Avião russo protagoniza outro acidente. E igualmente fatal, desta vez com 257 mortos na Argélia

Novo acidente envolvendo um avião russo, modelo Ilyushin IL-76, hoje (11), reforça a desconfiança geral em relação à segurança das aeronaves russas. O acidente aconteceu aproximadamente a 30 quilômetros de Argel. O destino da aeronave, interrompido pelo trágico acidente, era o Sudoeste do País.

Redação site – Foi o maior acidente aéreo registrado na história da Argélia, segundo informações do Ministério da Defesa. O avião perdeu sustentação logo após a decolagem, “caindo de barriga” a poucos quilômetros da cabeceira do aeroporto. Muitos agricultores da área presenciaram os últimos momentos de voo da aeronave, que partiu-se ao meio com o choque. Minutos depois, estava envolta em chamas, que impediram a proximidade das equipes de socorro.

Dos 257 passageiros da aeronave, modelo Ilyushin IL-76, a maioria era militar, e o restante civis, parentes dos militares.  O avião mal havia saído das proximidades da cabeceira da base, quando perdeu altura e veio direto para o solo. Perto de 70 ambulâncias foram deslocadas para o aeroporto minutos após o violento choque da aeronave com o solo. Dezenas de socorristas participaram das operações, que implicou em risco de explosão da aeronave.

Ninguém sabe ao certo a causa desse acidente, ainda que investigações iniciais tenham sido feitas no local por peritos da Aeronáutica argeliana. Os trabalhos irão prosseguir nos próximos dias. Boatos não confirmados dizem que há sobreviventes sendo tratados no hospital militar, informação descartada junto ao Ministério da Defesa de Argélia, que afirmou não existir nenhum sobrevivente.

Pelo que foi apurado até agora, o comandante do jato, ao perceber a perda de altitude, quis desviá-lo para uma área rural próxima, perto da Base Aérea de Boufarik, consciente de que uma aterrissagem forçada na rota original implicaria em tragédia maior não apenas aos embarcados, mas também a moradores da região.

Por editor-geral