Biehler, Head da BMW Motorrad América Latina.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.

Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

www.bmwgroup.com

 Sobre o BMW Group América Latina

O BMW Group é líder em produtos e serviços de tecnologia de mobilidade individual premium na América Latina, onde comercializa as suas três marcas BMW, MINI e BMW Motorrad, bem como veículos eletrificados sob a sub-marca BMW i em alguns países da região. A BMW é a marca de automóveis Premium favorita na América Latina, com mais de um em cada três veículos vendidos na região. Em 2022, a marca vendeu 37.726 unidades, com 35,1% de participação de mercado. A MINI vendeu 6.737 unidades no mesmo período com 6,3% de participação de mercado.  A BMW Motorrad já vendeu 25.480 motos. A marca BMW é líder de vendas em todos os mercados da América Latina onde tem um escritório nacional: Argentina, Brasil, México, e é também líder em todos os Mercados Importadores.  A BMW Motorrad teve vendas recorde e hoje tem 3 dos seus 15 principais mercados globais na América Latina: Brasil, México e Mercados Importadores. Com a eletrificação como um dos pilares do Grupo, cerca de 20% das vendas do BMW Group na América Latina são veículos elétricos ou híbridos plug-in. O BMW Group já entregou mais de 40.000 dispositivos de carregamento pessoal ou corporativos na região.

 

O Grupo tem 4.200 colaboradores na região da América Latina. Os seus escritórios de vendas estão localizados na Argentina, Brasil e México (onde o escritório regional está localizado). As fábricas de produção do BMW Group na região estão localizadas no Brasil e no México. O Brasil tem duas fábricas, uma localizada em Araquari – Santa Catarina, com foco na produção de automóveis; a outra fábrica em Manaus – Amazonas, que é a primeira fábrica exclusiva de motocicletas fora da Alemanha. No México, foi anunciado um investimento de 1 bilhão de dólares para a construção e operação de uma fábrica do BMW Group em San Luis Potosí, em julho de 2014. Este local de produção começou a funcionar em 2019 com a produção do BMW Série 3; em 2021 foi anunciado que iria expandir a sua operação para incluir a produção do BMW Coupé Série 2 e em 2022 o BMW M2, ambos a serem exportados para todo o mundo. A partir de 2027, a planta de San Luis Potosí incorporará a produção de veículos elétricos e baterias, com base em um investimento de 800 milhões de dólares.

Informação adicional: o Brasil tem uma equipe de engenharia para apoiar os desenvolvimentos globais, para além dos desafios na região e uma organização de apoio ao cliente, que presta serviço ao cliente.

Para mais informações, por favor entre em contato:

 Comunicação Corporativa – BMW Group América Latina                       

Joao Veloso                                                                                            joao.veloso@bmw.com.mx

Juan Bernardo Vázquez Mellado                                                                                 bernardo.vazquezmellado@bmw.com.mx

Zolveing Zúñiga

zolveing.zuniga@bmw.com.mx

Edgar Tellez

edgar.tellez@bmw.com.mx

 Comunicação Corporativa – BMW Group Planta San Luis Potosi (México)

Elizabeth Arreguín

elizabeth.arreguin@bmw.com.mx

Julián Argüelles

julian.arguelles@bmw.com.mx

 Comunicação Corporativa – BMW Group Argentina

Gonzalo Di Gregorio

gonzalo.di-gregorio@partner.bmw.com.ar

 Comunicação Corporativa – BMW Group Brasil

Fabiano Severo

fabiano.severo@bmw.com.br

Paula Cichini

paula.cichini@bmw.com.br

 Agência Regional de Relações Públicas – JeffreyGroup

Equipe JeffreyGroup – BMW Group América Latina                                        bmwgrouplatam@jeffreygroup.com

 Planta San Luis Potosí (México) – Agência de Relações Públicas JeffreyGroup

Equipe JeffreyGroup – BMW Group Planta SLP                                                  bmwplantaslp@jeffreygroup.com

BMW Group Brasil – Agência de Relações Públicas JeffreyGroup

Equipe JeffreyGroup – BMW Group Brasil                                                              grupobmw@jeffreygroup.com

 BMW Group PressClub

www.press.bmwgroup.com/mx.html

www.press.bmwgroup.com/latin-america-caribbean?language=es

www.press.bmwgroup.com/argentina/
www.press.bmwgroup.com/brazil/

 Comunicación Corporativa – BMW Group Brasil

Joao Veloso                                                                                                                                 joao.veloso@bmw.com.br

Paula Cichini                                                                                                                              paula.cichini@bmw.com.br

 Agencia de relaciones públicas regional – JeffreyGroup

Equipo JeffreyGroup – BMW Group Latinoamérica                                         bmwgrouplatam@jeffreygroup.com

 BMW Group Planta San Luis Potosí (México) – Agencia de relaciones públicas JeffreyGroup

Equipo JeffreyGroup – BMW Group Planta SLP                                                  bmwplantaslp@jeffreygroup.com


BMW Group Brasil – Agencia de relaciones públicas JeffreyGroup

Equipo JeffreyGroup – BMW Group Brasil                                                              grupobmw@jeffreygroup.com

 

BMW Group PressClub

www.press.bmwgroup.com/mx.html

www.press.bmwgroup.com/latin-america-caribbean?language=es

www.press.bmwgroup.com/argentina/
www.press.bmwgroup.com/brazil/

DESTAQUE