Foi divulgado nesta sexta-feira (14) o resultado final do Edital de Fomento ao Audiovisual de Niterói, primeiro edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine) em parceria com uma cidade do país sem ser capital. Serão investidos R$ 6 milhões em 12 categorias, entre elas a produção de quatro longas-metragens, dez curtas e sete séries e filmes para TV. Serão destinados ainda recursos para pesquisa, produção e difusão em novas mídias, manutenção de cineclubes, projeção em espaços urbanos e para mostras e festivais.
Metade dos recursos para produção vem do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), por meio da Linha de Coinvestimento Regional. Os outros R$ 3 milhões serão investidos diretamente pela Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).
“Este resultado mostra a capacidade que a linha de Coinvestimento Regional tem de promover a inclusão de novos entrantes, de curta-metragistas e de produtoras regionais, além de estimular a capacitação de profissionais e de projetos de difusão e formação de público”, afirma o diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro. “Como a primeira cidade do país não capital a ser contemplada, Niterói abre um caminho promissor para a inclusão e para o desenvolvimento regional da cadeia do audiovisual”, acrescenta.
Foram contemplados 39 projetos, todos com alguma relação com a cidade. Na linha de produção, uma das exigências do edital é de que 80% das locações e das etapas de montagem sejam realizadas em Niterói. Dos 12 filmes vencedores, nove serão dirigidos por profissionais formados na Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre os roteiristas, 11 estudaram ou ainda estudam na universidade, única instituição pública do estado com curso superior de cinema.
Entre os projetos selecionados na categoria “Projeção em Espaços Urbanos”, serão desenvolvidos o CinEduca nas Praças e o Circuito Audiovisual BXD Niterói – Por uma Metrópole de Direitos, com filmes de temática voltada aos direitos humanos, com exibições em diferentes pontos da cidade.
No campo da pesquisa, o projeto que levou a maior pontuação foi “Mapa do audiovisual em Niterói – Subsídios para um Arranjo Produtivo Local do Setor”, da Associação Experimental de Mídia Comunitária.
Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Ministério da Cultura