BMW, Ford e Honda anunciam ChargeScape, empresa focada em serviços para veículos elétricos nos EUA e Canadá

bmw, group, brasil, honda, ford, chargescape, elétrico ChargeScape terá como objetivo liberar todo potencial da tecnologia de veículos elétricos (EV) por meio de serviços de energia gerenciados de forma conveniente, nunca possíveis com veículos movidos a gasolina, beneficiando clientes de EV, concessionárias de energia elétrica e montadoras BMW Group, Ford e Honda aproveitarão anos de pesquisa intersetorial em torno da Plataforma Aberta de Integração Veículo-Rede (OVGIP) para criar uma plataforma única que conectará perfeitamente as concessionárias de energia elétrica, as montadoras e seus clientes interessados em EVs para gerenciar uso de energia de amplo conjunto de EVs ChargeScape terá como objetivo oferecer aos clientes de EVs benefícios financeiros por meio de serviços de rede habilitados para EVs, bem como reduzir as pegadas de carbono pessoais dos clientes de EVs.

São Paulo, 3 de outubro de 2023 –O BMW Group, a Ford Motor Company e a American Honda Motor Co., Inc. anunciaram que firmaram um acordo para criar a ChargeScape, LLC, uma nova empresa de propriedade igualitária que criará uma plataforma única e econômica conectando concessionárias de energia elétrica, montadoras e clientes interessados em veículos elétricos.

Beneficiando tanto os clientes de veículos elétricos quanto o setor de serviços públicos de eletricidade nos EUA e no Canadá, a ChargeScape desbloqueará um potencial totalmente novo que os veículos elétricos podem fornecer à rede elétrica, permitindo que os clientes de veículos elétricos obtenham benefícios financeiros por meio de uma variedade de serviços gerenciados de carregamento e compartilhamento de energia nunca possíveis com veículos tradicionais movidos a gasolina. A finalização da transação e a subsequente formação da ChargeScape estão pendentes de aprovações regulatórias, e espera-se que a empresa esteja operacional no início do próximo ano.

Com base em anos de colaboração entre setores do OVGIP, a plataforma única do ChargeScape eliminará a necessidade de integrações individuais entre cada marca automotiva e cada concessionária de energia elétrica. A plataforma do ChargeScape dará às concessionárias de energia elétrica acesso à energia das baterias de EVs em um amplo conjunto de EVs. Os clientes de EVs participantes terão a possibilidade de obter benefícios financeiros ao carregar em horários “favoráveis à rede” por meio de programações flexíveis e gerenciadas. Os clientes de veículos elétricos também terão a oportunidade de obter um impacto ainda mais significativo ao compartilhar a energia armazenada nas baterias de seus veículos com a rede elétrica durante os horários de pico de demanda por meio de aplicativos de veículo para rede (V2G).

O ChargeScape possibilitará o uso inteligente de baterias de EVs conectadas, fornecendo com segurança dados de energia para concessionárias de energia elétrica e operadores de sistemas, como resposta agregada à demanda, alinhamento do carregamento e utilização de baterias de EVs com horários fora de pico e de baixo custo e a disponibilidade de alta energia renovável. Devido à integração eficiente com os fabricantes de automóveis participantes e à previsão de altos níveis de registro de clientes de veículos elétricos, espera-se que esses serviços de energia sejam um benefício operacional e econômico para as concessionárias de energia elétrica.

Oportunidade de transformação para clientes de EV e concessionárias de energia elétrica

O desenvolvimento desse projeto ocorre em um momento em que as vendas de veículos elétricos e o crescimento da infraestrutura estão aumentando rapidamente, trazendo novas oportunidades para enfrentar os desafios da rede elétrica. Mais veículos elétricos nas ruas significam maior demanda de eletricidade por parte das concessionárias para carregá-los. O ChargeScape tem o objetivo de fornecer serviços de gerenciamento de energia para ajudar a apoiar a resiliência da rede e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro dos recursos V2G que beneficiarão tanto os clientes de EV quanto as concessionárias de energia elétrica.

Além disso, o ChargeScape desempenhará um papel importante para ajudar a descarbonizar a rede. Os esforços da empresa reduzirão a pegada de carbono pessoal dos clientes de veículos elétricos utilizando eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis mais prontamente disponíveis, como a eólica ou a solar. Embora a integração perfeita entre os clientes de EVs e as concessionárias seja fundamental para o sucesso do gerenciamento de energia, os clientes de EVs participantes sempre permanecerão no controle de suas decisões de carregamento e energia.

Benefícios do trabalho em conjunto

O ChargeScape, juntamente com o trabalho realizado até o momento por meio do OVGIP, trará benefícios de carregamento gerenciado para mais clientes de veículos elétricos e poderá eliminar os custos de marketing e divulgação para as concessionárias que tentam alcançar suas bases de clientes individuais. O BMW Group, a Ford Motor Company e a American Honda têm comunicação direta e multicanal com seus clientes de EV, resolvendo um problema central para as concessionárias que normalmente não conhecem ou não têm uma maneira fácil e econômica de identificar os clientes de EV em seu território de serviço.

Além disso, ao aproveitar a telemática dos fabricantes de automóveis, o ChargeScape pretende oferecer programação de carga gerenciada por meio da conectividade do veículo, sem a necessidade de estações de carga habilitadas para Wi-Fi. Isso dará suporte aos muitos clientes de veículos elétricos que não usam carregadores “inteligentes” em casa, já que, de outra forma, seus veículos não poderiam ser acessados pelos serviços de rede.

Os três membros fundadores dão as boas-vindas a outros fabricantes de automóveis para que se juntem a eles e aproveitem totalmente as oportunidades oferecidas pelas ofertas de serviços de rede do ChargeScape quando a empresa estiver totalmente operacional.

Clique aqui para conferir a versão original do texto, em inglês.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 Sobre o BMW Group

 Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.

Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

Fabio Perrotta Jr.  –  fperrotta@jeffreygroup.com

(21) 9.9997-9113

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com

(11) 9.8723-9590

manchete