Audi fecha 2018 com cerca de 1.812.500 automóveis vendidos

Fechamento no final do ano em queda de 3,5% devido a um cenário difícil · Quatro argolas mais uma vez líder no mercado premium da China · CEO da Audi, Bram Schot: “Estamos nos preparando para novos desafios após um ano desafiador”

Ingolstadt, janeiro de 2019 – A Audi entregou cerca de 1.812.500 automóveis para clientes em todo o mundo em 2018, 3,5% menos do que há um ano. Na Europa, as vendas caíram 13,6% nos últimos 12 meses. No continente americano, a Audi havia substituído quase um terço de suas entregas com trocas de modelos importantes para o A1, A6, A7 e Q3 desde o início do ano. Na China, a montadora de Ingolstadt reafirmou sua posição como a marca premium de maior sucesso pelo trigésimo primeiro ano consecutivo. Na América do Norte, a empresa fechou o ano em pé de igualdade com o nível do ano passado (-0,9%). Cerca de 154.550 clientes em todo o mundo escolheram um Audi em dezembro, uma queda de 14,3 por cento. 

“Como esperado, 2018 provou ser extremamente desafiador com a maior campanha de modelos e tecnologia na história da Audi – coincidindo com a mudança para o novo ciclo de testes WLTP” afirma Bram Schot, CEO e membro interino do Conselho de Vendas e Marketing da Audi AG. “O feedback positivo de nossos modelos mais recentes demonstra a força de nossa marca, enquanto nos preparamos para os novos desafios que virão este ano”.

Na China, a Audi fechou novamente o ano com um novo recorde: 663.049 automóveis vendidos, representando um aumento de 10,9%. O volume de vendas aumentou mais de cinco vezes nos últimos dez anos. Em 2018, as marca das Quatro Argolas viram a demanda disparar para os modelos premium produzidos localmente, especialmente o A4 L (+ 42,6% para 163.279 carros) e o A3 (+ 12,7% para 91.173 carros). Neste ano, a empresa vendeu mais de 10.000 unidades (+ 4,0%) da nova edição do seu carro-chefe de categoria full-size, o A8 L. Em outubro, uma versão longa do Q2 adaptada especificamente ao mercado chinês entrou para o portfólio local. Esta versão é destinada especialmente a clientes jovens. Para 2019, mais destaques irão chegar para os concessionários do mercado chinês, como a introdução do novo A6 L que acontecerá em breve. Com o Audi Q2 L e-tron como o primeiro carro elétrico produzido localmente e o Audi e-tron como modelo de importação, a Audi também pretende estabelecer um importante marco na segunda metade do ano para a eletrificação da gama de modelos na China.

Mudanças de modelo, inúmeras incertezas políticas e econômicas, bem como a mudança para o novo ciclo de testes WLTP dominaram os negócios da Audi na Europa em 2018. Em todos os modelos, as vendas no continente caíram 13,6% para cerca de 743.600 unidades durante o ano. O A7 teve um bom desempenho, com vendas de 47,4 por cento para cerca de 10.100 unidades desde janeiro. Atraindo cerca de 16.000 reservas antecipadas, o Audi e-tron também animou os clientes europeus. Em dezembro, cerca de 51.500 clientes (-20,9%) na Europa receberam chaves de um Audi. A empresa continua a trabalhar a todo vapor na homologação de seus modelos. Semana após semana, mais variantes de motor/transmissão podem ser novamente encomendadas no configurador.

Nos Estados Unidos, a Audi alcançou mais uma vez um forte número de vendas em 2018, encerrando o ano com 223.323 clientes, ligeiramente abaixo do valor comparativo de 2017 (-1,4%). A família Q, particularmente, está dando bastante impulso nos Estados Unidos, a demanda para os utilitários cresceu acima da média em 8,3%, para 126.252 unidades. Pela primeira vez na história da Audi America, as vendas de SUV representam 57% das entregas. O modelo Q mais popular é o Q5, com um aumento na demanda em mais de 21%, para 69.978 carros. A Audi Canadá também se beneficiou da tendência de SUV, alcançando um novo recorde (+ 2,5% para 36.908 carros). Como resultado, o Canadá estabeleceu-se entre os dez maiores mercados pelo terceiro ano consecutivo. NaAmérica do Norte, as entregas no ano como um todo se basearam no alto nível de 2017 (- 0,9% para 275.000 carros).

Vendas Audi AG Dezembro Acumulado
  2018 2017 Mudança sobre 2017 2018 2017 Mudança sobre 2017
Mundo 154.550 180.236 -14,3% 1.812.500 1.878.105 -3.5%
Europa 51.500 65.132 -20,9% 743.600 860.624 -13.6%
– Alemanha 16.937 18.815 -10,0% 260.456 294.544 -11.6%
– Reino Unido 6.314 10.631 -40,6% 143.716 175.217 -18.0%
– França 4.186 6.397 -34,6% 51.710 63.980 -19.2%
– Itália 7.554 5.390 +40,1% 62.256 68.954 -9.7%
– Espanha 3.555 5.026 -29,3% 53.105 56.083 -5.3%
Estados Unidos 22.765 26.977 -15,6% 223.323 226.511 -1.4%
México 1.520 2.066 -26,4% 14.781 15.051 -1.8%
Brasil 848 1.001 -15,3% 8.810 10.035 -12.2%
China + Hong Kong 65.598 69.160 -5,2% 663.049 597.866 +10,90%

Informações:

Departamento de Comunicação Audi do Brasil

www.audi-imprensa.com.br

 

Christian Marxen 

Gerente Sênior de Comunicação

Telefone: +55-11-3041-2905

christian.marxen@audi.com.br

 

Vinícius Romero

Especialista de Comunicação

Telefone: +55-11-3041-2840

vinicius.romero@audi.com.br

 

Index Conectada

www.indexconectada.com.br

Cibele Gandolpho

Coordenadora de Comunicação

Telefone: +55 11 3068-2000 ramal 3095

cibele@indexconectada.com.br

 

Giovanna Bozio

Atendimento de Lifestyle

Telefone: +55 11 3068-2000 ramal 3087

giovannabozio@indexconectada.com.br

 

Bárbara Perrupato

Assistente de Comunicação

Telefone: +55 11 3041-2825

barbaraperrupato@indexconectada.com.br

O Grupo Audi com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini é um dos mais bem-sucedidos fabricantes de automóveis e de motos no segmento premium. Ele está representado mundialmente em mais de 100 mercados e produz em 16 unidades distribuídas por doze países.  Subsidiárias a 100% da Audi AG são, nomeadamente, a Audi Sport GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese/Itália) e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna/Itália). Em 2016, o Grupo entregou aos clientes 1.871 milhão de automóveis da marca Audi, 3.457 carros esportivos da Lamborghini e 55.451 motos da Ducati. No exercício de 2015, o Grupo AUDI teve um volume de negócios de 58,4 bilhões de € e apresentou um resultado operacional de 4,8 bilhões de €. Atualmente cerca de 88.000 pessoas trabalham em todo o mundo para a empresa, das quais cerca de 60.000 na Alemanha. A Audi está centrada em novos produtos e tecnologias sustentáveis com vista ao futuro da mobilidade.

manchete